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Tópico: TibiaBR entrevista CMs Mirade e Rejana

  1. #1
    Avatar de Anderslash
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    Post TibiaBR entrevista CMs Mirade e Rejana

    CMs Rejana e Mirade
    Community Managers: as mensageiras da CipSoft

    Entrevista feita pelo TibiaBR, por email
    Tradução por Trasgo Caolho
    Revisão por Anderslash


    To read this interview in english, please click here or just scroll down this page until the next post.
    Si quieres leer la versión en español, por favor visite TibiaVenezuela


    As carismáticas CMs Rejana e Mirade, nossas convidadas para a entrevista, são as pessoas que aguentam os xingamentos dos jogadores no forum oficial, repassando todas as opiniões da galera para os chefões da CipSoft. Antes de começar a correria do update, resolvemos bater um papo com as duas e elas nos contaram um pouco sobre como é o trabalho dentro da empresa. Quer conhecer um pouco mais sobre as mensageiras? Continue lendo!


    TibiaBR - É um prazer entrevistar vocês duas. Alguns podem não as conhecer, então poderiam começar falando um pouco sobre vocês?

    Rejana - Claro :o) Bem, eu tenho 33 anos e trabalho para CipSoft desde 2004. Eu estudei Ciência da Informação em Regensburg e fiquei feliz em poder ficar em Regensburg após completar meus estudos. A cidade é incrível. Em meu tempo livre, eu aproveito tudo que se relaciona com música, seja escutando, indo a concertos, tocando instrumentos ou cantando. Eu não sou nem um pouco boa nisso, mas eu me divirto :p
    Eu não gosto de frio e estou muito feliz que o inverno finalmente acabou. No verão eu adoro sentar na rua com amigos, adoro fazer um churrasco e ter um tempo para relaxar. Eu também gosto de andar com minha scooter, que me traz para o trabalho quase todas as manhãs. Eu não tenho carro, já que vivo em Regensburg, e com a scooter e o transporte público eu não preciso de um. Hmm... agora não sei mais o que falar, Mirade, e sobre você?

    Mirade - Bem, eu tenho 27 anos e comecei a trabalhar na CipSoft quase dois anos atrás. Eu acho que sou uma pessoa animada, já que eu sempre tento olhar para o lado brilhante da vida... *começa a assobiar*
    Eu tenho interesse em cultura estrangeira e suas tradições e também na cultura popular. Por isso decidi estudar Estudos Culturais e Cultura e Literatura Inglesa. Alguns meses depois de me graduar na universidade, me candidatei para um trabalho na CipSoft e fiquei muito empolgada quando me falaram que eu tinha conseguido. Então me mudei para Regensburg que é uma das cidade mais bonitas da Alemanha para mim. Eu realmente gosto da fantástica Old Town de Regensburg e estou feliz de morar aqui.
    Mais alguns detalhes sobre mim… hm... Eu tenho uma imensa coleção de DVDs, incluindo muitos filmes e séries que eu adorava em minha infância. Eu eu tenho mesmo um gosto por doces, especialmente chocolates em todas suas formas, bem como tortas e biscoitos... e purê de batatas.


    TibiaBR - Em setembro de 2008, num artigo oficial, foi revelada a criação de um novo departamento da CipSoft, Desde então, vocês se tornaram Community Managers da CipSoft. Poderiam nos explicar qual é exatamente a função de um CM?

    Rejana - Hmm... nossa principal tarefa eu diria que é coletar o feedback dos jogadores e informá-los das decisões da CipSoft ou mudanças em relação ao Tibia. Nós dividimos nossas tarefas uma com a outra. Eu sou a coordenadora dos fansites, por exemplo, e cuido das enquetes e dos feedback forms. Então eu costumo coletar feedback nos forums de fansites, e eu leio o que os jogadores nos dizem nos feedback forms. Nós dividimos tarefas como escrever artigos ou notícias e agora que Ogrey juntou-se ao time, as coisas estão bem mais fáceis que antes.

    Mirade - Eu cuido principalmente do board de discussões. Verificando os tópicos, lendo e resumindo os feedbacks, coletando informação dos vários departamentos para responder as perguntas e assim por diante. Eu também leio o proposal board sempre que possível, mesmo o tempo que tenho para isso sendo bastante limitado. Isso decididamente merece mais tempo e atenção no futuro. Somando-se as funções diárias, tem um monte de trabalho conceitual e projetos que requerem tempo. Além disso, nós frequentemente participamos de discussões internas sobre tópicos que envolvem a comunidade. Eu costumo apresentar os pontos e argumentos levantados pelos jogadores no discussion board e tento explicar as diferentes opiniões que existem entre os jogadores. Então nós frequentemente agimos como mensageiras..


    TibiaBR - E antes, o que vocês faziam? O trabalho feito antes por vocês era muito diferente do atual?

    Rejana - Sim, eu acho que era muito diferente. Antes de decidir me candidatar para a posição de CM, eu era da equipe de suporte ao consumidor (customer support team), como Headgamemaster. Então eu estava muito envolvida com rule enforcement, respondendo questões de gamemasters, respondendo aos jogadores, coisas assim. Isso mudou completamente, nós CMs não estamos mais envolvidos com regras. Para mim, essa foi uma mudança muito positiva. Eu prefiro escutar as pessoas, ler o que elas pensam, sem ter as regras de Tibia e as orientações internas em mente. Eu também gosto muito de escrever novos artigos. Eu fico sempre nervosa ao escrever um artigo oficial e fico muito curiosa para ver se os jogadores vão gostar ou não. Eu sinto que estar no departamento de gerenciamento de comunidade é muito mais diversificado que estar no departamento de suporte ao cliente. Eu não me arrependo de minha decisão nem um pouco.

    Mirade - Eu também trabalhei na equipe de suporte e principalmente ajudava Iscen a cuidar dos tutores e Rej...-guzara em suas tarefas de head GM. Claro que várias tarefas eram bem diferentes. Nos nossos tempos de suporte, rule enforcement tinha um grande papel em nossos negócios diários, como Rejana já citou. Por outro lado, haviam muitas similaridades.
    Os gamemasters, bem como os tutores, também formam pequenas comunidades, então nós pudemos adquirir alguma experiência em comunicação e coletando feedback. Acho que podemos dizer que éramos tipo Mini-CMs naquela época. XD


    TibiaBR - Como é trabalhar em uma empresa de games? Vocês tinham interesse por jogos eletrônicos anteriormente, ou foi simplesmente um trabalho que apareceu e vocês aderiram à jogatina?

    Mirade - Eu realmente adoro jogar games, seja em consoles ou games de computador. Na verdade, eu jogo todo tipo de games, rpgs, adventures, simuladores, jump-and-runs e eu aprecio muito jogos de karaokê. Então trabalhar para uma empresa de games é ótimo. O contato próximo com a comunidade de um jogo é realmente inspirador e interessante. Existem tantas situações que lembram situações da vida real e é facinante ver as similaridades. É também uma tarefa muito desafiadora, você não tem como prever como a comunidade vai reagir a isto ou aquilo, então você tem de estar aberta. Felizmente, minha própria experiência com jogos ajuda frequentemente quando tenho de entender as perspectivas dos jogadores. No trabalho, eu sou a CM, uma representante de uma empresa de jogos, e em casa, eu sou uma jogadora. Então eu troco de papéis quase todos os dias, o que é muito interessante e gera idéias de grande valor.

    Rejana - Eu joguei alguns jogos de computador antes de me juntar à CipSoft, apesar de que eu jogava mais em meu SNES. Eu adorava os antigos jogos de “jump-and-run”. Comparada a muitos outros aqui na CipSoft, eu tenho menos experiência com jogos de computador. Quando comecei a trabalhar aqui, eu também comecei a jogar mais, mas presto atenção para não jogar além da conta.


    TibiaBR - Rejana: Você, antes de entrar para o CM Team, foi Master Tutor. Existe muita diferença entre lidar com tutores e lidar com os demais players da comunidade?

    Rejana - Uhm – eu era Master Tutor antes de me tornar Headgamemaster. Então – isso foi há muito tempo atrás... Como Master Tutor, eu tinha que responder muitas questões que tratavam de denúncias de declarações, de forums e de namelocks. De vez em quando nós também debatíamos no board de discussão. Já que há menos tutores no board de tutores do que há jogadores no board de discussão, era possível comentar em posts individuais, o que geralmente não é possível fazer nos debates do board de discussão. Na verdade não dá pra comparar. Naquela época, o meu trabalho era responder perguntas individuais, coletar feedback era só uma pequena parte do trabalho. E agora isso se inverteu, como eu falei.


    TibiaBR - Antigamente vocês usavam os codinomes Alguzara e Neofine. Com a criação do novo departamento, vocês passaram a ser chamadas de Rejana e Mirade. Por que a mudança de nome? Há alguma diferença na personalidade, postura, no modo de agir, das antigas garotas para as novas CM?

