Postado originalmente por
Vokox
o que queria dizer com jogos que não rodam, é que na epoca tentei uns jogos no wine e ficou uma grande merda...
quanto a vga, tenho uma 8800gt
usando o live cd, eu consigo fazer uns testes legais? tipo, colocar o live cd e navegar um pouco na net, tentar rodar um video, tentar um jogo e coisa e tal? ou só instalando mesmo?
Bom, as placas da Nvidia praticamente todas tem um suporte muito bom no Linux... apenas as maaaaais novas que não tem ainda. A sua tenho quase certeza que tem.
No LiveCD dá pra você navegar, usar a net... porém, você vai ter que instalar o driver proprietário da Nvidia para ter o desempenho total em jogos, vídeos e etc (talvez sem o driver nem rode), e precisará reiniciar o computador... e o LiveCD não carrega de onde parou, então pra ver a qualidade que vai ficar os jogos e vídeos é melhor você instalar pra...
Sobre os jogos no Wine, agora ele está em versão maior, você provavelmente pegou ele em versão beta/apha ainda, agora ele já está com versão final, com vários novos programas funcionando. No próprio site você pode dar uma olhada de como os jogos e programas rodam nele...
http://appdb.winehq.org/
Aí vai de Platinum, Gold, Silver até Bronze-Garbage... também pode ver as avaliações, o que funcionou, o que deixou de funcionar e ficas pra fazer funcionar nos jogos e aplicações.
Óbvio que você só precisa usar o Wine pra jogos/aplicações que não possuem uma versão pra Linux.
Outra opção é o Cedega, que é como se fosse um Wine aprimorado para jogos, mas é pago.