Resultados da Enquete: Esse tutorial merece ser adicionado ao fixo "tutoriais da seção" ?

Votantes
33. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim

29 87,88%
  • Não

4 12,12%
Página 1 de 25 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 245

Tópico: Tutorial Level 1-101+ por larutan

Registro
    12-01-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas EscritorCríticoDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Tutorial Level 1-101+ por larutan

Vencedor Mestre das Vocações - Melhor tutorial Paladin
    Processo de atualização do tutorial em andamento!
    01/2018

Há 14 anos atrás, nasceu Larutan (hoje, o nick não é mais meu). Meu primeiro personagem criado em Dolera.
    Há 14 anos atrás, fui introduzido a esse jogo fantástico que por mais de 20 anos mantém um público fiel e dedicado.
    Há 9 anos atrás, escrevi esse tutorial, com meu português falho, meu conhecimento limitado.
    Hoje, 9 anos depois, eu reinicio o que comecei lá atrás.

Sejam bem vindos ao walk-through dos paladinos de Tibia!

Um pouco sobre o autor

Jogo Tibia desde 2004, mas nunca fui muito assíduo. Parei por muito tempo, joguei por muito tempo, busquei tops, lutei pelo RPG e pelo hardcore.

Meu foco sempre foi o PvM, nunca me interessei muito pelas guerras de Tibia, uma vez que ninguém ia para a guerra jogando no dedo. Sempre prezei muito pelas conquistas do meu personagem, pela história que eu e minha primeira grande família criamos, e por ajudar todo mundo que eu conheço, ou não, com o conhecimento que adquiri com tantos anos de jogo.

Hoje, 14 anos depois, jogo no Sasuke'Lagos no mundo de Quelibra.

Um pouco sobre o tutorial

Irei editar essa parte em breve, mas gostaria de deixar esse disclaimer enquanto a atualização ainda está em processo.

As informações aqui contidas podem estar desatualizadas. Muitas coisas surgiram e/ou mudaram, e nos próximos dias estarei revisando linha por linha de tudo o que está aqui para oferecer o melhor conteúdo possível para todos os leitores.

Aqui você encontrará informações sobre equipamentos, lugares para hunt e informações sobre treino. Pretendo adicionar, para cada local de caça, uma video aula no YouTube para que todas as informações possam ser detalhadas e completas. Como no momento não possuo um personagem low level para representar com exatidão cada local de caça nos níveis mais baixos, as atualizações começarão dos níveis mais altos para os níveis mais baixos.

Sem mais delongas e com aviso de informações desatualizadas ativado, vamos ao que interessa.

Sobre Skills

Por que treinar?

Uma pergunta muito fácil de responder. Quanto mais você treina, maior sua skill, resultando em um maior dano contra criaturas. Quanto mais fácil de matar um monstro, mais fácil se torna o processo de caçar e ganhar levels, e ao meu ponto de vista, mais legal o jogo se torna.

Hoje em dia é tão fácil de ganhar níveis que, mesmo com a possibilidade de treinar offline (premium), as skills não acompanham o desenvolvimento de níveis do personagem, e isso se torna um problema bem grande a partir do momento que você passa a demorar demais para matar criaturas do seu nível, e precisa voltar no tempo para recuperar o tempo perdido.
    Então sou obrigado a treinar?

Não necessariamente, mas é como eu disse: de nada adianta você ter um personagem level 200 com skills que levam 2 minutos para matar uma Hydra
    Ok, entendi. Mas então, até quando devo treinar?

Até onde sua paciência permitir. Não existe um limite. Mas quanto mais cedo você começar, mais cedo o resultado vai ser sentido e mais gratificante o esforço se tornará.
    Beleza... e como eu treino?

Há, agora sim, vamos ao que interessa. Irei destrinchar algumas das estratégias que utilizei no meu personagem antes do treino offline ser adicionado, abrangindo assim quem não treina offline por não ter premium account, e também quem quer ir além do treino offline.
    Primeiro de tudo, você não precisa de um nível mínimo para começar, e nunca é tarde demais.

Treinar exige preparação, paciência e principalmente, tempo.

Você precisará basicamente de duas coisas: comida e munição. Comida é necessária para você treinar seu magic level também, que é muito importante, uma vez que suas magias de cura tem o poder afetado por ele, e acredite... você vai precisar se curar com magias.
    Para referência nesse tópico, eu evito me curar com poções de vida justamente para gastar mana e treinar o meu magic level.

A melhor, e única, comida que eu consideraria em utilizar, principalmente em níveis mais baixos, é o Brown Mushroom. Ele oferece o melhor custo/benefício em razão do seu peso, preço e da quantidade necessária pra te deixar full. Bem fácil de ser encontrado no market caso você seja free account, ou pode ser comprado em Edron, da NPC Luna.

Quanto a munições, você possui algumas alternativas, e elas dependem da sua skill atual.

Munição Skill mínima Skill máxima Onde conseguir
    Nome:      Spear.gif
Visitas:     7952
Tamanho:  952 Bytes 10 60 Em qualquer NPC que venda munição em várias cidades
    Nome:      Small_Stone.gif
Visitas:     7963
Tamanho:  2,8 KB 50 Qualquer Principalmente pelo market
    Nome:      Sniper_Arrow.gif
Visitas:     7920
Tamanho:  1,3 KB 70 Qualquer Comprando de NPCs (premium) ou o market

Quando estiver treinando, sempre utilize o modo full defense (escudinho verde). Dessa forma, seu dano diminui e você leva mais tempo para matar os monstros, que é bem importante, uma vez que você não pretende ganhar experiência enquanto está tentando treinar.

Para que sua skill suba, é necessário que você cause dano (hit de sangue). Quando você erra (fumacinha) sua skill também sobe, mas cada erro conta como metade de um acerto, e depois de muitos erros seguidos, sua skill para de subir até que você consiga dar um acerto novamente. E nisso entra um problema ainda maior: onde e com o que treinar?

Busque lugares fechados, com bastante criaturas fracas (trolls, orcs, rotworms), assim você consegue treinar com criaturas batendo em você também. Isso aumenta o seu shielding e te ajuda nos levels mais baixos, onde suas hunts serão feitas quase sempre com lança/escudo.

Alguns lugares interessantes para se treinar são: Folda, Fibula e no Ancient Temple.
    É possível também treinar com os Cyclops na Thais Lighthouse. Aqui você encontrará dois Cyclops depois do portal, e os mesmos nascem bem rápido, então você não perde muito tempo esperando eles renascerem e nem precisa se locomover muito longe da cidade.

Se você é premium: Liberty Bay e Port Hope possuem MUITAS criaturas pequenas nas redondezas da cidade, incluindo Slimes, que são ótimas alternativas para treino, uma vez que você pode ficar matando os clones (ainda mais agora que os clones têm nome diferente).

Se você possui um amigo Sorcerer ou Druid que esteja interessado em ajudar (e treinar também), você pode pedir para que ele invoque um Monk para que você treine. Essa criatura possui a habilidade de se curar, e a usa com bastante frequência. Isso faz com que você preserve sua stamina (você não ganha experiência matando monstros fracos) e não precise ficar 100% ativo no jogo para ficar trocando de alvo. Vale lembrar que, em mundos PvP, pessoas com maldade no coração gostam de matar quem fica inativo enquanto treina, então não deixe de olhar a situação do seu personagem enquanto faz isso.

Uma outra estratégia de treino, e isso pode ser feito por jogadores sozinhos, é usar uma runa de Convince Creature em um Dark Monk. O problema disso é que, se você for free account, você só encontrará essa criatura em um único lugar: a Dark Cathedral, e você precisará de nível 38 para ter a mana suficiente para utilizar a runa. A Dark Cathedral pode ser um lugar um tanto intimidador se você tiver skills relativamente baixas e/ou equipamentos fracos.
    Para Premium Accounts, você tem a opção de encontrá-los na Cult Cave em Liberty Bay, mas o mesmo alerta fica para low levels: o local não é muito fácil para se andar, e os Dark Monks ficam um pouco fundo dentro da dungeon.

A partir do momento que você tiver uma habilidade um pouco mais elevada de distance (70+) e com a própria movimentação do personagem, você pode começar a utilizar o Elvish Bow com Sniper Arrows para caçar criaturas mais fracas e que lhe trarão algum tipo de profit. Hoje em dia, com a adição do Sistema de Imbuements e com a total erradicação dos bots, alguns itens que caem de criaturas fracas passaram a ter um valor extremamente alto, tornando-as extremamente atrativas para caçar quando você se encontra na faixa de level recomendada, como por exemplo as Amazons e seus Protective Charms, que chegam a custar 5.000 cada. Utilizando o combo do Bow e Arrow que citei acima, sua taxa de acerto chega perto dos 100%, e sua skill passa a crescer muito mais rápido (lembra que cada acerto que tire dano do adversário vale como 2 erros no progresso do treino), além de você ganhar muito dinheiro.

Guia de bolso de skills recomendadas
    Nível do personagem Skills recomendadas
    20 50/50
    40 70/60
    75 80/65
    100 90/70
    150 95/75
    200+ 100+/80+
    Nota do autor: leia "50/50" como 50 de distance fighting e 50 de shielding.

Note que ao passar dos níveis, o Distance fica maior que o Shielding, e isso acontece por dois motivos:
    1. Você passa a correr dos monstros para bater e não tomar dano, geralmente usando arcos/bestas;
    2. Sua skill de Distance Fighting aumenta 2x mais rápido que o Shielding.