    Rejana - Bem, a principal diferença para mim é não estar mais envolvida com nada de rule enforcement. Muitos jogadores me conheciam como Alguzara, e Alguzara era alguém a quem os jogadores podiam fazer perguntas sobre banimentos, sobre regras, etc. Eu também era a pessoa a quem as violações de regras podiam ser denunciadas. Seria muito difícil falar aos jogadores que eu não poderia mais responder suas perguntas. CMs não estão tão atualizadas com as orientações internas da equipe de suporte quanto deveriam para poder responder todas as perguntas. Eu acho que escolher um nome diferente para o novo trabalho fez a transição muito mais fácil.

    Mirade - Eu só posso concordar com Rejana. Existem algumas diferenças, já que a comunidade com que lidamos agora é muito maior e não há muito espaço para comunicação direta. Isso é algo de que eu sinto falta às vezes e eu vou guardar com boas lembranças o tempo em que eu ajudava a Master Tutor e head GM. No entanto, minha personalidade e atitude não mudaram. Mas passei por muitas novas experiências como CM e também aprendi muitas coisas novas sobre a comunidade de Tibia.





    TibiaBR - Lidar com jogadores é bastante complicado. Nós notamos que alguns jogadores não entendem muitas das mudanças da CipSoft para o jogo Tibia, são mais exaltados e reclamam bastante nos boards, inclusive ofendendo vocês em alguns casos. O stress deve ser grande. Como vocês lidam com essa dificuldade?

    Rejana - Às vezes a quantidade de feedback negativo e seu tom acabam sobrando um pouco para você. Já que eu posto tanto nos boards como Mirade ou agora também Ogrey, eu não sou a pessoa de frente que recebe insultos pessoais. Um CM tem que saber distanciar a si mesmo e não levar os insultos para o lado pessoal. O que eu realmente gosto é da equipe de CMs que nós temos. Sempre que algum de nós passa por maus bocados, nós falamos sobre isso, e isso ajuda muito.

    Mirade - Na verdade falar uns com os outros e pedir conselhos aos demais CMs ajuda muito em situações difíceis. E é claro que eu não levo para o lado pessoal se eu for insultada ou culpada por uma decisão impopular. Eu sei que algumas vezes você tem que extravasar sua raiva sobre alguma decisão até se acalmar de novo. Como eu já mencionei, eu jogo muito em meu tempo livre, então eu sei que tem horas em que você está incrivelmente chateada por algumas coisas e horas em que você está realmente feliz sobre algumas novidades. Se você for realmente fisgado por um jogo, as coisas podem ficar muito emocionais. E às vezes um post sai um pouco mais furioso do que se intencionava.


    TibiaBR - Opiniões divergentes dos jogadores são muito comuns quando se trata de assuntos polêmicos em Tibia. Podemos citar um exemplo recente, a votação sobre non-pvp zones encerrou praticamente empatada. Geralmente, de que maneira vocês lidam com tantas opiniões? E o que exatamente é levado em consideração?

    Mirade - Essa é uma questão difícil de ser respondida, já que não existe uma orientação clara sobre o que está se levando em conta. As opiniões entre jogadores são muito diferentes. Nós escutamos os argumentos de todos os lados, não importa se o ponto foi levantado por um jogador insatisfeito que desaprovou ou um que aprovou. E nós também apresentamos as diferentes opiniões em discussões internas. Claro que quanto mais construtivo um post for escrito, mais útil ele será. Se um jogador explica a razão por trás de sua opinião, fala um pouco sobre sua experiência e o que ele mudaria para melhorar a situação, o feedback é de maior ajuda para nós do que discursos retóricos ou posts muito curtos que só dizem coisas como "signed" ou "not signed".

    Rejana - Como Mirade já disse, todas opiniões são úteis para nós e nós escutamos a todas, coletamos todos os argumentos, resumimos e apresentamos para os diferentes departamentos. Não somos nós que tomamos as decisões baseadas no feedback, mas é nosso trabalho levar todo feedback até as pessoas que tomam as decisões.


    TibiaBR - Vocês estabelecem uma rotina? Por exemplo, chegam na CipSoft, tomam café, lêem os boards, emails, etc em alguma ordem específica?

    Mirade - Eu chego de bicicleta ou caminhando (depende do clima ou da minha vontade de fazer exercícios :D), pego algumas frutas e no meu caminho para o escritório digo olá para os outros departamentos. No escritório eu geralmente começo o dia checando emails e as notícias internas. Eu também tenho uma agenda intensa, incluindo coisas que tem de ser feitas todos os dias, como cuidar do board de discussão. Eu normalmente lido primeiro com os casos mais estressantes, mas não existe uma ordem em particular. Toda hora tarefas urgentes entram furtivamente em seu dia e também exigem tempo e trabalho.

    Rejana - Hmm... eu tenho algo como uma rotina inicial. Eu costumo chegar ao escritório depois de Mirade e Ogrey, então eu cumprimento e pergunto se há alguma coisa que exija a atenção imediata. Se não é o caso e eu não tenho nenhuma tarefa especial, como escrever um artigo ou uma notícia, eu começo meu dia checando os emails e as notícias internas, então eu checo os emails de fansites e o board para admins de fansites. Frequentemente eu dou uma rápida olhada em todos os supported e promoted fansites depois disso. Então eu sei o que vai ser meu trabalho do dia e faço uma pequena lista da ordem em que eu vou trabalhar em cada coisa. Depois disso, já é hora do cafézinho pra mim :p - mas não todos os dias. Como Mirade já disse, os dias de trabalho na CipSoft são geralmente diferentes, então, no fim, eu não tenho uma rotina de verdade. Existem tarefas inesperadas, e também tarefas que só preciso fazer uma vez por semana, ou menos. Eu tento realizar essas tarefas em um dia que não haja muito do trabalho comum... Algumas vezes também acontecem reuniões espontâneas, ou acontece alguma coisa que simplesmente interrompe os negócios do dia, então eu apenas trabalho na minha lista de cada dia e espero chegar final quando o dia acabar ;o)


    TibiaBR - Notamos que os artigos do mês seguem um mesmo estilo de escrita. Por isso, deduzimos que ele é sempre escrito pela mesma pessoa. Acertamos? Como são feitos os artigos?

    Rejana - Na verdade não. Nós nos revezamos ao escrever esses artigos. É interessante você dizer que são escritos no mesmo estilo, isso é legal :o) Acho que a gente se adaptou, com o tempo, para algum tipo de estilo CipSoft :p

    Mirade - Eu acho que é porque nós sempre discutimos os assuntos uns com os outros e claro que nos ajudamos. Normalmente nós começamos com uma sessão de brainstorming e, assim que chegamos a um acordo sobre uma idéia e um conceito básico, nós pedimos a opinião da gerência de produto. Se eles não tiverem nenhuma objeção, um de nós começa a coletar toda informação necessária e então escreve o artigo. Depois ele é revisado pelos outros CMs e, dependendo do assunto, também pela gerência de produto. Ah sim, nós também falamos com Jan para pensar sobre algumas imagens legais para o artigo.


    TibiaBR - Ogrey é o mais recente CM. Como ele está indo até o momento? A entrada dele significa novos caminhos, novas vertentes?

    Rejana - Até agora, ele está aguentando o tranco, e parece estar se sentindo bem – talvez ele seja um bom parceiro para sua próxima entrevista :o)

    Mirade - Estamos felizes em tê-lo aqui e ele já está fazendo um grande trabalho.


    TibiaBR - De maneira geral, quais os planos para aproximar mais ainda a comunidade da CipSoft?

    Mirade - Existem muita idéias e projetos nos quais estamos trabalhando e discutindo e que esperamos que ajudem a melhorar a comunicação entre CipSoft e a comunidade. Entretanto isso é tudo que eu posso falar agora… não queremos estragar a surpresa :D


    TibiaVenezuela - Qual é o seu objetivo como Community Manager, e quais são os planos para atingi-lo a curto prazo?

    Rejana - Bem, nosso objetivo é satisfazer nossos jogadores, é claro, e levar feedback às pessoas que tomam as decisões por aqui. Conversar, fazer perguntas e ler as opiniões dos jogadores é atualmente a melhor forma para nós CMs, eu acho.

    Mirade - Yep, eu concordo com você. Eu acho que os jogadores não esperam necessariamente que alguns trechos de seus feedbacks sejam adicionados diretamente no jogo, mas eles querem ser ouvidos. Então nós os levamos a sério e tentamos responder as perguntas, esclarecer dúvidas ou apenas oferecer segurança.


    TibiaVenezuela - Esta pergunta é do TibiaVenezuela e é mais um exemplo de integração e cooperação entre os fansites. Quais outros métodos vocês sugerem para melhorar o relacionamento e a cooperação entre diferentes fansites?

    Rejana - O que eu adorei de verdade foi a copa de futebol de fansites! Ela fez os fansites cooperarem entre si e também envolveu os jogadores. Eu fiquei realmente espantada ao ver como as coisas se saíram bem. Aos meus olhos foi brilhante. Então seria ótimo ter mais coisas como esta. Eu também gosto que os fansite admins ajudam uns aos outros. Ou quando um fansite faz uma entrevista, ou tem um artigo interessante, e divide com outros fansites que podem traduzir para diferentes linguas. Eu não quero dizer que vocês deveriam todos dividir seus artigos, eu nunca iria sugerir algo assim, já que cada fansite tem que manter seu próprio estilo, mas este é um gesto realmente legal e eu fico maravilhada de ver isso acontecendo. Eu realmente espero que os fansite admins possam confiar uns nos outros e que nenhum conteúdo seja roubado do fansite board. Isso destruiria a cooperação entre fansites... É tudo uma questão de confiança. Quero dizer - fansites não competem realmente uns com os outros, do meu ponto de vista, mas alguns fansite admins ganham dinheiro com seus sites, cada site depende de sua própria comunidade, então cada admin deve decidir por si o quão longe quer ir com a cooperação com outros admins.


    TibiaBR - Qual é, na visão de vocês, o maior desafio para a CipSoft em relação ao Tibia e seus jogadores?

    Rejana - Bem, o desafio mais difícil e praticamente impossível é satisfazer todo mundo... Resolver as dificuldades atuais do Tibia, como power abuse e botting, é definitivamente uma tarefa desafiadora, não apenas para nós, mas para toda a comunidade... Existem muitos jogadores diferentes em nossa comunidade e as expectativas e necessidades dos jogadores são muito diferentes entre si. Juntar tudo isso é muito difícil.

    Mirade - O desafio é encontrar um bom equilíbrio entre todas as diferentes opiniões entre os jogadores. Portanto, o feedback da nossa comunidade é de extrema importância para nós. :)


    TibiaBR - Contem-nos... como vai Fiction Fighters?

    Rejana - Fiction Fighters... hmm... tudo que eu posso dizer é que conheço algumas pessoas que estão trabalhando nisso, e elas parecem se divertir com suas idéias, então eu também estou muito curiosa :p


    TibiaBR - Obrigado Rejana e Mirade pela maravilhosa entrevista!

    Mirade - "Muito obrigado pela entrevista, foi muito bom conversar com você"* (hehe, estou tirando um curso de Português na CipSoft :D)

    Rejana - Hail TibiaBR!!! :o)) E - uhm – o que ela disse... :p

    *Nota do tradutor: A frase entre aspas estava em português, no original.

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    Última edição por Wapomaz; 21-09-2012 às 14:45.

  2. #2
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    TibiaBR - It is a pleasure to interview you two, girls! It is unlikely, yet possible that some of our readers may be unfamiliar with you, so can we start talking a little bit about you?

    Rejana - of course :o) Well, I'm currently 33 years old and I've been working for CipSoft since 2004. I have studied information science here in Regensburg and was happy to be able to stay in Regensburg after I had completed my studies. The city is just awesome. In my leasure time, I enjoy everything that has to do with music, be it either listening to it, going to concerts, playing instruments or singing. I'm not any good, but I have fun while doing it :p
    I do not like cold weather and I'm very happy that winter is finally over. In summer time I love sitting outside with friends, I love barbecueing and just having a good and relaxed time. I also like riding my scooter which brings me to work almost every morning. I don't have a car, since I live directly in Regensburg, and with the scooter and public transportation, I don't really need one. Hmm... now I don't really know whatelse to say, Mirade, what about you?

    Mirade - Well, I'm 27 years old and started working for CipSoft almost two years ago. I guess I'm a cheerful person since I always try to look on the bright side of life... *starts whistling*
    I'm interested in foreign cultures and traditions but also in popular culture. That's why I decided to study Cultural Studies and English Culture and Literature. A few months after I graduated from university, I applied for a job at CipSoft and was very excited when I was told that I got it. So I moved to Regensburg which is one of the most beautiful cities in Germany for me. I really like the amazing Old town of Regensburg and I'm happy to live here.
    Some more details about me... hm... I have a huge DVD collection, including many films and series I loved throughout my childhood. And I really have a sweet tooth, I'm especially fond of chocolate in all its forms as well as of cakes and cookies... and mashed potatoes.


    TibiaBR - In 2008, september, in a featured article, it was announced a new department inside CipSoft. Since then, you became CipSoft's Community Managers. Could you tell us what is exacly the job of a CM?

    Rejana - Hmm... our main task, I'd say is to collect feedback from players and to inform players of CipSoft's decisions or changes concerning Tibia. We have split up our different tasks among each other. I am the fansite coordinator, for example, and I take care of the polls and the feedback forms. So I usually collect feedback on fansite forums, and I read what players tell us in the feedback forms. We share tasks like writing featured articles or news and now that Ogrey has joined our team, things go a lot easier than before.

    Mirade - I mainly take care of the discussion board. Checking the threads, reading and summarising the feedback, collecting information from various departments to answer questions and so on. I also read through the proposal board as often as possible even though the time I have left to do this is quite limited. It definitely deserves more attention and time in the future. In addition to the daily business there is a lot of conceptual work and projects that require time. Also, we often take part in internal discussions about topics which involve the community. I usually present the points and arguments which were raised by players on the discussion board and try to explain the different opinions that exist among players. So we often act as messengers.


    TibiaBR - Before that, how was your job? Very different from today?

    Rejana - Yes, I think it was different. Before I decided to apply for the CM position, I was in the customer support team, as Headgamemaster. So I was very involved in the rule enforcement, by answering questions of gamemasters, answering player complaints, and so on. That has changed completely, we CMs are not involved in any rule enforcement any more. For me, that was a very positive change. I prefer listening to people, reading what they think, without having the Tibia Rules and internal guidelines in mind. I also enjoy writing news articles very much. I'm always nervous after I've written a featured article, and I'm very curious to see if players like it or not. I feel that being in the community management department is a lot more diversified than being in the customer support department. I have not regretted my decision at all.

    Mirade - I also worked in the support team and mainly assisted Iscen in taking care about the tutors and Rej...-guzara in her head GM tasks. Of course, several tasks were quite different. Back in our support days, the rule enforcement played a big role in our daily business as Rejana already pointed out. On the other hand there are also lots of similarities.
    The gamemasters as well as the tutors also form small communities so we already made some experiences in communication and collecting feedback. Maybe you could say we were some sort of Mini-CMs back then. XD


    TibiaBR - How is working on gaming business? You were interested in gaming before, or was simply a job that appeared and you joined?

    Mirade - I really enjoy playing games, be it console or computer games. Actually, I play all sorts of games, rpgs, adventures, simulations, jump-and-runs and I'm quite fond of karaoke games. So working for a game company is great. The close contact with the community of a game is really inspiring and interesting. There are so many situations that remind you of real-life situations and it's fascinating to see the similarities. It's also a very challenging task, you cannot really predict how the community will react on this or that so you have to be open. Fortunately, my own gaming experience is often helpful when it comes to understanding the perspectives of players. At work, I'm the CM, a representative of a game company, and at home, I'm a player. So I'm switching roles almost every day which is very interesting and provides valuable insights.

    Rejana - I had played a couple of computer games before joining CipSoft, though I was more into my SNES. I loved the old jump and run games. Compared to many others here at CipSoft, I have less experience with computer games. When I started working here, I also started playing more, but I pay attention to not playing too much.


    TibiaBR - Rejana: You, before joining the CM Team, was a Master Tutor. There is much difference between dealing with tutors and deal with other players from the community?

    Rejana - Uhm - I was Master Tutor before I became Headgamemaster. So - that was a pretty long time ago... As Master Tutor, I had to answer many questions concerning statement reports, board reports and namelocks. Every once in a while, we also had discussions on the tutor board, which was a little bit like discussions we have now on the discussion board. Since there are less tutors on the tutor board though than players on the discussion board, it was possible to comment on single posts there, which is often not possible in discussions on the discussion board. It cannot really be compared, actually. Back then, it was more my job to answer single questions, and the collecting feedback part was just a small part of my job. And now that has turned around, I'd say.





    TibiaBR - Previously, you used the codenames Alguzara and Neofine. With the new department, you came to be called Rejana and Mirade. Why this change of name? There is some difference in personality, attitude, the way to act from the old girls for the new CMs?

    Rejana - Well, the main difference for me is to not be involved in any rule enforcement anymore. Many players knew me as Alguzara, and Alguzara was somebody players could ask questions about banishments, about rules, etc. I was also somebody rule violations could be reported to. It would have been very difficult to tell players that I cannot answer these questions anymore. CMs are not as up-to-date about internal guidelines of the support team as we would have to be, in order to answer all questions. I think choosing a different name for the new job made the transition a lot easier.

