E ae Tibianos!
Antes de começar a abordar o tema do tópico, queria desejar a todos um Feliz Páscoa e muito chocolates a todos =DD
Todos sabemos que o Tibia se tornou um jogo bem popular por ter uma versão free account que permite que seja jogado sem nenhum tipo de pagamento, apenas o cadastro normal.
Sendo assim, há uma versão premiun account que dá inúmeras vantagens àqueles que pagam para jogar. Enumerando algumas delas:
- Promotion
- Logar em qualquer dos mundos sem entrar em fila de espera
- Áreas exclusivas
- Magias exclusivas
- Viagem de barco e tapete as diversas cidades do jogo
- Aluguel de casas
- Criar guildas
Dentre outras... Mencionei apenas as que eu vejo que são mais importantes.
Agora vejamos o que diferencia um player premiun account de um free account:
- Acesso as magias exclusivas de PA, como exemplo: UE, Poison Storm, exori, haste, strong haste, conjure bolt,magic rope, algumas runas exclusivas e etc (Notem que enumerei magias extremamente úteis)
- Promotion, que reduz a quantidade de xp quando se morre, aumenta a regenaração de mana e HP.
- Logar a qualquer momento do game.
Agora vejamos... Um player PA em certo lvl, possuindo promotion e tendo acesso as magias exclusivas de sua vocação é mais forte que um player FA.
Imagine então 2 chars. Um premiun account e outro free.
Consideremos que ambos estejam no lvl 20.
Consideremos então coisas que são bem óbvias sugerindo que ambos aproveitem plenamente o tempo que passaram logados. (não ficando AFK ou jogando muito tempo conversa fora ou algo do tipo)
- O Player premiun account pode comprar a sua promotion que fará com que ele tenha maior regeneração de HP e mana, fazendo com que ele seja mais forte nas hunts, tenha melhor aproveitamento do food que carrega entre outras vantagens. O PA pode entrar livremente no jogo sem fila de espera, ou seja, ele terá mais tempo de jogo do que o FA. Tempo esse que ele pode usar pra treinar skills. No caso, sendo um pally ou um kina, terá essa vantagem sobre o FA.
A longo prazo, o PA irá acumular mais XP, pois a promotion dele irá minimizar um pouco a perda de xp quando morre (e uma hora ou outra a gente acaba morrendo), além disso em teoria o PA terá um magic lvl maior tb, já que a sua regeneração de mana é mais rápida, fazendo com que, em sorcerer e druids, isso faça diferença.
E as spells irão fazer diferença tb a longo prazo. Vejamos:
- Haste/Strong haste são magias que ajudam muito a tirar um player dos apuros como lurer, PK, mesmo traps ou quando se está num lugar cheio de monstros inesperados. 1 morte que seja que uma dessas magias irá te salvar, vai fazer diferença.
- UE e Poison Storm fazem grande diferença em uma hunt. Sorceres podem solar alguns monstros um pouco mais fortes usando essa magia como uma arma preciosa e até mesmo a PS, que muitos dizem ser inútil, sabendo ser usada, pode ajudar o druida a ganhar xp mais rápido e tira-lo de alguns apuros (como eu não vou exemplificar aqui)
- Exori, grande arma dos kinas... Sem mais comentarios
- Magic rope. Pode ser extremamente preciosa no momento que se está explorando e desce numa área não conhecida e infestada de monstros.
- Fazer bolts e power bolts para os pallys também é algo sem comentários. O PA pode fazer a sua própria munição, o free precisa comprar.
É mais ou menos isso que eu quis exemplificar como diferenças entre um PA e um FA, considerando-se a diferença entre a força deles que se acentua com o tempo para qualquer das vocações.
Agora o que eu realmente quero debater:
Sendo a Premiun account paga em Euros, com dinheiro real. Trocando em miúdos, a CIPSOFT vende o Poder no jogo.
Eu acho isso extremamente errado. É direito de todos ter acesso ao poder, sem ter diferenciação dos que pagam e dos que não pagam.
Hipocrisia a CIP proibir venda de accounts, de equips por dinheiro real... O que ela está fazendo é justamente isso.
O que ainda não existe no Tibia é uma área do site que além de pagar a sua PA, tenha um catálogo de itens por dinheiro real.
Mas veja bem: quando que um Free account vai ter uma magic sword se ele não pode fazer a anihilator??
Indiretamente, o que a CIP faz é vender itens, vender poder, vender power abusers. E isso acaba levando aos outros males que temos hoje em dia no jogo e que todos reclamam.
Agora vem outra parte: Os PAs terão todos os argumentos para se defenderem, mas dizerem que "Se for assim, ninguem paga PA!!" é ridiculamente arburdo! Assim como uma discussão que rpesenciei aqui tempos atras que tinha como tema Colocarem Demon para Free account. E a maioria argumentava ser contra com um "Se tivesse demon pra free account, ninguem pagaria PA" e esse era a frase mais repetida e mais ridícula do tópico.
Quem paga pelo jogo, já tem inúmeras vantagens (a que eu acho mais vantegem é poder logar sem filas. Nada como poder jogar quando se dá na telha) e apenas igualar o poderio de jogo de um free account com um PA não iria diminuir as assinaturas de PA, pelo contrário. Acho que teria mais gente afim de aproveitar todo seu potencial nos monstros exclusivos, nas quests e tal. Além das casas (que eu acho muito legal), viajar de barco (extremamente util), cidades exclusivas e tudo mais.
Portanto o que venho defender nesse t´poico, por um roleplay melhor, por um jogo melhor e por uma igualdade melhor é: PROMOTION e SPELLS para todos!!!
Não é certo se vender o poder no Tibia.
Estou pronto para os argumentos dos PA, defendedores, como Replicane Dauth e quem quer que queira discutir, criticar ou mesmo apoiar.
Mas que leia tudo e saiba tecer bons argumentos e discutir com educação, afinal somos seres civilizados capazes de discutir sem se xingar.
Apenas querendo igualdade no jogo e na vida... Não é justo o riquinho filinho de papai ser mais forte que alguém que não pode pagar pelo jogo.
Feliz Páscoa a todos os Tibianos e abraços.
Que a Força esteja conosco.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: