Eu não considerava uma praga, até recentes acontecimentos (ou observações).
Como alguns disseram, existem sim muitos Rookers que utilizam programas ilegais para jogar, e isso é horrível pois eles geralmente ocupam os melhores locais de caça em Rookgaard, exatamente aqueles que poderiam ser utilizados para se sair rapidamente da ilha. Eu acho isso extremamente errado e uma completa falta de respeito para com os novatos ou aqueles que querem sair de Rook rapidamente. Botters são um problema em Mainland, mas imagina como esse problema se intensifica quando acontece em um local tão pequeno como Rookgaard e com poucas cavernas para se caçar?
Outra constatação que eu também fiz foi que muitos jogadores que se dizem Rookers na verdade são jogadores ruins que ficam na ilha pois lá eles podem simplesmente fazer o que quiserem sem serem mortos posteriormente. É o caso daqueles que fazem traps em locais como Wasp Tower e Mino Hell, por exemplo. São jogadores ricos (para o padrão de Rookgaard) que se divertem matando novatos! Isso não só atrapalha, como tira a diversão de quem só está de passagem pela ilha.
Algumas outras ações ilegais, como bloquear passagens e impedir que jogadores entrem em certos lugares, ou impedir que saíam, obrigando-os a pagar por isso, também ocorrem. Antigamente, antes de algumas áreas serem alargadas e impossibilitarem essa prática, alguns até mesmo chegavam a bloquear a passagem para certas áreas, impedindo que muitos jogadores completassem Quests como Carlin Sword, ou simplesmente se divertissem caçando. Esse tipo de jogador eu também considero uma praga.
E agora, a última observação que eu fiz é que recentemente, devido a fatores que eu desconheço, o número de "Rookers Modinha" tem crescido muito! São pessoas que simplesmente estão na ilha para pegar mais e mais Level, sem ajudar quem precisa, e ficam enchendo a paciência de qualquer outro Rooker que ele encontra pelo caminho. Jogadores inexperientes que compram itens como "Katana" e "Copper Shield" após Level 20 e desconhecem a localização ou o método para fazer tais Quests.
Infelizmente eu tenho que dizer que, apesar de Rooker desde 2005, esse tipo de jogador só atrapalha a vida na ilha e, infelizmente, esse número tem aumentado. Mas eu acho injusto que a Cipsoft faça qualqeur mudança que elimine o Rookstayer, pois acabou se tornando mais uma "vocação" no Tibia e, se a Cipsoft realmente achasse isso um incomodo, já teria tomado providências.
- Chaz