    Mirade - I can only agree with Rejana. There is some difference since the community we are dealing with is now way bigger and there is not so much room for one-on-one communication. That's something I miss sometimes and I'll always keep my time as back-up of the master tutor and head gm in good memory. Yet, my attitude and my personality have not really changed. But I made lots of new experiences as a CM and also learned many new things about Tibia's community.


    TibiaBR - Deal with players is quite complicated. We noticed that some players do not clearly understand many of the CipSoft's changes for the game Tibia, are more exalted, complaining a lot, including offenses in some cases. I think it's very stressful. How do you deal with this problem?

    Rejana - It does indeed happen that sometimes the tone and the mass of negative feedback gets a bit to you. Since I do not post that much on the boards as Mirade or now also Ogrey, I am not really the front person that gets personally insulted. A CM really has to know though how to distance yourself and to not take all remarks personally. What I really like is the CM team we have. Whenever one of us has a hard time, we talk about it, and it helps a lot.

    Mirade - Indeed, talking with each other and asking the other CMs for advice is really helpful in difficult situations. And of course, I don't take it personally if I get insulted or blamed for an unpopular decision. I know that sometimes you just have to vent your anger about a certain decision to be able to calm down again. As I already mentioned, I play a lot of games in my free time so I know that there are times when you are incredibly annoyed by some things and times when you are really happy about new features. If you are really hooked on a game, things can get quite emotional. And sometimes a post comes out somewhat angrier than intended.


    TibiaBR - Divergent views of players are very common when it comes to controversial issues in Tibia. We can cite a recent example, the vote about non-PVP zones closed virtually in a tie. Generally, how do you deal with so many opinions? And what exactly is taken into account?

    Mirade - That is a difficult question and not easy to answer since there is no clear guideline concerning what is taken into account. Opinions among players differ widely. We listen to arguments from all sides, no matter if the point was raised by a player who voiced disapproval and dissatisfaction or approval. And we also present the differing opinions in internal discussions. Of course, the more constructive a post is written the more useful it is. If a player explains the reasoning behind his opinion, tells a bit about his experiences and what he would change to improve the situation, the feedback is more helpful for us than pure ranting posts or very short posts that just include statements like "signed" or "not signed".

    Rejana - As Mirade already said, all opinions are important for us and we listen to them all, collect all arguements, summarize them and present them to the different departments. We are not the ones making the decisions based on the feedback, but it is our job to provide all feedback we receive to the people who are making the decisions.


    TibiaBR - Do you establish a routine? For example, arriving at CipSoft, drink coffee, read the boards, emails, etc. in any particular order?

    Mirade - I arrive either by bike or feet (depends on the weather and my fitness mood :D), get myself some fruits and on my way to the CM office I say hello to the other departments. In the CM office I usually start my day with checking emails and internal news. I also have a rough schedule including things that have to be done every day like taking care of the discussion board. I often deal with the most pressing issues first but there is no particular order. Every now and then, unexpected urgent tasks sneak into your day and also require time and work.

    Rejana - Hmm... I do have a bit of a starting routine. I usually get to the office after Mirade and Ogrey are already there, so I greet them, and ask if there's anything that needs immediate attention. If that's not the case, and I have no special task like writing a featured article or a news article, I start my day with checking emails, checking internal news, then checking the fansite emails and the fansite board for fansite admins. Often I have a short glimps at all supported and promoted fansites after that. Then I know what my regular work will be for the day, and I make a short list in which order I'll work on things. After that, it is indeed often coffee time for me :p - but not every day. Like Mirade has already said, working days at CipSoft are often very different, so I do not really have a routine after that. There are unexpected tasks, and also tasks that I only need to do once a week, or even less often. I try to do these on a day when there's not too much daily business... Sometimes there are also spontanieous meetings, or something happens that simply interrupts daily business, so I pretty much just work down my list each day, and hope to get to be at its end when the working day is over ;o)


    TibiaBR - We noticed that articles of the month always follow the same style of writing. Because of that, we deduct that it is always written by the same person. Is it rifht? How are the articles written?

    Rejana - Acually, no. We take turns in writing these articles. It's interesting that you say they are written in the same style of writing, that's funny :o) Maybe we have adapted in the meantime to some kind of CipSoft style :p

    Mirade - I think that's because we always discuss the topics with each other and of course assist each other. Usually we start with a brainstorming session and as soon a we have agreed on an idea and a basic concept we ask the product management about their opinion. If they have no objections one of us starts collecting all the information that is needed and then writes the article. Later, it gets proof-read by the other CMs and depending on the topic, also by the product management. Ah yes, and we also meet with Jan to think about some nice pictures for the article.


