Ola a todos
recentemente to vendo muita gente aspirando a fazer tutoriais, e eu sei coom é dificil agradar a todos mesmo quando vc tem a melhor das intenções e tudo que vc quer é ajudar.
Ta sobrando gente bem intencionada e com vontade de fazer tudo, mas que precisa de um empurrãozinho
Um tutorial tem que ser feito pensando EM QUEM VAI LER. Vc, que está fazendo o tuto, já conhece o lugar e pouco importa como alguém vai explicar como caçar no tal lugar.
UM TUTORIAL É MUITO DIFERENTE DE RELATAR UMA HUNT, TENHA ISSO SEMPRE EM MENTE!
Vou colocar algumas dicas do meu "estilo" de fazer tutos. Quero deixar claro que esse é o meu método, aquele que, na maioria das vezes, é aceito por quem lê. Na moral, não to querendo falar que eu sou foda e que meu jeito de fazer tutos humilha, mas pelos comentários que recebo no Forum, por PM e in-game pelo menos me fazem pensar que eu tou indo no caminho certo.
ORIENTAÇÕES PARA UM BOM TUTORIAL
TUTORIAL ANEXO: HOSPEDANDO IMAGENS, FAZER MAPAS E MUITO MAIS^^ BY: LIRE
1. CONHEÇA BEM O LUGAR QUE VC ESTÁ EXPLICANDO! -- A pior coisa possível é quem faz um tutorial sobre o que não sabe bem! Você escreve uma coisa, a pessoa lê, vai lá e da em otra coisa! (Resultados de loot são perdoáveis pois variam muito, mas sempre que possivel estabeleça uma média!). No meu critério,eu começo a fazer um tutorial depois de 5 hunts no local, para ter uma BOA idéia de como é uma hunt lá.
2. CALCULE OS SUPRIMENTOS, E POSTE O QUE LEVAR! -- Outra coisa muito importante é saber o quanto vc vai gastar na hunt! Fazer uma lista da wand / ekips / runas / quantas mfs / rope;shovel;machete (se preciso) e etc, proporcional ao tempo que vc vai caçar. No meu critério eu calculo as mfs para 2 hora de hunt
3. DESCREVA AS CRIATURAS SE NECESSÁRIO, FALANDO A TÉCNICA PRA MATAR! -- Aqui vai muito pelo seu bom senso. Vamos supor que vc vai num hunt place que tem Necro, Enlighted of cult e hero. Necros, por exemplo, tem uma tática específica pra matar, e essa tática é parecida pros enlights of cult, mas em vez de fire vc usa death. Heroes tem uma tática completamente diferente pra caçar dos dois. Tendo visto isso, uma boa descrição seria: "Trape os necros em um canto, tente evitar ficar trapado pelos summons dele e mate na woi + flam. Os enlight of cults são bem parecidos, mas em vez da woi + flam vc usa wov + mort. Quando subir nos heroes, tente correr em círculos na escada enquanto solta wov + mort e com exura sempre preparado."
4. SEMPRE QUE POSSÍVEL, COLOQUE OS MAPAS! -- O mais chato para quem faz, o melhor pra quem lê. Mapas dão trabalho para fazer,ficar vendo a média do resp em cada lugarzinho da hunt e perder um tempão fazendo os maps. Porém, o resultado final é um leitor MUITO mais explicado sobre onde ele deve ir / não ir, como enfrentar as criaturas e etc
5. SEJA DETALHISTA! -- Por mais que algo pareça óbvio pra vc, pra quem ta lendo pode não ser! Um exemplo é em resp que pode vir 3 AS por exemplo. Pra vc é óbvio que tem q correr + gfb/ue, lurar um por um se der e matar stairhop se acabar lurando os 3. mas se o cara não sabe e entra em pânico, dead.
"Mas só noob n pensaria nisso!" Não interessa! como eu já disse, VC TEM QUE PENSAR EM QUEM TA LENDO!
6. ESTEJA ABERTO A CRÍTICAS! -- Depois de um tempão de trabalho num tuto, vc posta e vem algm flando: "nossa ta ridiculo, sai dake!" Fique calmo. As pessoas não são obrigadas a concordar com tudo que vc diz, e o maior intuito de um fórum é esse mesmo. Não desista de fazer tutos pq foi criticado, discuta, veja no que vc não agradou e tome como lição pro próximo tuto, vc só tem a ganhar. Não desanime pq foi críticado. Veja onde errou e melhore na prox
Espero ter ajudado
abraço,
Guitell
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação