! Atenção este topic é enorme, se não gosta de ler, va ver um filme!
Valores e idéias.

Quando entrei no fórum meus topic eram menos tangíveis e resolvi relembra-los come este. Que foi concebido após uma comparação do amor materno com o matrimonial, se é que pode se assim dizer.

Por vim vamos ao que interessa.

Valores. Todos sabem que esta é uma concepção muito pessoal e que sua variação muda com o decorrer do tempo. Na policia foi onde mais aprendi isso. Ou melhor, do desenvolver da personalidade do individuo. Pra mim eles são á base das nossas ações, consciente ou ciente. Tanto faz.

Na minha concepção de valor existem três instituições que fazem esta construção de valor: A família, o Estado/lei e a religião. Veja bem essas idéias de instituições não são inteiramente minha, são idéias de certa forma adaptadas da doutrina introdução a norma do direito.
Dos valores/idéias na minha concepção de vida:

Amor: Acho que existem vários tipos de amor. O primeiro que temos e que acredito ser o mais perto do amor verdadeiro idealizado. È o materno/paterno. Que é um amor pelo que a pessoa representa/ representou na vida. A pessoa vai sempre te amar, simplesmente por que vc é o filho dela e como todos sabem amar não é dizer sempre eu te amo ou fazer sempre a pessoa feliz. E sim fazer o melhor pra ela. Acho que o amor dos pais é isso.
O amor matrimonial ou dos casais...acho que a peça de Willian Sheakspeare, Romeu e Julieta é a que melhor define este amor quando verdadeiro e jovem. Atitudes impensadas e que derruba muitas coisas, Mas é um amor mais possesso e que so se sustenta de fato quando você tem certeza que aquela pessoa lhe dedica a fidelidade que você dedica a ela. Quando pegamos mais sabedoria as atitudes impensadas são deixadas para trás, mas a possessão continua.

Audácia: não quis falar coragem por que coragem remete a sempre. Audácia apesar de parecer atitude impensada remete ao presente. Alguém audaz tem atitude e faz as coisas na hora certa. Alias acho que coragem na hora certa é fundamental, neh? Afinal quem não mede esforços atitude passa de corajoso/audaz para idiota desmedido.

Honra/honestidade: A palavra dos cavaleiros. A fonte primordial da sociedade utópica. Acho que ninguém consegue ser como ela é definida. Mesmo pq uma pessoa pura mente honesta seria um estorvo muitas vezes. Acho que honra e honestidade é algo que deve ser levado em conta e muito.

Sabedoria: Muitos dizem que independe da idéia. Mas pra mim essa idéia é tremendamente estúpida. Você quase nunca vê um garoto novo saber da vida mais que um de 90 anos pelo simples fato de que o de 90 viveu com certeza mais. Pode ser que não saibam tanto sobre um assunto mas sabem sobre vários outros e possivelmente sabem mais do que o de 19.
A idéia que um de 19 viveu mais que um de 90 e um de 90 viveu menos que os de 19 é um pensamento mecânico da juventude para inventar desculpas a si, de que ela pode vir a ser mais sabia que seu pais ou avo. Mas no meu caso nunca vi um garoto de 19 anos tão sábio.

E vcs como encaram essas coisas chamadas valores morais?
dissertem

(sim, eu dei uma resumida)