Eu estou com esse projeto já a algum tempo, mesmo com alguns problemas de infra-estrutura, saiu. Nele vou entrevistar alguns spriters, para quebrar um pouco da monotonia da seção e revelar um pouco da pessoa por trás dos sprites, e para começar, nada melhor que:
Galiant.
Lion~: Antes de começarmos, você gostaria de dizer algo?
Galiant: Sim, gostaria de dizer que apoio totalmente essa idéia de intrevistar os spriters, talvez isso ajude o Mundo Fake a voltar aos velhos tempos.
L: E eu gostaria de pedir desculpas a você e aos meus leitores pela falta de criatividade das perguntas, as proximas entrevistas vão ser melhores, eu espero...
G:Vamos em frente, se ninguém se arriscasse o mundo não era o que é hoje.
L: Que assim seja.
L: Qual é seu nome, idade, peso, altura?
G: Meu nome é André, 21 anos. <risos>
L: Num fórum formado em sua maioria por adolescentes, como se sente sendo praticamente um tiozão das sprites? É difícil lidar com os users?
Não que você seja muito velho, diga-se de passagem...
G: Eu diria que minha idade "avançada" não é um problema <risos>, como designer gráfico, acho até bacana poder ver uma galera se interessando não só por pixel art em si mas por design no geral. Quanto aos users, eu juro que tento ajudar a todos que me procuram, eu as vezes ando ocupado com a faculdade e com projetos paralelos (falando profissionalmente), mas é sempre bom falar com os users e ver o interesse deles. Meu msn tem uma subdivisão "spriters" com 82 contatos, não só do Mundo Fake mas também de outros forums, internacionais ou não.
L: Além de spritear, o que você faz da vida? Trabalha, estuda...?
G: Bom, tirando fazer sprites de Tibia, eu também trabalho como designer, fazendo trabalhos em Pixel art, e jogos de iPhone em perspectiva top-down (estilo zelda), isométrica entre outras. Eu também faço Biologia e trabalho com planejamento de fármacos (desenho otimizado de estruturas químicas que serão futuros remédios).
Faço Biologia na Federal aqui do estado do RJ.
L: Um homem multitalentoso! Loiras ou morenas?
G: Cerveja ou mulher?! <Risos> Morenas.
L: <risos>, A pessoa André provou ser muito interessante, e o spriter Galiant? vamos falar sobre sprites.
G: Claro, vamos lá
L: O que levou voce a começar a spritear? Você estava coçando o saco e pensou “porra vou fazer uma espada de tibia”?
G: <Risos> na verdade não...
Eu entrei no Forum a 5 anos atrás...mas só descobri o Mundo Fake muito tempo depois...quando eu fui pesquisar pra saber o que mais se fazia naquele forum. Como eu sempre gostei de arte fui procurar algo do tipo e cliquei no Mundo Fake...por acaso na sessão de sprites, e vi vários "itens de tibia" desconhecidos e pensei "Como assim cara?!" E já fui olhando pra ver se era algum spoiler sinistro haha
L: <Risos>
G: ...Mas depois vi que eram apenas fãs desenhando equips que desejavam e achei muito criativo da parte deles, mas ainda assim demorou um ano até eu tomar coragem e ler tutoriais de como se fazer um sprite, se não me engano foi o do Xedre!
E isso tem 5 anos risos
aliás...3
L: Quando isso aconteceu?
G: Eu tinha de 17 pra 18 anos...
L: De lá pra cá, qual foi o seu maior desafio?
G: Eu acho que me igualar aos meus ídolos foi um desafio bem grande...muitos deles me ignoravam por eu não spritear muito bem então era muito difícil ter ajuda pra seguir em frente.
L: Quem é sua maior inspiração?
G: Olha, eu já tive muitas inspirações...mas gráficamente eu busco pegar o melhor de cada artista que conheço, atualmente 2 artistas me chamam muito a atenção: René (que muitos conhecem como Eloryn) e "Óin" cujo nome verdadeiro eu não sei. Mas o que me inspira a querer ser melhor que eles, são os jovens spriters, eu prometi pra mim mesmo fazer o possível pra ajudar quem está começando, porque quando eu estava começando, pouquíssimas pessoas me ajudaram e se tem uma coisa que pode te desestimular é não conseguir avançar...felizmente você pode fazer isso por conta própria as vezes, mas com muito mais dificuldade
L: Isso prova que você é uma pessoa normal. Pelo fato de que você evoluiu rápido, as pessoas mantém um mito de que você sempre foi bom, já li extremos como "Ninguem começa como o Galiant". O que você diz sobre isso?
G: bom...eu comecei como todos os outros, só que eu sempre estudei mesmo pra ser o melhor naquilo. Muitas pessoas se conformam com suas habilidades atuais de sprite e n tentam melhorá-las. Eu já fiz mais de 700 sprites...sem contar edits...
É preciso treinar muito.
L: De onde surgiu o nick “Galiant”? e o “Defrostic”?
G: Bom, Galiant é uma mistura de Gallant e Valiant, algo que caracteriza um guerreiro de valor...e defrostic vem de Defrost...no caso: descongelar o coração dos homens (qual é, todo mundo quis ser herói quando criança! )
Nota do Editor: Gallant significa galanteador, nobre, fino. E Valiant significa valente, valoroso..