Portanto, não se importe muito com isso. Paladinos precisam dar dano, e não ser escudos de carne (já temos os Knights nesse papel).

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~* ~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

Equipamentos

A seguir irei detalhar os equipamentos recomendados em ordem ascendente de progressão. A partir de um certo nível, você perceberá que o seu set não será mais fixo, uma vez que algumas peças são boas pra certas ocasiões, e muitas vezes, você anda com as partes diferentes do set na sua mochila justamente para poder trocá-los de forma inteligente durante uma hunt/quest.

Mais a frente irei falar um pouco sobre como fazer bastante dinheiro em níveis mais baixos, e como se proteger de inevitáveis mortes na sua jornada. Sim, você vai morrer algum dia, não importa o quão bom você é no jogo.

Clique nas imagens para ser redirecionado ao Wiki de cada item e obter mais informações.

A cada tabela, o primeiro equipamento é o sucessor do equipamento obtido em Dawnport, por isso não os listei aqui.

Capacetes
    Capacete Nome Atributos Usar até... Por quê?
    Steel Helmet Arm: 6 Ter dinheiro suficiente para o próximo Helmet barato, com arm aceitável e fácil de se obter pelo market. Será o seu primeiro helmet.
    Crown Helmet Arm: 7 O nível 35, quando você terá acesso ao próximo helmet. Leve e relativamente barato, facilmente achado no market. Irá te acompanhar por um tempo
    Crusader Helmet Arm: 8 Utilizável até o nível 50 por questões de segurança. +1 arm em relação ao anterior, fácil de se obter, barato e leve.
    Zaoan Helmet Arm: 9, +5% Physical Resistance Até obter o próximo helmet, ou quando servindo de tank. Melhor helmet em redução de dano.
    Elite Draken Helmet Arm: 9, Distance +1 Até aparecer um novo helmet em algum update. Atualmente o helmet mais poderoso de paladinos (tirando situações específicas) por possuir +1 de distance fighting.

Armaduras
    Armadura Nome Atributos Usar até... Por quê?
    Nome:      Belted_Cape.gif
Visitas:     7927
Tamanho:  1,6 KB Belted Cape Arm: 10 Até conseguir dinheiro para comprar a próxima da lista. Barata, leve e comprável no NPC Rudolph. É a melhor alternativa para a primeira armadura.
    Nome:      Paladin_Armor.gif
Visitas:     7906
Tamanho:  1,6 KB Paladin Armor Arm: 12, Distance Fighting +2 Provavelmente até o nível 100, quando você poderá utilizar a próxima da lista. Apesar da Arm ser relativamente baixa, o +2 de Distance Fighting é um boost incrível, além de não ser muito cara.
    Nome:      Master_Archer's_Armor.gif
Visitas:     7906
Tamanho:  1,8 KB Master Archer's Armor Arm: 15, Distance Fighting +3 Até o nível 200. Sucessor natural da armadura anterior, mas com restrição de nível 100+
    Nome:      Prismatic_Armor.gif
Visitas:     7875
Tamanho:  456 Bytes Prismatic Armor Arm: 15, Speed +15, 5% Physical Protection Também até o nível 200 Muito mais barata que a MAA, mas com atributos diferentes. Ter as duas é muito bom para utilizá-las entre hunts que você toma dano físico ou não.
    Gnome Armor Arm: 17, Distance Fighting +3, 4% Physical Protection, +8% Energy Protection, -2% Ice Protection Até uma nova armadura ser lançada Melhor armadura para paladinos. Restrição de nível 200+. Extremamente cara, mas obtível.
    As armaduras obtíveis com Silver Token, apesar de possuir bons atributos, não possuem Imbuement Slots, o que as torna alternativas extremamente ruins na relação custo/benefício. Pulei algumas armaduras para simplificar e diminuir as opções, assim não acabo guiando as pessoas a comprar uma armadura diferente a cada 5 níveis.

Calças
    Calça Nome Atributos Usar até... Por quê?
    Plate Legs Arm: 7 Ter dinheiro para comprar a próxima calça. Extremamente barata e com armadura alta. Será sua primeira calça em Mainland.
    Zaoan Legs Arm: 8, 2% Physical Protection O nível 80 Barata, e apesar de pesada, oferecerá a melhor proteção antes do nível 150
    Yalahari Leg Piece Arm: 8, Distance Fighting +2, 5% Death Protection O nível 150, onde você passará a alternar entre essa e a próxima Primeira calça que oferece Distance Fighting, mas com restrição de nível 80. Obtível em quests ou no market.
    Prismatic Legs Arm: 8, Distance Fighting +2, 3% Physical Protection Até uma nova calça ser lançada Melhor proteção contra físico, mas ainda pode ser substituída pela Yalahari, dependendo da situação. É mais barata que a anterior também, mas possui restrição de nível em 150+.
    Assim como nas armaduras, pulei algumas opções para manter a simplicidade, seguindo uma linha sem muitas opções "desnecessárias".

