Pelo que parece você quer um nacional mesmo né? Vou dar opinião de um nacional muito bom, mas se você não anda com muita frequência, pode gastar menos em peças não tão boas. Vamos lá:
Shape: Eleven, Diet ou Qix. (Em média R$50)
Não recomendo: Agacê, Kranio, Osso, Urgh.
Truck: Crail, Agacê. (Agacê R$50, Crail geralmente é R$70+.)
Não recomendo: Crazy
Rodinhas: Moska, Next. (de R$50 a R$70 em média)
Dica: Se você for na galeria, encontra rodas gringas (maior qualidade), pelo mesmo preço, porém 'blanks', ou seja, não tem desenho nem marca estampada, por isso são baratas.
Rolamentos: Se você não anda 'pesado', compre sem marca, com velocidade à seu gosto, mas na minha opinião esses sem marca não tem diferença entre os Abecs (já usei do 1 ao 9). Mas se você precisa mesmo de resistência e velocidade, pode comprar FKD ou investir em um Speed Demons ou Bones Swiss, que são excelentes.
Lixa: Não caia nessa de 'lixa gringa' dessas que vendem em lojas de surf de shopping. São a mesma merda, quando eu testei só desgastou mais o meu tênis e durou bem menos (ficou cega mais rápido). Compre qualquer uma de R$5. O mesmo vale para os parafusos, mas cuide bem do central, quando quebra é tenso, rs.
Só não esqueça de cuidar bem do seu skate, não deixe molhar, o shape apodrece, a lixa cega e o rolamento fica horrível. Mas na hora de andar, não tenha dó! xD
Boa sorte, abraço!

Postado originalmente por
Hector Flan
@Topic: Shape: Element
Eixos/trucks: Independent
Rodas: Moska
Rolamentos: Spitfire (de acordo com o abec compre específico para o lugar que você vai andar. números menores são mais resistentes porém mais lentos. bons para a rua péssimos nas pistas. fikdik)
Bem legal Hector! Mas vale lembrar que essas marcas, tirando a Moska, são bem caras comparadas as nacionais... Acho que só vale a pena investir nelas se já tiver uma certa experiência, ou seja, se realmente precisar de algo tão resistente assim.