CMs Rejana e Mirade
Community Managers: as mensageiras da CipSoft
Entrevista feita pelo TibiaBR, por email
Tradução por Trasgo Caolho
Revisão por Anderslash
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As carismáticas CMs Rejana e Mirade, nossas convidadas para a entrevista, são as pessoas que aguentam os xingamentos dos jogadores no forum oficial, repassando todas as opiniões da galera para os chefões da CipSoft. Antes de começar a correria do update, resolvemos bater um papo com as duas e elas nos contaram um pouco sobre como é o trabalho dentro da empresa. Quer conhecer um pouco mais sobre as mensageiras? Continue lendo!
TibiaBR - É um prazer entrevistar vocês duas. Alguns podem não as conhecer, então poderiam começar falando um pouco sobre vocês?
Rejana - Claro :o) Bem, eu tenho 33 anos e trabalho para CipSoft desde 2004. Eu estudei Ciência da Informação em Regensburg e fiquei feliz em poder ficar em Regensburg após completar meus estudos. A cidade é incrível. Em meu tempo livre, eu aproveito tudo que se relaciona com música, seja escutando, indo a concertos, tocando instrumentos ou cantando. Eu não sou nem um pouco boa nisso, mas eu me divirto :p
Eu não gosto de frio e estou muito feliz que o inverno finalmente acabou. No verão eu adoro sentar na rua com amigos, adoro fazer um churrasco e ter um tempo para relaxar. Eu também gosto de andar com minha scooter, que me traz para o trabalho quase todas as manhãs. Eu não tenho carro, já que vivo em Regensburg, e com a scooter e o transporte público eu não preciso de um. Hmm... agora não sei mais o que falar, Mirade, e sobre você?
Mirade - Bem, eu tenho 27 anos e comecei a trabalhar na CipSoft quase dois anos atrás. Eu acho que sou uma pessoa animada, já que eu sempre tento olhar para o lado brilhante da vida... *começa a assobiar*
Eu tenho interesse em cultura estrangeira e suas tradições e também na cultura popular. Por isso decidi estudar Estudos Culturais e Cultura e Literatura Inglesa. Alguns meses depois de me graduar na universidade, me candidatei para um trabalho na CipSoft e fiquei muito empolgada quando me falaram que eu tinha conseguido. Então me mudei para Regensburg que é uma das cidade mais bonitas da Alemanha para mim. Eu realmente gosto da fantástica Old Town de Regensburg e estou feliz de morar aqui.
Mais alguns detalhes sobre mim… hm... Eu tenho uma imensa coleção de DVDs, incluindo muitos filmes e séries que eu adorava em minha infância. Eu eu tenho mesmo um gosto por doces, especialmente chocolates em todas suas formas, bem como tortas e biscoitos... e purê de batatas.
TibiaBR - Em setembro de 2008, num artigo oficial, foi revelada a criação de um novo departamento da CipSoft, Desde então, vocês se tornaram Community Managers da CipSoft. Poderiam nos explicar qual é exatamente a função de um CM?
Rejana - Hmm... nossa principal tarefa eu diria que é coletar o feedback dos jogadores e informá-los das decisões da CipSoft ou mudanças em relação ao Tibia. Nós dividimos nossas tarefas uma com a outra. Eu sou a coordenadora dos fansites, por exemplo, e cuido das enquetes e dos feedback forms. Então eu costumo coletar feedback nos forums de fansites, e eu leio o que os jogadores nos dizem nos feedback forms. Nós dividimos tarefas como escrever artigos ou notícias e agora que Ogrey juntou-se ao time, as coisas estão bem mais fáceis que antes.
Mirade - Eu cuido principalmente do board de discussões. Verificando os tópicos, lendo e resumindo os feedbacks, coletando informação dos vários departamentos para responder as perguntas e assim por diante. Eu também leio o proposal board sempre que possível, mesmo o tempo que tenho para isso sendo bastante limitado. Isso decididamente merece mais tempo e atenção no futuro. Somando-se as funções diárias, tem um monte de trabalho conceitual e projetos que requerem tempo. Além disso, nós frequentemente participamos de discussões internas sobre tópicos que envolvem a comunidade. Eu costumo apresentar os pontos e argumentos levantados pelos jogadores no discussion board e tento explicar as diferentes opiniões que existem entre os jogadores. Então nós frequentemente agimos como mensageiras..
TibiaBR - E antes, o que vocês faziam? O trabalho feito antes por vocês era muito diferente do atual?
Rejana - Sim, eu acho que era muito diferente. Antes de decidir me candidatar para a posição de CM, eu era da equipe de suporte ao consumidor (customer support team), como Headgamemaster. Então eu estava muito envolvida com rule enforcement, respondendo questões de gamemasters, respondendo aos jogadores, coisas assim. Isso mudou completamente, nós CMs não estamos mais envolvidos com regras. Para mim, essa foi uma mudança muito positiva. Eu prefiro escutar as pessoas, ler o que elas pensam, sem ter as regras de Tibia e as orientações internas em mente. Eu também gosto muito de escrever novos artigos. Eu fico sempre nervosa ao escrever um artigo oficial e fico muito curiosa para ver se os jogadores vão gostar ou não. Eu sinto que estar no departamento de gerenciamento de comunidade é muito mais diversificado que estar no departamento de suporte ao cliente. Eu não me arrependo de minha decisão nem um pouco.
Mirade - Eu também trabalhei na equipe de suporte e principalmente ajudava Iscen a cuidar dos tutores e Rej...-guzara em suas tarefas de head GM. Claro que várias tarefas eram bem diferentes. Nos nossos tempos de suporte, rule enforcement tinha um grande papel em nossos negócios diários, como Rejana já citou. Por outro lado, haviam muitas similaridades.
Os gamemasters, bem como os tutores, também formam pequenas comunidades, então nós pudemos adquirir alguma experiência em comunicação e coletando feedback. Acho que podemos dizer que éramos tipo Mini-CMs naquela época. XD
TibiaBR - Como é trabalhar em uma empresa de games? Vocês tinham interesse por jogos eletrônicos anteriormente, ou foi simplesmente um trabalho que apareceu e vocês aderiram à jogatina?
Mirade - Eu realmente adoro jogar games, seja em consoles ou games de computador. Na verdade, eu jogo todo tipo de games, rpgs, adventures, simuladores, jump-and-runs e eu aprecio muito jogos de karaokê. Então trabalhar para uma empresa de games é ótimo. O contato próximo com a comunidade de um jogo é realmente inspirador e interessante. Existem tantas situações que lembram situações da vida real e é facinante ver as similaridades. É também uma tarefa muito desafiadora, você não tem como prever como a comunidade vai reagir a isto ou aquilo, então você tem de estar aberta. Felizmente, minha própria experiência com jogos ajuda frequentemente quando tenho de entender as perspectivas dos jogadores. No trabalho, eu sou a CM, uma representante de uma empresa de jogos, e em casa, eu sou uma jogadora. Então eu troco de papéis quase todos os dias, o que é muito interessante e gera idéias de grande valor.
Rejana - Eu joguei alguns jogos de computador antes de me juntar à CipSoft, apesar de que eu jogava mais em meu SNES. Eu adorava os antigos jogos de “jump-and-run”. Comparada a muitos outros aqui na CipSoft, eu tenho menos experiência com jogos de computador. Quando comecei a trabalhar aqui, eu também comecei a jogar mais, mas presto atenção para não jogar além da conta.
TibiaBR - Rejana: Você, antes de entrar para o CM Team, foi Master Tutor. Existe muita diferença entre lidar com tutores e lidar com os demais players da comunidade?
Rejana - Uhm – eu era Master Tutor antes de me tornar Headgamemaster. Então – isso foi há muito tempo atrás... Como Master Tutor, eu tinha que responder muitas questões que tratavam de denúncias de declarações, de forums e de namelocks. De vez em quando nós também debatíamos no board de discussão. Já que há menos tutores no board de tutores do que há jogadores no board de discussão, era possível comentar em posts individuais, o que geralmente não é possível fazer nos debates do board de discussão. Na verdade não dá pra comparar. Naquela época, o meu trabalho era responder perguntas individuais, coletar feedback era só uma pequena parte do trabalho. E agora isso se inverteu, como eu falei.
TibiaBR - Antigamente vocês usavam os codinomes Alguzara e Neofine. Com a criação do novo departamento, vocês passaram a ser chamadas de Rejana e Mirade. Por que a mudança de nome? Há alguma diferença na personalidade, postura, no modo de agir, das antigas garotas para as novas CM?
Rejana - Bem, a principal diferença para mim é não estar mais envolvida com nada de rule enforcement. Muitos jogadores me conheciam como Alguzara, e Alguzara era alguém a quem os jogadores podiam fazer perguntas sobre banimentos, sobre regras, etc. Eu também era a pessoa a quem as violações de regras podiam ser denunciadas. Seria muito difícil falar aos jogadores que eu não poderia mais responder suas perguntas. CMs não estão tão atualizadas com as orientações internas da equipe de suporte quanto deveriam para poder responder todas as perguntas. Eu acho que escolher um nome diferente para o novo trabalho fez a transição muito mais fácil.
Mirade - Eu só posso concordar com Rejana. Existem algumas diferenças, já que a comunidade com que lidamos agora é muito maior e não há muito espaço para comunicação direta. Isso é algo de que eu sinto falta às vezes e eu vou guardar com boas lembranças o tempo em que eu ajudava a Master Tutor e head GM. No entanto, minha personalidade e atitude não mudaram. Mas passei por muitas novas experiências como CM e também aprendi muitas coisas novas sobre a comunidade de Tibia.
TibiaBR - Lidar com jogadores é bastante complicado. Nós notamos que alguns jogadores não entendem muitas das mudanças da CipSoft para o jogo Tibia, são mais exaltados e reclamam bastante nos boards, inclusive ofendendo vocês em alguns casos. O stress deve ser grande. Como vocês lidam com essa dificuldade?
Rejana - Às vezes a quantidade de feedback negativo e seu tom acabam sobrando um pouco para você. Já que eu posto tanto nos boards como Mirade ou agora também Ogrey, eu não sou a pessoa de frente que recebe insultos pessoais. Um CM tem que saber distanciar a si mesmo e não levar os insultos para o lado pessoal. O que eu realmente gosto é da equipe de CMs que nós temos. Sempre que algum de nós passa por maus bocados, nós falamos sobre isso, e isso ajuda muito.
Mirade - Na verdade falar uns com os outros e pedir conselhos aos demais CMs ajuda muito em situações difíceis. E é claro que eu não levo para o lado pessoal se eu for insultada ou culpada por uma decisão impopular. Eu sei que algumas vezes você tem que extravasar sua raiva sobre alguma decisão até se acalmar de novo. Como eu já mencionei, eu jogo muito em meu tempo livre, então eu sei que tem horas em que você está incrivelmente chateada por algumas coisas e horas em que você está realmente feliz sobre algumas novidades. Se você for realmente fisgado por um jogo, as coisas podem ficar muito emocionais. E às vezes um post sai um pouco mais furioso do que se intencionava.
TibiaBR - Opiniões divergentes dos jogadores são muito comuns quando se trata de assuntos polêmicos em Tibia. Podemos citar um exemplo recente, a votação sobre non-pvp zones encerrou praticamente empatada. Geralmente, de que maneira vocês lidam com tantas opiniões? E o que exatamente é levado em consideração?
Mirade - Essa é uma questão difícil de ser respondida, já que não existe uma orientação clara sobre o que está se levando em conta. As opiniões entre jogadores são muito diferentes. Nós escutamos os argumentos de todos os lados, não importa se o ponto foi levantado por um jogador insatisfeito que desaprovou ou um que aprovou. E nós também apresentamos as diferentes opiniões em discussões internas. Claro que quanto mais construtivo um post for escrito, mais útil ele será. Se um jogador explica a razão por trás de sua opinião, fala um pouco sobre sua experiência e o que ele mudaria para melhorar a situação, o feedback é de maior ajuda para nós do que discursos retóricos ou posts muito curtos que só dizem coisas como "signed" ou "not signed".
Rejana - Como Mirade já disse, todas opiniões são úteis para nós e nós escutamos a todas, coletamos todos os argumentos, resumimos e apresentamos para os diferentes departamentos. Não somos nós que tomamos as decisões baseadas no feedback, mas é nosso trabalho levar todo feedback até as pessoas que tomam as decisões.
TibiaBR - Vocês estabelecem uma rotina? Por exemplo, chegam na CipSoft, tomam café, lêem os boards, emails, etc em alguma ordem específica?
Mirade - Eu chego de bicicleta ou caminhando (depende do clima ou da minha vontade de fazer exercícios :D), pego algumas frutas e no meu caminho para o escritório digo olá para os outros departamentos. No escritório eu geralmente começo o dia checando emails e as notícias internas. Eu também tenho uma agenda intensa, incluindo coisas que tem de ser feitas todos os dias, como cuidar do board de discussão. Eu normalmente lido primeiro com os casos mais estressantes, mas não existe uma ordem em particular. Toda hora tarefas urgentes entram furtivamente em seu dia e também exigem tempo e trabalho.
Rejana - Hmm... eu tenho algo como uma rotina inicial. Eu costumo chegar ao escritório depois de Mirade e Ogrey, então eu cumprimento e pergunto se há alguma coisa que exija a atenção imediata. Se não é o caso e eu não tenho nenhuma tarefa especial, como escrever um artigo ou uma notícia, eu começo meu dia checando os emails e as notícias internas, então eu checo os emails de fansites e o board para admins de fansites. Frequentemente eu dou uma rápida olhada em todos os supported e promoted fansites depois disso. Então eu sei o que vai ser meu trabalho do dia e faço uma pequena lista da ordem em que eu vou trabalhar em cada coisa. Depois disso, já é hora do cafézinho pra mim :p - mas não todos os dias. Como Mirade já disse, os dias de trabalho na CipSoft são geralmente diferentes, então, no fim, eu não tenho uma rotina de verdade. Existem tarefas inesperadas, e também tarefas que só preciso fazer uma vez por semana, ou menos. Eu tento realizar essas tarefas em um dia que não haja muito do trabalho comum... Algumas vezes também acontecem reuniões espontâneas, ou acontece alguma coisa que simplesmente interrompe os negócios do dia, então eu apenas trabalho na minha lista de cada dia e espero chegar final quando o dia acabar ;o)
TibiaBR - Notamos que os artigos do mês seguem um mesmo estilo de escrita. Por isso, deduzimos que ele é sempre escrito pela mesma pessoa. Acertamos? Como são feitos os artigos?
Rejana - Na verdade não. Nós nos revezamos ao escrever esses artigos. É interessante você dizer que são escritos no mesmo estilo, isso é legal :o) Acho que a gente se adaptou, com o tempo, para algum tipo de estilo CipSoft :p
Mirade - Eu acho que é porque nós sempre discutimos os assuntos uns com os outros e claro que nos ajudamos. Normalmente nós começamos com uma sessão de brainstorming e, assim que chegamos a um acordo sobre uma idéia e um conceito básico, nós pedimos a opinião da gerência de produto. Se eles não tiverem nenhuma objeção, um de nós começa a coletar toda informação necessária e então escreve o artigo. Depois ele é revisado pelos outros CMs e, dependendo do assunto, também pela gerência de produto. Ah sim, nós também falamos com Jan para pensar sobre algumas imagens legais para o artigo.
TibiaBR - Ogrey é o mais recente CM. Como ele está indo até o momento? A entrada dele significa novos caminhos, novas vertentes?
Rejana - Até agora, ele está aguentando o tranco, e parece estar se sentindo bem – talvez ele seja um bom parceiro para sua próxima entrevista :o)
Mirade - Estamos felizes em tê-lo aqui e ele já está fazendo um grande trabalho.
TibiaBR - De maneira geral, quais os planos para aproximar mais ainda a comunidade da CipSoft?
Mirade - Existem muita idéias e projetos nos quais estamos trabalhando e discutindo e que esperamos que ajudem a melhorar a comunicação entre CipSoft e a comunidade. Entretanto isso é tudo que eu posso falar agora… não queremos estragar a surpresa :D
TibiaVenezuela - Qual é o seu objetivo como Community Manager, e quais são os planos para atingi-lo a curto prazo?
Rejana - Bem, nosso objetivo é satisfazer nossos jogadores, é claro, e levar feedback às pessoas que tomam as decisões por aqui. Conversar, fazer perguntas e ler as opiniões dos jogadores é atualmente a melhor forma para nós CMs, eu acho.
Mirade - Yep, eu concordo com você. Eu acho que os jogadores não esperam necessariamente que alguns trechos de seus feedbacks sejam adicionados diretamente no jogo, mas eles querem ser ouvidos. Então nós os levamos a sério e tentamos responder as perguntas, esclarecer dúvidas ou apenas oferecer segurança.
TibiaVenezuela - Esta pergunta é do TibiaVenezuela e é mais um exemplo de integração e cooperação entre os fansites. Quais outros métodos vocês sugerem para melhorar o relacionamento e a cooperação entre diferentes fansites?
Rejana - O que eu adorei de verdade foi a copa de futebol de fansites! Ela fez os fansites cooperarem entre si e também envolveu os jogadores. Eu fiquei realmente espantada ao ver como as coisas se saíram bem. Aos meus olhos foi brilhante. Então seria ótimo ter mais coisas como esta. Eu também gosto que os fansite admins ajudam uns aos outros. Ou quando um fansite faz uma entrevista, ou tem um artigo interessante, e divide com outros fansites que podem traduzir para diferentes linguas. Eu não quero dizer que vocês deveriam todos dividir seus artigos, eu nunca iria sugerir algo assim, já que cada fansite tem que manter seu próprio estilo, mas este é um gesto realmente legal e eu fico maravilhada de ver isso acontecendo. Eu realmente espero que os fansite admins possam confiar uns nos outros e que nenhum conteúdo seja roubado do fansite board. Isso destruiria a cooperação entre fansites... É tudo uma questão de confiança. Quero dizer - fansites não competem realmente uns com os outros, do meu ponto de vista, mas alguns fansite admins ganham dinheiro com seus sites, cada site depende de sua própria comunidade, então cada admin deve decidir por si o quão longe quer ir com a cooperação com outros admins.
TibiaBR - Qual é, na visão de vocês, o maior desafio para a CipSoft em relação ao Tibia e seus jogadores?
Rejana - Bem, o desafio mais difícil e praticamente impossível é satisfazer todo mundo... Resolver as dificuldades atuais do Tibia, como power abuse e botting, é definitivamente uma tarefa desafiadora, não apenas para nós, mas para toda a comunidade... Existem muitos jogadores diferentes em nossa comunidade e as expectativas e necessidades dos jogadores são muito diferentes entre si. Juntar tudo isso é muito difícil.
Mirade - O desafio é encontrar um bom equilíbrio entre todas as diferentes opiniões entre os jogadores. Portanto, o feedback da nossa comunidade é de extrema importância para nós. :)
TibiaBR - Contem-nos... como vai Fiction Fighters?
Rejana - Fiction Fighters... hmm... tudo que eu posso dizer é que conheço algumas pessoas que estão trabalhando nisso, e elas parecem se divertir com suas idéias, então eu também estou muito curiosa :p
TibiaBR - Obrigado Rejana e Mirade pela maravilhosa entrevista!
Mirade - "Muito obrigado pela entrevista, foi muito bom conversar com você"* (hehe, estou tirando um curso de Português na CipSoft :D)
Rejana - Hail TibiaBR!!! :o)) E - uhm – o que ela disse... :p
*Nota do tradutor: A frase entre aspas estava em português, no original.
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