Agora sobre as botas, tenha em mente que é normal andar com 2 ou até 3 botas, além da equipada (isso geralmente em níveis maiores).

Botas
    Bota Nome Atributos Usar até... Por quê?
    Zaoan Shoes Arm: 1, +5 velocidade Nível 60 Sucessor natural da primeira bota (Leather Boots). Adiciona um pouco de velocidade, mas é relativamente cara.
    Boots of Haste Arm: 0, +20 velocidade Sempre Essa bota será sempre utilizada por você, até mesmo durante as hunts, apesar da Arm 0. +20 de velocidade faz grande diferença e ajuda muito os paladinos.
    Badger Boots Arm: 2, +10 velocidade Talvez até o 150 Sucessor da Zaoan Boots, possui exatamente o dobro de seus atributos e custa quase o mesmo, mas é restrita a level 60+.
    Guardian Boots Arm: 3, +2% Physical Protection, -2% Holy Protection Sempre, mas situacional Melhor defesa física disponível para botas. Apesar disso, a defesa nem sempre é tudo, e a não ser que você esteja servindo de tank, outras botas se tornam opções melhores.
    Prismatic Boots Arm: 3, +15 velocidade, +3% Death Protection Sempre, mas situacional Melhor arm/velocidade, mas com restrição de nível 150+. Utilizável em hunts que você precisa de velocidade pra "kitar" (fugir enquanto bate) dos monstros, mas que mesmo assim você acaba levando dano físico.
    Soft Boots Arm: 0, Regeneração Aprimorada (4 horas de duração)(reparável) Sempre, mas situacional Ajuda muito em aliviar os gastos em hunts. Não aconselhável em hunts que você realmente precisa de MUITA armadura para sobreviver. Em hunts mais longas/tranquilas, muito recomendado.

Para os amuletos, irei pular amuletos que usam carga/tempo por questões de praticidade, senão eu teria que fazer uma resenha de 1000 linhas só para essa sessão, dada a quantidade de amuletos utilizáveis em inúmeras situações diferentes.

Amuletos
    Amuleto Nome Atributos Usar até... Por quê?
    Scarf Arm: 1 Até conseguir dinheiro para o próximo Primeiro amuleto obtível que fornece armadura. Super barato e de fácil acesso.
    Platinum Amulet Arm: 2 Até o nível 75 Segundo amuleto sem restrição de nível com uma arm um pouquinho maior. Fácil acesso pelo market e valor não tão alto.
    Gearwheel Chain Arm: 3 Até ter acesso ao próximo da lista Sucessor natural do amuleto anterior, oferece um pouco mais de defesa sem limite de tempo e melhor opção "permanente" para o slot nessa faixa de nível.
    Foxtail Amulet Arm: 2, 5% Physical Protection Sempre Melhor defesa física para o slot, mas bem mais difícil de se obter: Completando a The Curse Spreads Quest
    Amulet of Loss Previne a perda de itens Ocasionalmente Custa 50k e é recomendado ter um na sua backpack caso você morra e perca suas blessings, assim você não fica exposto a traps perto dos lugares de fazer blessings

Por fim, mas não menos importante, nós temos pouquíssimas opções de anéis permanentes, sendo a única opção viável ao público geral o Butterfly Ring (+2 arm, 3% death protection), com restrição para nível 50+. É bem barato dependendo do mundo, então compre um assim que chegar ao nível 50.

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~* ~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

Armas e Escudos

Primeiro de tudo, é importante ter em mente que você irá trocar MUITO de armas no começo do jogo, principalmente pela quantidade de opções que temos e a velocidade que ganhamos nível, liberando assim melhores opções. Essa troca só irá terminar depois do nível 100 e se você é ou não é muito bem estabelecido financeiramente. Quando voltei a jogar, troquei muito ainda entre bows e crossbows e as opções, joguei muito dinheiro no lixo, mas consegui chegar ao ponto em que tenho as melhores opções e, assim, não preciso mais me preocupar com isso.

Em níveis mais baixos (150-) você vai notar que, caso tenha problemas financeiros, caçar com spears e shield é uma opção mais viável, mas também só utilizada em hunts bem mais tranquilas, tornando a exp um pouco mais difícil de se obter.

Depois do nível 150 eu não vejo sentido utilizar escudos. Você tem acesso a muitas armaduras com redução física de dano, além de skills (tanto distance quando habilidade de se movimentar) e armas que beiram os 100% de hit rate, que hunts de escudo se tornam muito improdutivas. Ainda assim, como na minha época eu utilizei escudo por muito tempo, consigo guiar a galera até a transição e o abandono dos mesmos.

Mais um ponto importante que eu gostaria de deixar claro é a importância dos modificadores de hit rate (precisão de acerto) dos bows e crossbows. Os crossbows possuem, de forma geral, um ataque maior e um hit rate menor, ao contrário dos bows, com ataque menor e hit rate maior. Em linhas gerais, eu considero muito mais importante uma hit rate maior, portanto um dano médio maior, do que danos massivos mas com médias menores.

Calculadoras antigas (não achei nenhuma funcionando atualmente) sempre mostraram que mesmo com modificadores iguais, Bows tem uma hit rate naturalmente maior que os Crossbows, portanto, bows possuem uma média de dano maior por errar menos, enquanto crossbows dão hits pontualmente maiores, mas costumam errar mais.

Existe uma munição específica, os Sniper Arrows, que também em calculadoras antigas, mostravam uma média maior de acertos, mas mesmo utilizando a melhor hit rate do jogo com skills 115, não consegui 100% de acerto, portanto, eu acredito que existe um limite máximo de 99% de chance de acerto.

Sem mais delongas, vou começar pelos escudos, uma vez que é o que começamos logo após sair de Dawnport.
    Com exceção do último escudo, nenhum outro escudo listado aqui possui restrição de nível, portanto, procure sempre o próximo da lista e troque assim que financeiramente possível.

Escudos
    Escudo Nome Atributos Por quê?
    Dwarven Shield Def: 26 Custa 100gps e é uma defesa explêndida para níveis mais baixos.
    Dragon Shield Def: 31 Custa 4.000gps e é uma alternativa de baixo custo caso você não tenha blessings, além de ser bem mais forte que o anterior.
    Vampire Shield Def: 34 Uma alternativa boa e de baixo custo para o próximo da lista. Não deve custar mais do que 20k, facilmente encontrado por 15~16k. É bem leve também.
    Demon Shield Def: 35 Na minha opinião é o melhor shield até o nível 80 por conta de seu peso (26 o.z.). Por mais que não seja o mais forte, o fato de ser tão leve entrega muita vantagem quando sair para caçar com toneladas de suprimentos. Custa em torno de 40~50k
    Mastermind Shield Def: 37 Melhor defesa até o nível 200, mas geralmente tem o preço um pouco encarecido por ser difícil de se encontrar.
    Rift Shield Def: 37 Melhor defesa até o nível 200, geralmente mais barato que o Mastermind Shield, mas alguns o.z. mais pesado. Pessoalmente prefiro esse por conta do preço.
    Gnome Shield Def: 38, shielding +2, 6% physical protection, 8% energy protection, -2% ice protection Melhor escudo do jogo, extremamente caro, e sinceramente, um item de ostentação para paladinos, uma vez que você raramente irá utilizá-los depois do nível 200, se utilizar.

Escondi várias alternativas de escudos para diminuir gastos desnecessários com trocas caras para ter +1 de def. Na minha opinião, guardar dinheiro para comprar o Demon Shield é a melhor opção para qualquer jogador que já tiver um Dragon Shield. A diferença de defesa para os intermediários entre o Dragon e o Demon é pequena, e a troca pode custar um pouco caro.

Agora no tópico de armas de distância com escudo, será o que você irá usar com maior frequência em níveis mais baixos por basicamente dois motivos: é mais barato e é mais seguro. Se você for como eu, que passou boa parte do tempo jogando sozinho, principalmente antes do level 100, usar escudos acaba tendo uma maior prioridade, pelo menos até você aprender os limites do seu personagem.

IMPORTANTE: boa parte de armas de distância de uma mão possuem range 3, ou seja, menor que o range 4 de qualquer criatura que ataca de longe, te forçando a chegar mais perto das criaturas e fazendo com que elas corram de você, muitas vezes te colocando em situação difícil, dependendo de onde estiver caçando. Então tome cuidado.

Armas
    Arma Nome Atributos Usar até... Por quê?
    Spear Atk: 25, Range: 3 Até o nível 25 Spear mais básica e a mais barata. Arma de entrada dos paladinos.
    Hunting Spear Atk: 32, Range: 3 Até o nível 25 Spear que poderia ser utilizada entre o nível 20 e 25, mas é difícil de encontrar e pode estar com um preço meio elevado no market, não valendo a pena.
    Royal Spear Atk: 35, Range: 3 Até o nível 42 Spear barata e sucessora natural após o nível 25. Facilmente encontrada no market, caso você não seja premium para comprar dos npcs.
    Enchanted Spear Atk: 38, Range: 4 Até o nível 80, alternando entre essa e a próxima Opção ligeiramente mais cara, mas quebra bem menos e única spear com range 4 (antes do 80). Facilmente encontrada no market ou criada com a magia Enchant Spear
    Glooth Spear Atk: 55, Range: 3 Até o nível 80, alternando com a anterior Ataque alto, mas levemente mais cara por conta de só ser obtida de loot de criaturas ou com sorte. Limitação de nível 60+
    Assassin Star Atk: 65, Range: 4 Sempre Melhor arma de uma mão para paladinos. Agora facilmente encontrado no market por preços mais acessíveis. Sempre tenha algumas com você, junto com o seu escudo, para situações de emergência.

Todas as armas de uma mão tem uma chance de quebrar (ou seja, elas acabam durante a hunt). Balancear entre poções e munição fica a seu critério, e com o tempo você acostuma com o seu personagem o suficiente para saber quantas de cada deve levar para as hunts.

Mas finalmente, vamos ao que interessa: as armas de duas mãos.

Algumas propriedades importantes dessas armas: Possuem pelo menos range 5 (1 maior que as criaturas que atacam de longe), algumas possuem modificadores de ataque e precisão (muito importantes!) e combinado com as munições, atingem os maiores picos de dano dos paladinos. Serão sua opção principal após o nível 100 (eu passei a me acostumar com elas somente depois do 150, mas eu sou ruim, não seja eu XD). Além disso, você será introduzido aos Imbuements, que irei discutir em maior profundidade logo depois dessa sessão.

Irei começar falando das Bestas e suas munições: maior ataque, menor precisão. Ótimo para hunts solo.

Bestas
    Besta Nome Atributos Slots para imbuir Usar até... Por quê?
    Crossbow Range: 5 3 Até o nível 50 Primeira besta disponível aos paladinos, e sinceramente, utilizável apenas para se acostumar com o estilo de hunt. Não oferece nenhum benefício.
    Ornate Crossbow Range: 6, Atk: +1, Precisão +2% 0 Até o nível 75 Pode custar caro, depende do market, mas é a melhor opção para o nível 50 até se obter a próxima da lista
    Arbalest Range: 6, Atk: +2, Precisão +2% 0 Até conseguir adquirir e usar qualquer um dos próximos Obtido na Pits of Inferno, é o sucessor natural do anterior e não é tão caro quanto os próximos.
    Crystal Crossbow Range: 6, Atk: +4, Precisão +3% 0 Até conseguir adquirir/usar um dos próximos Drop das Warzones, pode custar bem caro dependendo do mundo, mas é a melhor opção para nível 90+.
    Crossbow of Destruction Range: 6, Atk: +6, Precisão +6% 3 Para sempre Melhor crossbow até o nível 250, mas pode custar até 3kk dependendo do market (custa 50 gold tokens).
    Rift Crossbow Range: 5, Atk: +5, Precisão +4% 3 Até obter a opção anterior ou a próxima Opção bem mais barata que o anterior ou a próxima. Ótima pra quem tem pouco dinheiro. Restrito a level 120+.
    Umbral Master Crossbow Range: 5, Atk: +9, Precisão +4%, Distance Fighting +3 2 Sempre Melhor crossbow do jogo, nível 250+. Como ele possui +3 de distance fighting, vc tem apenas 2 imbuements slots, o que te limita um pouco as opções. Ainda assim, a opção mais forte.

Quanto aos bolts, pouca informação precisa ser adicionada além do senso comum, com exceção de duas bolts em específico.
    Utilize a melhor bolt para o seu nível, não tem segredo. Não vale a pena utilizar uma bolt mais fraca por questões econômicas, uma vez que quanto maior o ataque oferecido pela sua munição, mais rápido o monstro será derrotado, resultando em mais monstros mortos por minuto e um lucro/exp maior.

Os dois bolts que me referia são os Infernal bolts e os Spectral bolts, ambos não podem ser adquiridos de npcs.

Os Infernal Bolts são o segundo mais forte em ataque (possuem atk 72). Por sua grande força, é normal que eles possuam uma certa dificuldade de serem adquiridos. São restritos a level 110+ e custam um Soul Orb no NPC A Sweaty Cyclops. E depois de 14 anos jogando, percebi que a tradução desse npc é "um ciclops suado" e não "um ciclops querido".

Os Spectral Bolts são ainda mais poderosos que o anterior, possuindo atk 78 (!!!) e limitação de nível 150, mas felizmente, são facilmente adquiridos utilizando a magia Conjure Spectral Bolt, que conjura 100 desses poderosos bolts por uma hora, mas infelizmente, tem tempo de recarga de 10 minutos, ou seja, você não pode fazer duas BPs desse bolt e ir caçar durante o fim de semana. Eles devem ser conjurados e utilizados durante a hunt.

Caso você conjure 400 ou 500 deles antes de ir caçar, provavelmente poderá caçar apenas com eles por um bom tempo até ficar sem munição se você conjurá-los durante a hunt sem perder muito tempo a cada 10 minutos. Vale a pena lembrar que o custo da sua hunt cai muito quando utilizados apenas os Spectral Bolts, uma vez que eles não tem custo em GP.

Seguindo adiante, temos os Arcos (bows). Ataque e peso menor, precisão e dano médio potencialmente maior, além de uma média de range maior que os crossbows.
    Utilizável em hunts solo justamente por causa do peso menor, mas com o tempo acaba sendo utilizado apenas em hunts em grupo com um Knight ou em hunts que você mata muitos monstros ao mesmo tempo, combinando os arcos com os Diamond Arrows, que é a versão do Spectral Bolts para Bows, mas que ao invés de possuir um ataque absurdamente alto, eles explodem cobrindo uma área bem grande, causando um dano razoável em muitas criaturas ao mesmo tempo.

Arcos
    Arco Nome Atributos Slots para imbuir Usar até... Por quê?
    Bow Range: 6 0 Até adquirir o próximo Primeiro bow e o mais barato. Sinceramente utilizável apenas para treinar o estilo de hunt, não oferece nenhum benefício adicional.
    Elvish Bow Range: 6, Precisão +5% 3 Até adquirir o próximo Sem limitação de nível e com +5 de precisão (isso é muita coisa), é um bow excepcional para treinar distance fighting por conta da precisão e até para caçar em níveis mais baixos.
    Icicle Bow Range: 6, Precisão +4%, Atk +1 3 Até o nível 85, quando poderá utilizar o próximo Sem limitação de nível e antigo "rare", seu preço caiu igual o valor do bitcoin em janeiro de 2018 por conta de ser dropável de um boss diário e hoje custa até 30k dependendo do servidor. Seu bônus de ataque é aceitável e acaba se tornando melhor que o Elvish, se você tiver dinheiro pra gastar.
    Hive Bow Range: 6, Precisão +5%, Atk +2 3 Até poder utilizar/adquirir qualquer um dos próximos Sucessor natural do Icicle Bow, com restrição de nível 85+. Pode ser um pouco caro dependendo do servidor, mas é a melhor opção para a faixa de nível (excluindo opções bem mais caras como o Warsinger Bow)
    Bow of Destruction Range: 6, Precisão +6%, Atk +6 3 Até o nível 250 Melhor custo benefício para nível 100+, podendo custar até 3kk (ou 50 Gold Tokens), mas com os melhores atributos até o último bow.
    Mycological Bow Range: 6, Precisão +4%, Atk +4 3 Até o nível 120 Bow de baixo custo para quem não tem dinheiro suficiente para adquirir o Bow of Destruction. Atributos balanceados e bem mais ataque que o Hive Bow.
    Rift Bow Range: 7, Precisão +3%, Atk +5 3 Até adquirir o Bow of Destruction Bow de baixo custo para quem não tem dinheiro suficiente para adquirir o Bow of Destruction. Possui um dos maiores ranges (apenas qualidade de vida) e um bonus de atk considerável, apesar da baixa precisão. Restrito a level 120+.
    Umbral Master Bow Range: 7, Precisão +5%, Atk +6, Distance Fighting +3 2 Sempre Para nível 250+, é o melhor bow disponível no jogo, e apesar de possuir apenas 2 imbuements, o range e o bonus de skill são suficientemente valiosos para cobrir esse "defeito". Pode custar até 15kk dependendo do servidor.

Quanto aos Arrows disponíveis, vale a pena falar um pouco sobre os arrows elementais e o Diamond Arrow citado anteriormente.
    Nunca tive muito a oportunidade de realmente utilizar os arrows elementais quando eu estava na faixa de level que eles poderiam ser realmente úteis, mas apenas olhando para seus atributos, consigo falar com propriedade que eles são inúteis, exceto em situações extremamente específicas como o treino com Modified Gnarlhound, e que ainda assim, temos opções melhores quando realmente precisamos de dano elemental.

Siga a mesma regra: utilize o melhor arrow para o seu nível, sem se preocupar com o preço. Quanto mais ataque, melhor.

Voltando aos Diamond Arrows, eles deverão ser utilizados principalmente em hunts em grupo, quando você sabe que muitas criaturas serão luradas ao mesmo tempo, ou até mesmo em situação similar durante hunts solo. Apesar do dano base dele ser menor (você vai ver que seus hits dificilmente vão ter atingir os mesmos picos de dano do que utilizando arrows normais), o dano é repetido para todas as criaturas atingidas na área. O mesmo se aplica ao Burst Arrow, mas infelizmente ele possui um dano e uma área de explosão bem menores.

Sobre hunting grounds
    sessão em construção!

Spoiler: Mostrar informações desatualizadas

Patch notes 08/02/2018

• Sessão de hunting grounds teve informações antigas escondidas pela tag spoiler
    • Sessão de armas e escudos finalizada.
    Patch notes 19/01/2018

• Sessão de equipamentos finalizada;
    • Sessão de armas e escudos em construção.