L: Existe algum sprite seu que você mais goste?
G: Hoje em dia não...mas eu tenho um carinho especial pela minha Krunor Sword...sempre achei o cabo dela demais! Mas nunca consegui editá-la...como minha primeira sword "boa" acho que me trava um pouco pegar ela e atualiza-la pelo simples fato deu ser apaixonado por ela <risos>
Nota do Editor:
L: De onde você tira idéias/referências para spritear? Há boatos de que você só consegue criar sprites se estiver compondo melodias em seu violão, você confirma?
G: <Risos> Não. Apesar de gostar muito de violão, isso não tem ligação nenhuma com sprites <Risos>
Eu sempre gostei de fantasia, contos medievais então acho que vai da imaginação mesmo...
...Ou de uma mistura de idéias criadas por diferentes autores de literatura celta, inglesa(bretã) ou mesmo nórdica...
Como eu leio bastante acabo querendo por minha imaginação no papel (ou num monte de pixels hehe)
L: Quanto tempo em média você leva para fazer um sprite? Qual sprite lhe tomou mais tempo?
G: humm
Isso é bem relativo
Eu "acabo" um sprite em um tempo rápido na verdade...tipo 25 minutos pra deixar ele "bacana" , porém eu sempre tenho aprimorar o que eu faço, então eu sempre tenho adicionar o máximo de detalhes e testar diferentes níveis de hue (cor) pra me dar um bom contraste e um bom sombreamento. Geralmente eu pego partes individuais do sprite(o braço de um orc, a ombreira de uma armor, o cabo de uma espada, etc.) e trabalho nessa parte até ela ficar aparentemente perfeita...
Depois passo pra outra parte individual, quando termino todas as partes, olho pro sprite no geral e dou uns retoques... Faço tentativas de mais detalhes... esse processo por demorar 1 dia inteiro (se for somar todo tempo que trabalho nele...não um dia inteiro direto no pc <risos>)
E o que mais demorei fazendo foi a Bhraonahim...levei 3 dias fazendo uma pedra de 96x96, pixel por pixel.
Nota do Editor:Dá preguiça só de olhar... putz.
L: Caramba... Com todo esse capricho com os sprites, você se considera perfeccionista?
G: <Risos> Na maioria das vezes sim...
L: Como você se sente sendo considerado o melhor spriter brasileiro atualmente (considerado por alguns como o melhor spriter de todos os tempos)? Já pintaram propostas de patrocínio e aparições em comerciais? <risos>
G: Bom...eu me sinto lisonjeado por ter essa consideração do pessoal, mas eu tenho que dizer que estou MUITO LONGE de ser o melhor spriter brasileiro e quissá de todos os tempos <risos> existem muitas técnicas de pixel art que eu ainda não domino, e convivendo com pessoas do ramo, eu sei que tenho muito a aprender...mas tenho certeza de que estou correndo atrás rs.
Sobre propostas... Bom, existe o Britain, que está meio parado no momento mas ainda faço sprites pro projeto, fui chamado para o Zezenia mas não aceitei, apenas ajudo com alguns sprites já que tenho amigos lá dentro. Fui chamado pelo Pho.bos também mas lá é mais complicado...estou em uma lista de membros honorários o que significa que não sou da equipe mas participo de alguma forma...
A informação que me passaram é que estão remanejando a equipe então, até que tudo está resolvido internamente, não aceitarão novos artistas.
L: Quais spriters novatos que você considere como o futuro do spriting?
G: Atualmente... Ignus Core, Demonster, Tiozin, Basozes... Existem outros mas são vários nicks complicados e outros nem tanto então falo esses que são os que me vieram a cabeça agora...existe um também chamado anonymmus ou anonimmus30 sei lá...o cara era BOMZÃO! Mas por algum motivo nunca mais o vi no Fórum.
L: Já vimos que você é uma pessoa extremamente altruísta, você acha que ao auxiliar alguém você acaba evoluindo também? Por que?
G: Sim, claro!! Cada edit que você faz no sprite do outro ajuda você a trabalhar melhor com as dificuldades que aparecem, em termos de cor, formato, contorno, contraste e sombra.
L: Estamos chegando ao fim dessa entrevista, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus fãs, simpatizantes e todos os que estão começando nessa arte chamada spriting?
G: Bom
Se gostarem mesmo se spritear... Treinem, pode-se ter ótimos resultados se você realmente gostar da arte e quiser não apenas ser o melhor que você pode ser mas criar seu próprio estilo...acho que na vida, você precisa se sobresair sempre...não só em matéria de sprites mas também como profissional e como ser humano.
Um Abraço a todos
L: Todo mundo quer saber!! Poderia liberar alguma coisa sobre o Britannia?
G: Hummm, acho que não temos permissão pra falar do projeto, mas o que ele tem até agora me anima bastante a continuar trabalhando
=]
L: Obrigado pelas respostas, André, que você continue sempre o grande spriter com um grande caráter que é, até a próxima!
G: Até mais!
É isso aí pessoal, acho que ficou ótima a entrevista, deêm sugestões de quem vocês querem ver sendo entrevistado na próxima.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 




Dá preguiça só de olhar... putz.

Responder com Citação





