Lançadas as perguntas deixo aqui minha opinião.O que você exatamente você classifica como abuso de poder?
Você sofre abuso de poder?
Você abusa de seu poder?
Quais são as causas do abuso de poder?
Você julga que há excesso de abuso de poder no jogo online Tibia?
Em quais casos você puniria os abusadores de poder com banimento ou exclusão das contas de jogo? Porque?
O que você faria para diminuir o abuso de poder?
O abuso de poder acontece quando um jogador cujo nível de experiência está em um patamar elevado usa de seus poderes para efetuar coerção física (atacando), ou moral (ameaças) a outros jogadores, com o intuito de evitar que o jogador dito fraco faça alguma coisa.
Pode ser expulsando de algum calabouço de caça, impedindo que o jogador ganhe experiência, cobrando tributos obrigatórios, entre outros.
Já sofri com isso no passado, mas não foi nada muito extensivo. Fui expulso de algumas cavernas, e algumas vezes morto por jogadores de nível elevado em relação ao meu próprio. Algumas vezes já usei de meu poder para matar seres mais fracos que nada fizeram comigo.
As causas do abuso de poder são variadas. Podemos destacar a falta de diplomacia dos jogadores, que querem ter tudo no presente momento e são incapazes de negociar. Muitas vezes o abuso de poder é apenas uma forma de obter prazer e diversão. Em outras ocasiões o abuso de poder é usado como uma ferramenta de manutenção do poder de um determinado grupo sobre um servidor de jogo.
Acho que o abuso de poder é algo natural do jogo, e não deve ser encarado com todo o alarme que é tratado por grande parte dos jogadores. No entanto devo dar o braço a torcer em alguns casos em que o abuso é excessivo e torna a experiência de jogo desprazerosa para um número em demasia elevado de jogadores.
Exemplos do que eu acho excessivo é quando algum grupo de jogadores domina completamente um servidor, expulsando pessoas de áreas de caça, impedindo pessoas de determinadas vocações de ganhar experiência, e cobrando tributações em troca da permissão de viver. Mesmo nesses casos, os próprios jogadores abusados podem acabar com o abuso através das batalhas jogador versus jogador, guerras, ou até mesmo negociação. Quando os abusados falham, sou a favor da intervenção da equipe de gamemasters, que baniria temporária ou permanentemente o grupo de jogadores. Esta ferramenta deve ser usada com muito cuidado e parcimônia de forma a não acostumar os jogadores a esperar que estes resolvam todos os problemas, se acomodando.
Julgo que medidas preventivas são mais importantes. Incentivar os jogadores à negociação, alertar o novato dos perigos que espreitam nos calabouços, e educar a todos de uma maneira geral.
Convido-lhes todos a se juntarem a discussão, respondendo as perguntas iniciais, deixando aqui sua opiniões acerca do tema. Peço que não transformem este tópico em uma espécie de muro das lamentações ou lavação de roupa suja contra um determinado grupo.
Fiquem a vontade![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação