Curtir Curtir:  0
Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 49

Tópico: Feedback da comunidade

  1. #1
    Avatar de Heenett
    Registro
    19-09-2004
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    35
    Posts
    4.426
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Feedback da comunidade

    O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site de Tibia, mês de fevereiro. O original em inglês pode ser encontrado aqui.

    Feedback da comunidade
    Customer Feedback

    Artigo originalmente escrito por Tibia.com.
    Tradução por Heenett
    Revisão por Havengar


    Para uma empresa como a Cipsoft e para um jogo como Tibia, coletar feedback (opinião) dos jogadores é muito importante. O feedback da comunidade é a base de todas as nossas decisões que afetam a mesma. Para desenvolver o Tibia e melhorar os nossos trabalhos, é importante saber o que vocês, nossos jogadores, gostam, o que não gostam e o que esperam para o futuro. É claro que nem todos os jogadores compartilham uma mesma opinião em relação a todos os assuntos. E isso pode ser visto claramente nas discussões em nossos forums. Não importa que decisões sejam tomadas, que mudanças sejam implementadas, sempre existirão aqueles jogadores que irão aprovar as nossas atitudes, aqueles que irão reprová-las e aqueles que simplesmente não ligarão. Quando coletamos e avaliamos o feedback dos jogadores, nós sempre tentamos determinar qual é a opinião da maioria da comunidade. Muitas vezes criticam a nossa maneira de usar o feedback dos jogadores, então nós gostaríamos de falar a vocês mais em relação a esse processo de coleta e avaliação de feedbacks. Nós gostaríamos de mostrar a vocês onde nossos olhos e ouvidos estão, como o seu feedback chega até nós e o que nós fazemos com ele.


    Uma maneira direta de nos dizer o que você pensa é usar uma de nossas feedback forms (formulário de opinião). Algumas vezes nós pedimos opiniões relacionadas a tópicos de discussão específica, assuntos que estão sendo ou serão discutidos internamente em breve. Muitas vezes a avaliação do feedback vindo das feedback forms nos faz ver um determinado assunto por diferentes ângulos. Se você quer nos enviar feedback em relação a um assunto que não possui uma feedback form específica, você pode usar a feedback form geral para nos informar em relação a qualquer assunto que você considere importante. A feedback form geral é reiniciada e organizada mensalmente. Todos os comentários são lidos e todas as opiniões são categorizadas e contadas. Por exemplo, em outubro, novembro e dezembro de 2008, a maior parte do feedback que recebemos era em relação a nossa maneira de aplicar as regras aos jogadores, sendo a nossa forma de lidar com cheaters especialmente criticadas. Outros tópicos abordados pelos jogadores foram o balanceamento de vocações e os lags e kicks, por exemplo. Uma maneira similar, porém mais simples de saber o que a comunidade pensa são as nossas enquetes semanais. No nosso forum também temos um tópico para discussões sobre as enquetes, algo que lemos com muito interesse.

    Nós também ouvimos as opiniões expostas no board de proposals (forum de propostas). Esse board é checado regularmente por um community manager. Todas as suas propostas são lidas e as idéias mais interessantes são guardadas, organizadas e discutidas. As propostas mais populares são avaliadas e adicionadas à lista das melhores propostas. Mais informações em relação as classificações da lista das melhores propostas podem ser encontradas aqui. Se o tempo permite, os motivos do posicionamento de uma determinada proposta em uma determinada classificação da lista são justificados no próprio tópico da proposta. Por exemplo, muitos jogadores gostavam da idéia de um servidor retrô, onde seria possível jogar Tibia como ele era alguns anos atrás. Depois de discussões com a gerência de produto, a proposta foi classificada como rejeitada e as razões da rejeição foram expostas pela CM Mirade no tópico referente à proposta. Várias propostas já foram aceitas e inclusas no jogo após serem enviadas para os departamentos responsáveis, como um campo de futebol, a compra direta de suprimentos em backpacks, ou lobisomens. As proposals (propostas) são reavaliadas após algum tempo, de modo que vocês não precisam se preocupar, porque nós não nos esqueceremos de nada. Se a avaliação de alguma proposta por acaso mude, a lista das melhores propostas é atualizada e um post de aviso é feito no tópico da proposta.


