Primeiramente, tenha em mente que esse aqui não é um tópico de "regras do off-topic" ou qualquer coisa do gênero, até porque eu não tenho poder pra criar nada assim. Sou um simples usuário, como vocês, mas com certo conhecimento de causa, afinal são 5 anos de fórum aqui no TibiaBR, mais 3 em fóruns mundo afora.
Bom, vamos começar com algumas diretrizes bem simples, apenas para dar uma "cara" ao off do TBR, tirando essas características de outros fóruns. A primeira coisa que eu tiraria é esse [+qualquerporra] que as pessoas tem escrito direto, desde um pouco depois do meu sumiço. Veio do VT essa praga, então hora de parar! Isso não é nosso, só descaracterizou esse fórum.
Proponho a criação de uma nova "assinatura" de tópicos, se tanto fazem questão. Pensem, eu sei que vocês são criativos. Eu proporia algo como, por exemplo, um tópico sobre viagem, "[AviãoBR] Medo de voar, vocês tem?", e num tópico sobre baladas, "[VamoPraNightBR] Baladas boas em SP". Capice? Mas é só uma idéia, vamos ver o que vocês propõem.
Outra coisa, acostumem-se a ler e a escrever.
Em que sentido?
Simples: se querem um tópico de qualidade, comece pelo que VOCÊ escreve. Claro que há excessões, elas acontecem com frequência, mas do contrário, faça valer! Se o assunto vale o seu comentário, faça o seu comentário valer o tópico. Disserte exponha sua opinião, discuta com sabedoria e sapiência. E, se o assunto for muito interessante ou se as discussões renderem, use o Google e a Wikipédia. O fórum ganha, e os usuários agradecem.
Ainda sobre escrever, seja claro, sempre. Pode escrever do jeito que quiser, mas seja claro. Vírgulas e pontos são seus amigos, parágrafos ídem. Vou ver se acho um post do Ashton pra mostrar pra vocês o nível de desespero que o cidadão pode chegar ao ler um post de um parágrafo só.
Claro que um tópico bem escrito, seguindo as normas cultas da língua portuguesa, é bom. É ótimo, mas nem todos sabem (ou querem) escrever assim. Então, no mínimo, faça-se entender dentro do tópico.
Mais um ponto: tópicos geram tópicos, posts geram posts. Se o off está parado, é porque VOCÊ não está postando. Tópicos novos e constantes geram assuntos novos e constantes, e sendos esses tópicos interessantes, eles atraem pessoas interessantes. Mantenha sempre a roda em movimento, esse é o segredo.
Panelas ou grupos de usuários em geral não são úteis. Se alguém que não é do seu grupinho criou um tópico, você nunca irá esculachar. Sempre tente adicionar algo positivo ao tópico ou ao assunto, independente do seu criador.
Uma coisa importante que as pessoas negligenciam, ou usam de maneira errada, é o desvio de assuntos. Eles NÃO são nocivos, ao contrário do que a maioria acha. Mas você tem que ter muito jogo de cintura, e muita sabedoria na hora de usar um. NUNCA o faça a toa, apenas se isso valer a discussão.
Posts pequenos, curtos e grossos também são difíceis de serem executados. Eles costumam dar errados, parecerem ofensivos e até serem considerados flood. Então, meu caro, se está inseguro a respeito de fazer ou não um post, simplesmente não faça. Aprenda primeiro, depois utilize-se desse artifício.
Bom, acho que por hora é isso. Leiam com atenção, reflitam, dêem sugestões sobre o primeiro ponto e sobre o resto do texto, e postem aqui o que acharam. Ainda há muito o que ser postado, aguardem.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação