Primeiro, dúvidas são na seção Tibia Suporte. Mas já que estou aqui, nada me custa responder. Para se tornar Tutor, você passa sim por uma prova de aplicação, de conhecimentos gerais, sobre Tibia, o Tibia.com, sistemas em geral (de pagamentos, por exemplo), o fórum, Tutor Guide, Tibia Rules, o contexto histórico, informações ingame, ações, direitos e deveres de tutores, senior tutores, GMs, o que é um Senator, etecétera, etecétera e tal. Pra fazer esse teste, você precisa que a conta tenha sido premium account pelo menos uma vez (pra que seja assegurado que você conhece bem os benefícios e dados exclusivos de uma conta premium), e tem que acertar TODAS as questões. Erre uma e adiós. Você pode repetir o teste a cada 2 meses. Se virar tutor, vai ter que agir com a responsabilidade de um, praticando seus deveres. Você vai ter o tutor board no fórum, a partir de então. No tutor guide, vão estar listadas possíveis causas para uma demissão, e afins.
Depois de um tempo como tutor beeem ativo, alguns meses, você se torna um Senior Tutor.
Para se tornar Gamemaster, só há um jeito: sendo apontado pela Cip em épocas de recrutamento. Se há provas, só os GMs sabem. Mas os apontados para o cargo de GM voluntário são sempre Senators e Senior Tutores. Poucos, beeeeeem poucos. Isso é o básico.
Espero que eu tenha ajudado, abraços.