    São diversos os fatores que determinam se uma proposta vai ou não ser implementada ao jogo. É claro que antes de mais nada, uma proposta é avaliada pelo sentido que ela faz e pelo tanto que a comunidade a aprova. Tendo isso feito, o próximo passo é determinar se a proposta é, do ponto de vista técnico, aplicável, sendo que algumas vezes determinar isso não é tão fácil quanto parece. Principalmente por causa da maneira como o Tibia é programado. Além de tudo, a proposta precisa se encaixar no nosso conceito geral de Tibia, sendo a proposta de trazer os velhos outfits de volta um bom exemplo. Por não se encaixarem mais no estilo gráfico do Tibia e por não possuírem addons, tais outfits não se encaixam mais no nosso conceito de Tibia. Entretanto, outras propostas muito aprovadas pela comunidade são consideradas por nós idéias promissoras, como a idéia de criarmos uma segunda promotion ou de um casamento tibiano. Essas são idéias que serão discutidas mais cedo ou mais tarde. Se é decidido que uma proposta será implementada ao jogo, o próximo passo é determinar o quão relevante ou urgente a idéia é, ou se existem outros tópicos mais importantes que devem ser implementados primeiro. O feedback que recebemos dos jogadores nos ajuda a determinar a relevância de certos tópicos. Ou seja, se poucos jogadores falam sobre um assunto e muitos falam sobre outro assunto, esse outro assunto é sem dúvidas mais importante. Outro fator que influencia na nossa decisão de colocar ou não uma proposta no jogo é o tempo que demorará para implementá-la e quem a fará. É por isso que uma idéia simples como um campo de futebol pode ser implementada mais rapidamente que outra idéia julgada mais relevante. Atualmente nossos programadores tem pouco tempo disponível, de modo que se a implementação de uma proposta não urgente requer muita programação, é natural que o todo o processo leve bem mais tempo para ser concluído. É claro que o tempo de implementação não é o único fator que influencia nossa decisão sobre o futuro de uma boa proposta. Por exemplo, mudanças no sistema de aplicação das regras sempre terão um impacto muito maior no Tibia do que a criação de um campo de futebol. De modo que tais mudanças terão que ser pensadas e avaliadas por muito mais tempo. E mais: vários departamentos são responsáveis pela diversas categorias de propostas, de modo que enquanto os programadores precisam investir todo o seu tempo em uma única idéia a equipe de conteúdo pode, simultaneamente, criar novas áreas, quests e itens, por exemplo. Por isso algumas propostas que parecem ser menos importantes são implementadas antes de propostas aparentemente mais relevantes. Outro ponto importante de ser analisado é que algumas vezes diferentes propostas se contradizem. Mesmo que ambas sejam boas propostas e recebam amplo apoio da comunidade, é preciso decidir qual delas aceitar: por exemplo, muitos jogadores desejam ter mais informações em relação a outros jogadores, enquanto vários outros jogadores desejam mais privacidade. Outra maneira de pedirmos feedback diretamente a vocês, é por meio de nosso forum. Nele você pode participar de discussões referentes a notícias e artigos oficiais com community managers, por exemplo. Você também vai encontrar tópicos discutindo diferentes assuntos regularmente.

    Nós sabemos também que nem todos os jogadores nos dão feedback, seja por conveniência, limitações de linguagem ou qualquer outra razão. Por causa disso, nós também lemos os forums de nossos supported fansites para reunir feedback. Essa é uma tarefa difícil, uma vez que nossos community managers não são poliglotas. Então, assim como muitos jogadores fazem, nós usamos programas de tradução para captar o assunto e o tom geral do post de um jogador.

    Outra fonte de feedback são nossos ajudantes voluntários, especialmente os gamemasters, que nos informam em relação a dificuldades e assuntos discutidos pela comunidade.

