Todos que me conhecem aqui no fórum sabem da minha aversão ao bot e meu do aplauso às medidas anti-bot implementadas pela CIP. Mas agora é hora de fazer um balanço de tudo.
Quando comecei a jogar, havia poucos cave-botters, havia muitos runer-botters (money makers). Então a CIP implementou soul points, stamina, runa sendo vendida em shop, bichos elementais, armas, equipamentos exclusivos para determinada vocação, armas encantadas, equipamentos que dão skills, etc. Muitas dessas medidas foram para diminuir o uso de bot.
Mas players são humanos e estes procuram tirar vantagens por qualquer via, mesmo as ilegais. Só há as exceções, e é como me sinto hoje em dia. De cada 10 players tenho certeza que pelo menos 9 usam ou usaram bot.
Então estamos em uma situação em que os botters continuam por aí. Quem joga limpo fica frustrado porque não vê aquele player que fica 24h/7d online ser banido e os botters deletados ou param de jogar ou partem para novo char com bot.
E o número de players online vai diminuindo.
Sugestão: Tibia mais fácil. Mas não em itens como os implementados (perda por morte diminuida, npcs orientadores, danos mais elevados, etc.), mas sim um Tibia com medidas anti-bot normais (pode ser esse sistema de detecção automática) mas tirando toda tralha colocada no jogo ao longo do tempo.
Tibia sem soul points, com somente 3 ou 4 tipos de runas, nada de bichos elementais, nada de armas encantadas ou equipamentos que dão vantagens, somente umas 5 armas de cada tipo (sword, axe ou club), com 2 ou 3 raras que seriam as mais poderosas (poucos teriam), wands e rods poderiam permanecer, mas haveria somente uma de cada, com dano variável de acordo com o ml.
De tudo que foi implementado ultimamente, só deixaria a stamina, pois isso por si só já é a melhor medida anti-sharer e anti-bot que a CIP implantou.
Pensem comigo: quem como eu, que joga a mais de 2 anos, conheçe tudo sobre o Tibia? Eu confesso que volta e meia tenho que consultar o Wiki para ver se aquele bicho é imune a gelo, se aquela arma é mais forte que a outra, se aquele npc compra ou não aquele item. Imaginem agora alguem começando a jogar Tibia agora. Vejam a dificuldade, o que acaba desestimulando a continuar no Tibia.
Em suma: por um Tibia mais simples e longa vida ao Tibia!
Desculpem pelo texto um pouco longo e confuso, mas não tenho saco agora para revisar, pois quero ainda ter tempo para upar meu sorcerer

.
[ ]'s