    TibiaBR - Ogrey is the newest CM. How is he going? His joining means new ways, new trends?

    Rejana - So far, he's hanging in there, and as it seems still feeling good - maybe he'd be a good interview partner for you next time :o)

    Mirade - We are glad to have him here and he's doing a great job already.


    TibiaBR - Generally speaking, what are the plans to approach even more CipSoft and it's community?

    Mirade - There are several ideas and projects we are currently discussing and working on and which will hopefully help to improve the communication between CipSoft and the community further. However, that's all I can tell you for now... we don't want to spoil everything :D


    TibiaVenezuela - What is your goal as a Community Manager and what are the plans to achieve that goal in a short term?

    Rejana - Well, our goal is of course to satisfy our players, and to provide feedback to the people who make the decisions here. Talking, asking questions and reading player's opinions is currently the best way for us CMs, I think.

    Mirade - Yep, I agree with you. I think that players don't necessarily expect that some parts of their feedback will be added right away but they want to be heard and listened to. So we take their concerns seriously and try to answer questions, clear up doubts or just offer reassurance.


    TibiaVenezuela - This question is coming from TibiaVenezuela, and this is another example of integration and cooperation between fansites, what other methods do you suggest to improve the relationship and the cooperation between the different fansites?

    Rejana - What I really loved was the fansite soccer cup! It made fansites cooperate with each other, and it involved players, as well. I was really amazed by how well that went. In my eyes, that was brilliant. So it would be great to have more things like that. I also like that the fansite admins help each other, answer questions, share experiences. Or that if one fansite makes an interview, or has an interesting article, that it is shared with other fansites that could translate it to different languages. I don't mean though that you should all share your articles, I'd never suggest that, since each fansite needs to keep its own style, but it is really a nice gesture and I was amazed to see that happen. I really hope that the fansite admins can trust each other, and that no content gets stolen from the fansite board. That would pretty much destroy fansite cooperation... It's all a matter of trust. I mean - fansites do not really compete with each other, from my point of view, but some fansite admins earn money with their sites, every site depends on its own community, so every admin really has to decide himself or herself in how far he or she wants a cooperation with other admins.


    TibiaBR - What is, in your oppinion, the greatest challenge to CipSoft about Tibia and it's players?

    Rejana - Well, the most difficult and pretty impossible challenge is to try to satisfy everybody... Solving Tibia's current difficulties, such as power abuse and botting is definitely a challenging task, not only for us, but also for the community... There are many different players in our community and the expectations and needs of players differ greatly. Bringing all that together is very difficult.

    Mirade - The challenge is to find a good balance between all the different opinions among players. Therefore, the feedback from our community is of utmost importance for us. :)


    TibiaBR - Please tell us a secret... How is Fiction Fighters going?

    Rejana - Fiction Fighters... hmm... all I can say is that I know some people who are working on it, and they seem to have fun with their ideas, so - I am very curious as well :p


    TibiaBR - Thank you Rejana and Mirade for this amazing interview! Is there anything else you want to say?

    Mirade - "Muito obrigado pela entrevista, foi muito bom conversar com você" (hehe, I'm currently taking a Portuguese course at CipSoft :D)

    Rejana - Hail TibiaBR!!! :o)) And - uhm - what she said... :p

  3. #3
    Avatar de Coubalski
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    Show =D mirade e uma gata oO:eek:

  4. #4
    Avatar de Estinger
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    Bjsss pra mirade ;*

  5. #5
    Avatar de Marcelo Pinheiro
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    Adorei a entrevista.

    Eu nem tinha ideia do que uma CM fazia, agora ficou bem claro para mim.

    Abraços.




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  6. #6
    Avatar de Augusto Neves
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    Muito Boa Esta Entrevista!!!

    Gostei Muito.

  7. #7
    Avatar de tionando
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    eu vou na mirade facil

    as duas sao bastante simpaticas

  8. #8
    Avatar de digodigues
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    Mirade gatinha
    fala ae medusa
    UIAEHA

  9. #9

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    Gostei!

    Interessante saber mais sobre a CipSoft e não somente sobre o tibia em sí!

    Muito legal isso de conhecermos mais nossa "prestadora de serviço"

    Obs: Sabia que primeiro comentário teria a ver com a aparência dela.

  10. #10
    Avatar de Ftdv2
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    Wink

    Gostei muito da entrevista!!
    Continuem fazendo esse trabalho

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