Curtir Curtir:  0
Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 53

Tópico: A Origem do seu Preconceito

Registro
    25-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão A Origem do seu Preconceito

O preconceito é um instinto de defesa natural do homem. Esse é uma das frase dita várias vezes aqui no OFF que eu concordo. Mas como todo instinto animalesco e primitivo que temos, esse é mais um que o convívio em sociedade e a nossa razão tem que reprimir. Para isso precisamos fazer uma análise de nós mesmos e descobrirmos a Origem de nossos preconceitos.

Basicamente existem dois tipos de preconceitos: os de Origem Traumática (ou pós traumática) e os de Origem Ideológica. Ambos são influênciados pelo ambiente, educação, criação, etc.

Origem traumática:

Esse é simples: imagine que Joaquim foi assaltado de madrugada por um jovem de 16 anos, negro, que usava boné, roupas rasgadas e tinha mal-cheiro. Durante o assalto, que é uma experiência traumática para muitos, o cérebro de Joaquim abstrai algum detalhe do bandido, como por exemplo o fato dele ser negro. Joaquim não tem controle sobre as reações físicas e químicas que acontecem em seu cérebro, logo essa abstração começa a se relacionar com idéias que ele já tinha em mente. Ele lembra que a maioria dos presos no Brasil são negros ou mestiços, já que isso é mostrado com frequência pela TV e absorvido inconscientemente pelo cérebro. Mas o cérebro não liga isso ao processo de formação histórico do Brasil, já que está sobre trauma.

Após o encontro com o Bandido, no pós-trauma do assalto, Joaquim passa a odiar negros. Reparem que se o melhor amigo dele fosse um negro, provavelmente o cérebro abstrairia o fato do bandido ser mal-maltrapilho e passaria a odiar mendigos. Ou talvez se o seu João, pai de Joaquim, o ensinasse que cor não é importante para definir caráter ele teria abstraido que andar pela rua de madrugada não é inteligente.

O Preconceito pós traumático pode ser considerado algo patológico. O melhor jeito de acabar com ele é prevenindo-o. A educação e a convivência com o "diferente" são caminhos simples. É claro que é impossível prever todas as situações e que o caráter é fundamental no processo, mas podemos evitar muitos casos como o de Joaquim.

Origem Ideológica

Já o preconceito ideológico é mais complicado. Ele se apoia em dados, em fatos Históricos e coincidências. Mas geralmente tem um gatilho na infância ou na adolescência. Um exemplo: o jovem Adolfo viveu em uma família de imigrantes fugidos da guerra em seu país, cresceu ouvindo histórias de como seus avós superaram as dificuldades no novo país e como enriqueceram. Quando o jovem Adolfo vira homemzinho, descobre que muitos países sofrem com a imigração ilegal. Descobre também, através de dados frios, que a violência desses países é causada em sua maioria por esses imigrantes, e os cidadãos naturais que cometem crimes os fazem por terem perdido o emprego para imigrantes.

Esse é o gatilho suficiente para o agora adolescente Adolfo, passar a odiar imigrantes. Ele pensa: se meus avós conseguiram, porque todos não conseguem? Mas o cérebro de Adolfo, condicionado pela criação ou talvez influenciado pelo seu caráter (ou a falta de), ignora o fato de pessoas serem diferentes, de precisarem de ajuda e de não terem oportunidades nem em seus países de origem, nem em seus países de destino.

Como acabar com o preconceito ideológico? Ele cega, já que foi trabalhado por muito tempo, principalmente em períodos da formação de caráter do indivíduo. Na minha opinião, o melhor jeito é faze-lo encarar a realidade. Poderíamos levar Adolfo a uma vila de imigrantes Turcos na Alemanha para eles contarem suas realidades e perseguições na Turquia. Ou podemos levá-lo a abrigos públicos Franceses, onde ele poderia ouvir histórias sobre africanos que quase morreram de inanição em seus países e se viram obrigados a imigrar para não morrerem.

Bom, e vocês, conseguem identificar a origem de seus Preconceitos? Já tentaram enfrentar a realidade dos mesmos?

São livres para dissertarem e opinarem

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    29-06-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Deve ser ideológica.
    O convivio social que tive desde pequeno provavelmente moldaram os meus preconceitos.
    Traumatica eu nunca tive, pois que eu lembrei eu só quebrei preconceitos ideológicos.

Registro
    23-09-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ideológico!

Nunca tive problemas com nordestinos, gays e negros.. só com os malditos ateus.. q queimem no inferno! rairiariair brinks! =D

Nick no Lolzinho: BoomOdD

QUER ENTRAR NO GRUPO DE LOL NO WHATS? ME MANDE MP COM O Nº DO CELULAR!

Banido
    Registro
    25-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu tenho preconceito contra bandidos. Acho que eles devem ser presos e não deveriam estar nas ruas. A maioria dos bandidos na minha cidade são negros ou nordestinos, portanto já tenho certo preconceito contra esse tipo de gente. E vocês? =)

Banido
    Registro
    06-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Digamos que não tenho preconceito, apenas uma imagem distorcida de certas coisas.

Publicidade:

Registro
    30-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tenho preconceito com manos ghetto villa yeah, porque todas as vezes que fui assaltado foi por gente desse tipo. Por mais que eu tenha consciência de que nem todo mundo é assim eu não consigo deixar de ficar com um pé atrás quando se trata disso.

Banido
    Registro
    31-01-2006
    Pindamo~/SP .... Tensão: Total>Fato TibiaBR since: Janeiro/2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tento não ser preconceituoso, mas sempre é um negro no fundo do busão que fica colocando funk no alto com seu celularzinho.

Tenho preconceito com funk, e me orgulho disso, mesmo meus amigos gostando.

Registro
    16-03-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Mosquito Ver Post
    Eu tenho preconceito contra bandidos. Acho que eles devem ser presos e não deveriam estar nas ruas. A maioria dos bandidos na minha cidade são negros ou nordestinos, portanto já tenho certo preconceito contra esse tipo de gente. E vocês? =)
    ja pensou q a maioria deles roba para compra comida e não drogas
    sim moro perdo de favela
    sim alguns de meus melhores amigos são favelados
    quase nunk fui assaltado nem meu pai nem minha mãe
    sim sou decendente de negros é nordestinos

Registro
    22-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

sei la. nao tenho traumas e nem fico bravo com negros gays e bla bla.

as pessoas ficam falando que nao devemos ter preconceito.

MAs eu acho que devemos ter PRÉ conceito

Se 70% de A tem B é mais provavel vc encontrar A que contenha B que os outros.
    Devemos ficar sempre na defensiva, senhores. Nao quer dizer que vamos hostilizar mas sim definir os riscos que alguem pode no influenciar.
    Se a pessoa comprava q é boa. ai sim nao tem problema. Ele deve ser tratada da mesma forma que um amigo.
    <editado>

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por angus de menera Ver Post
    ja pensou q a maioria deles roba para compra comida e não drogas
    sim moro perdo de favela
    sim alguns de meus melhores amigos são favelados
    quase nunk fui assaltado nem meu pai nem minha mãe
    sim sou decendente de negros é nordestinos
    mas não é só porque ele rouba pra comprar comida que ele está fazendo uma coisa.

roubo sempre será roubo, não importa o porque ele roubo, o que importa é que ele roubou.

@topic

Acho que a origem do meu preconceito a homosexuais é ideológica.

eles são muito escrotos.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. [Desatualizado/Obsoleto] Tudo sobre: Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc...
    Por Havengar no fórum Tutoriais
    Respostas: 1620
    Último Post: 10-05-2013, 10:32
  2. Dicas de Segurança
    Por Rasunik no fórum Fui Hackeado / Anti-hacker
    Respostas: 46
    Último Post: 04-07-2011, 13:29
  3. Tecnologia | Guia - Criando seu server no TS
    Por Feba no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 12
    Último Post: 19-01-2011, 01:42
  4. Pally Price List
    Por Tio Cacs no fórum Paladin
    Respostas: 35
    Último Post: 01-06-2009, 00:12
  5. Livros,Contos e Historias [UPDATE] !!!!!
    Por anao_batedor no fórum Tibia Geral
    Respostas: 33
    Último Post: 07-07-2008, 23:09

Permissões de Postagem