Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Tutorial: Como fazer um tutorial!

Registro
    01-08-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Tutorial: Como fazer um tutorial!

Ola a todos

recentemente to vendo muita gente aspirando a fazer tutoriais, e eu sei coom é dificil agradar a todos mesmo quando vc tem a melhor das intenções e tudo que vc quer é ajudar.

Ta sobrando gente bem intencionada e com vontade de fazer tudo, mas que precisa de um empurrãozinho

Um tutorial tem que ser feito pensando EM QUEM VAI LER. Vc, que está fazendo o tuto, já conhece o lugar e pouco importa como alguém vai explicar como caçar no tal lugar.

UM TUTORIAL É MUITO DIFERENTE DE RELATAR UMA HUNT, TENHA ISSO SEMPRE EM MENTE!

Vou colocar algumas dicas do meu "estilo" de fazer tutos. Quero deixar claro que esse é o meu método, aquele que, na maioria das vezes, é aceito por quem lê. Na moral, não to querendo falar que eu sou foda e que meu jeito de fazer tutos humilha, mas pelos comentários que recebo no Forum, por PM e in-game pelo menos me fazem pensar que eu tou indo no caminho certo.

ORIENTAÇÕES PARA UM BOM TUTORIAL

TUTORIAL ANEXO: HOSPEDANDO IMAGENS, FAZER MAPAS E MUITO MAIS^^ BY: LIRE

1. CONHEÇA BEM O LUGAR QUE VC ESTÁ EXPLICANDO! -- A pior coisa possível é quem faz um tutorial sobre o que não sabe bem! Você escreve uma coisa, a pessoa lê, vai lá e da em otra coisa! (Resultados de loot são perdoáveis pois variam muito, mas sempre que possivel estabeleça uma média!). No meu critério,eu começo a fazer um tutorial depois de 5 hunts no local, para ter uma BOA idéia de como é uma hunt lá.

2. CALCULE OS SUPRIMENTOS, E POSTE O QUE LEVAR! -- Outra coisa muito importante é saber o quanto vc vai gastar na hunt! Fazer uma lista da wand / ekips / runas / quantas mfs / rope;shovel;machete (se preciso) e etc, proporcional ao tempo que vc vai caçar. No meu critério eu calculo as mfs para 2 hora de hunt

3. DESCREVA AS CRIATURAS SE NECESSÁRIO, FALANDO A TÉCNICA PRA MATAR! -- Aqui vai muito pelo seu bom senso. Vamos supor que vc vai num hunt place que tem Necro, Enlighted of cult e hero. Necros, por exemplo, tem uma tática específica pra matar, e essa tática é parecida pros enlights of cult, mas em vez de fire vc usa death. Heroes tem uma tática completamente diferente pra caçar dos dois. Tendo visto isso, uma boa descrição seria: "Trape os necros em um canto, tente evitar ficar trapado pelos summons dele e mate na woi + flam. Os enlight of cults são bem parecidos, mas em vez da woi + flam vc usa wov + mort. Quando subir nos heroes, tente correr em círculos na escada enquanto solta wov + mort e com exura sempre preparado."

4. SEMPRE QUE POSSÍVEL, COLOQUE OS MAPAS! -- O mais chato para quem faz, o melhor pra quem lê. Mapas dão trabalho para fazer,ficar vendo a média do resp em cada lugarzinho da hunt e perder um tempão fazendo os maps. Porém, o resultado final é um leitor MUITO mais explicado sobre onde ele deve ir / não ir, como enfrentar as criaturas e etc

5. SEJA DETALHISTA! -- Por mais que algo pareça óbvio pra vc, pra quem ta lendo pode não ser! Um exemplo é em resp que pode vir 3 AS por exemplo. Pra vc é óbvio que tem q correr + gfb/ue, lurar um por um se der e matar stairhop se acabar lurando os 3. mas se o cara não sabe e entra em pânico, dead.
    "Mas só noob n pensaria nisso!" Não interessa! como eu já disse, VC TEM QUE PENSAR EM QUEM TA LENDO!