Publicidade:
    Imagens Anexas Imagens Anexas   
    Última edição por larutan; 15-02-2018 às 12:13.

Registro
    12-09-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas DebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Meus Parabens
    tutorial muito bom
    vai ajudar muito os iniciantes
    mas poderia ter posto skills com leveis...
    tipo lvl 20 skills 60/xx tals...
    mas tirando isso fiko feraaa
    Cya~

MVP 2010 Avatar de Juba~
    Registro
    11-05-2008
    Uma aí que tem tubarões e plantações de cana de açucar.
    Conquistas CríticoEscritorAdepto do OffDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Particularmente gostei do tuto
    e vou anexa-lo a enciclopedia assim que alguem me ensinar como "camuflar" links

(tipo, coloko pra clikar onde tem escrito "Tutorial lvl 1~150 by larutan" e ele vem pra ca :S)
    Eskeci como faz xD
    É.

Registro
    12-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Juba Tasso Ver Post

(tipo, coloko pra clikar onde tem escrito "Tutorial lvl 1~150 by larutan" e ele vem pra ca :S)
    Eskeci como faz xD
    É só clicar no ícone "Inserir Link", vai aparecer uma janelinha, coloque o seu link nela.
    Vai aparecer automáticamente os tags na mensagem, e um link selecionado, é só digitar o que você quiser la ^^
    Seu link* estará camuflado.
    (no caso do forum né xD)
    Última edição por larutan; 04-07-2010 às 23:34.

Registro
    16-05-2008
    Conquistas CríticoDebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eskeci como faz xD

Tutorial lvl 1~150 by larutan
    Assim? /\ xD
    Eu peguei o link do single post, não do tópico.
    Só fazer assim:
    1- Escreve o nome que irá camuflar, no caso Tutorial lvl 1~150 by larutan.
    2- Copia o link do tópico/single post, no caso: http://forums.tibiabr.com/showthread...28#post4260528
    3- Subline o nome que irá camuflar, no caso Tutorial lvl 1~150 by larutan.
    4- Vá nakele globo terreste perto da fonte/smilies da barra de ferramentas, clique nele.
    5- Cole o endereço copiado lá, aperte OK.
    6- Pronto, link camuflado.

@TOPIC
    Gostei bastante, mas vc poderia dizer q pra depois do lvl 20 trokar a armor pra blue robe. Eu uso, por falta de dinheiro msm, e planejo ficar até lvl 75 +-. Isso por falta de renda claro. E poderia dar mais opções para hunt free, principalmente no lvl 50~80 que é quando o pessoal coloca p.a. msm.
    Abraços,
    Trek~

<Editado>

Registro
    16-12-2008
    Conquistas CríticoDebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eskeci como faz xD

tutorial lv 1~150 by larutan

como fazer o seu?
    1º ponha isso : [URL= <--- dps desse "=" tu poe o url do site ,

exemplo : www.tibiabr.com, dps nao esqueça de feichar as [B]caichotes[/B]

2º dps que coloco a URL, ponha um nome de preferencia no meio

exemplo : []PONHA KALKER NOME AKE[]

3º para finalizar " [/url] "

@topico ~~

mei bagunçado , mas ta legal ja que o tutor eh pela sua experiencia no tibia e nao um ctrl+c e ctrl+v como mtos outros :riso:
    O Suor e o Cansaço, Fazem Partes dos meus Passos(8)
    <3

Registro
    12-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Adicionei os barbarian camps nos leveis 51~80.

Estarei sempre colocando mais locais, sempre que puder.

Registro
    19-04-2007
    Conquistas Sagaz CitizenMain CitizenAdepto do OffColunista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

bem lgl

no ultimo andar de hellheim 80 ja vai =)

q programa vc usa pra escreve ans fotoS?
    Ta boa assim a sign?Ta nos limites agora!

Registro
    12-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Henriiquee~ Ver Post
    bem lgl

no ultimo andar de hellheim 80 ja vai =)

q programa vc usa pra escreve ans fotoS?
    As fotos eu tirei diretamente do TibiaWiki, só copiei o link e coloquei aqui, como disse no fim do tuto.
    Só a dos barbarians, que eu coloquei as setas, ai eu usei o paintzão mesmo XD

Realmente, level 80 já entra no último andar de Helheim, mas é arriscado se ele não souber jogar direito ainda.
    Mas se quiser entrar nas casas pra matar braindeath, lost soul ou betrayed, é level 100 mesmo.
    Última edição por larutan; 09-02-2009 às 21:01.

Registro
    20-09-2008
    Conquistas DebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

otimo tutu

aprovado.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Enciclopédia Dos Druidas
    Por *MaGmaN* no fórum Druid
    Respostas: 20
    Último Post: 17-05-2009, 00:23