Postado originalmente por
Emanoel
Mas ateus são minoria numérica e social.
Já sofri mais preconceito por ser ateu do que por qualquer outra coisa.
Ateísm é uma característica que não pode ser levada em conta para a classificação de uma minoria.
Primeiro, porque diferentemente das outras, é uma escolha, e não algo inerente à pessoa, e portanto pode mudar a qualquer momento.
Segundo, não é uma característica aparente. Ninguém percebe que você é ateu se você ficar na sua, mas a maioria(não acho que seja o seu caso), sente necessidade de dizer a todos que não possui religião, como se isso fosse uma vantagem.
Meu pai é ateu e nunca foi discriminado, provavelmente porque ele só fala sobre o assunto quando é perguntado(ou seja, quase nunca). Eu mesmo, apesar de não ser ateu, também nunca tive problemas, apesar de já ter aderido ao ateísmo por um tempo e atualmente não ir à missas, rezar e sequer citar Deus nas conversas.
Ninguém percebe um ateu. E além disso, o percentual de ateus é muito maior entre as pessoas que possuem curso superior, o que de forma alguma permitiria incluí-las no conceito de minoria, já que no Brasil são poucos os que tem acesso à universidade.