6. ESTEJA ABERTO A CRÍTICAS! -- Depois de um tempão de trabalho num tuto, vc posta e vem algm flando: "nossa ta ridiculo, sai dake!" Fique calmo. As pessoas não são obrigadas a concordar com tudo que vc diz, e o maior intuito de um fórum é esse mesmo. Não desista de fazer tutos pq foi criticado, discuta, veja no que vc não agradou e tome como lição pro próximo tuto, vc só tem a ganhar. Não desanime pq foi críticado. Veja onde errou e melhore na prox

Espero ter ajudado

abraço,

Guitell

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por guitell; 16-02-2009 às 14:21.
    <-Tibia Tutor/Senior Tutor desde 09/2007->
    <-Ex-Membro da Sorc Team->
    <-Ex-Vice lider da Guild Illuminates. HAIL!->
    MAPA DAS HUNTS! veja o que caçar em todas as cidades com seu sorcerer!

Registro
    07-10-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

boas dicas, tomara que ajudem a galera
    pior coisa que tem é ver os cara que nunca passaram do lvl 30 fazendo tutorial de lvl 100 e falando: caçar gs/hero no lvl 30
    ~Goldeins

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

esse tutorial era realmente necessario.

tem muita gente tentando postar tutoriais, mas eram, com o perdão da expressão, umas merdas.
    vamos ver se agora começa a aparecer tutoriais boms, que ajudem ao invés de confundir.

parabems guitell
    Última edição por caikeke; 15-02-2009 às 23:31. Razão: erros de digitação

Registro
    02-12-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Boa iniciativa, e bom tutorial, parabéns! Bacana também seria explicar algumas manhas e tals inerentes ao lugar, como onde lurar, onde guardar o loot, etc...embora isso seja meio pessoal. O level necessário e tals é bem básico, mas também vale sempre lembrar. Creio que esse tuto deva ser incluído na biblioteca após lapidá-lo.

Abraços.

Registro
    01-07-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ajuda e Muito
    Boa LEk

Publicidade:

http://img296.imageshack.us/img296/9...lfanbarxl1.png

•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~

"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos".
    Bob Marley

•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~

MVP 2010 Avatar de Juba~
    Registro
    11-05-2008
    Uma aí que tem tubarões e plantações de cana de açucar.
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ah, tem um topico da Lire que eu acho legal eu postar aqui, ele ensina como hospedar fotos, editar imagens, pegar aquelas paradinhas animadas e talz...

http://forums.tibiabr.com/showthread...52#post4012152

@topic
    Massa
    como eu ja disse, somando com o da Lire fica perfeito
    É.

Registro
    01-08-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Juba Tasso Ver Post
    Ah, tem um topico da Lire que eu acho legal eu postar aqui, ele ensina como hospedar fotos, editar imagens, pegar aquelas paradinhas animadas e talz...

http://forums.tibiabr.com/showthread...52#post4012152

@topic
    Massa
    como eu ja disse, somando com o da Lire fica perfeito

anexei o tuto da lire

valew :}

Registro
    08-12-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Isso é o básico u_u
    qualquer pessoa com o mínimo de coerência respeita todos esses pontos ao fazer um tutorial.

Anyway, deve ajudar quem tem força de vontade porém não consegue fazer um bom tutorial.

Registro
    01-08-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Leho Ver Post
    Isso é o básico u_u
    qualquer pessoa com o mínimo de coerência respeita todos esses pontos ao fazer um tutorial.

Anyway, deve ajudar quem tem força de vontade porém não consegue fazer um bom tutorial.
    logico que eh o basico

mas qnts pessoas vc jah viu q n seguem nem o basico? >.<

Registro
    12-01-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

nossa deu vontade de faze um tuto, vo ve algumas hunts q eu conheça bem pra faze

Publicidade:

http://images.orkut.com/orkut/photos...82wJmW33AY.jpg
    Não entendo o porque de tanta obsessão :x

Tópicos Similares

1. Taverna | 281 Curiosidades! Vejam!
    Por Gordo Jr no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 49
    Último Post: 15-12-2009, 11:22
  2. Topico do hospital cema
    Por Neo'Aragorn no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 123
    Último Post: 10-07-2008, 07:23
  3. Tutorial De Sprites
    Por Xedre no fórum Artigos e Tutoriais
    Respostas: 31
    Último Post: 06-07-2008, 02:33
  4. [Música] Slash comenta detalhes sobre seu vício em drogas!
    Por Trus of The Thunder no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 19
    Último Post: 12-05-2008, 21:03

Permissões de Postagem