    A coleta de feedback dos jogadores é uma tarefa diária, os community managers fazem isso. Nós enviamos cada feedback para seu respectivo departamento, participamos das discussões usando os argumentos dos jogadores e defendendo o ponto de vista de vocês. Nós também fazemos o possível para informá-los sobre as respostas que recebemos nesses debates. Nós fazemos o possível para responder vocês com o máximo de franqueza e detalhes que conseguimos, mas, por favor, entendam que algumas informações são sigilosas. Outra razão comum para a ausência de respostas nossas é o fato de nenhuma decisão referente ao determinado assunto ter sido tomada. Muitas vezes é impossível dar a vocês respostas, mesmo as mais simples, com as discussões ainda em andamento. Se nós ainda não sabemos a resposta, não podemos dá-las a vocês. E também, infelizmente, nós não temos tempo o bastante para dar atenção a todos os tópicos de discussão da comunidade simultaneamente, de modo que temos que responder um tópico de cada vez.

    De modo a podermos trabalhar com o feedback de vocês, a qualidade do que vocês escrevem é muito importante. Com certeza vocês podem compreender que se nós lermos apenas mensagens de “CipSoft sux” ou “pior update de todos”, ou outra forma de xingamento sem sentido, nós não saberemos o que incomoda vocês: tudo o que essas mensagens dizem que é alguma coisa os desagrada. Se vocês deixarem claro o que os desagrada, as razões disso os desagradar ou as suas dúvidas quanto ao tema, vocês poderão nos ajudarão muito mais.


    Muitas vezes, colegas de outros departamentos checam tópicos em nosso fórum ou nos fórums de nossos fansites, especialmente se eles encontram alguma discussão particularmente interessante para eles. Por exemplo, muitas vezes você vai ler posts de pessoas da equipe de conteúdo e respostas de um programador durante uma período de testes ou durante um update, seja em nosso fórum ou nos forums dos supported fansites.

    Nós somos realmente gratos pelo feedback que vocês nos dão, então se existe algo que vocês querem nos dizer, vocês agora conhecem as diferentes maneiras de fazê-lo. Feedback geral em relação a qualquer assunto pode ser enviado diretamente atrás das feedback forms. Se vocês manifestarem sua opinião em discussões diferentes de boards diferentes, nós também os ouviremos. E mais, tais discussões são boas para testar seus argumentos. Talvez algum outro jogador ache uma falha em seus argumentos, de modo que juntos vocês possam construir um argumento bem mais forte. Se você tem uma proposta que gostaria de nos enviar ou de discutir com os outros, o board de propostas é realmente o melhor lugar pra isso.

    Nós gostaríamos de agradecer a vocês por todo o feedback que nos foi dado. Nós esperamos que com esse artigo nós tenhamos conseguido mostrar a vocês um pouco do que fazemos com seu feedback e o motivo de algumas vezes as coisas não serem feitas conforme vocês esperam.

    Continuem nos dizendo suas opiniões!
    Equipe de Community Managers.

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Rocko; 30-08-2012 às 20:49. Razão: Atualização do título

  2. #2
    Avatar de Havengar
    Registro
    20-09-2004
    Localização
    São Paulo - Mooca
    Idade
    45
    Posts
    19.500
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    E tem gente que acha que postar as propostas de melhoria ao jogo não adianta. Talvez agora entendendo e compreendendo melhor como funciona todo o processo, muita gente mude de idéia.


    Abraço

    []'s

    /¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_/


    Quer me seguir no twitter?
    http://www.twitter.com/baydir


    Me encontrem tbm no TibiaSpace
    http://tibiaspace.com/showprofile/Havengar


    Facebook
    http://www.facebook.com/baydirgois

  3. #3
    Avatar de Rayer
    Registro
    09-03-2005
    Localização
    Florianópolis
    Posts
    3.265
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Compreendo perfeitamente, a opinião do cliente é fundamental para o mantenimento da comunidade.

    E por favor, não dêem pilha pra gente desesperada fazer corrida de posts
    Última edição por Rayer; 02-02-2009 às 19:34.

  4. #4
    Avatar de Lucilon
    Registro
    01-09-2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    30
    Posts
    663
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Hehe, eu achava que postar as proposals no fórum nao adiantava porra nenhuma :p

    Pelo menos não lembro de nenhuma proposal aki do tibiabr que foi parar no jogo

    anyway boa matéria

    Flws.
    TibiaBR User Since 01/09/2007, Main Citzen since 07/09/2009

    Yes, I'm back!


  5. #5
    Avatar de Shaman~
    Registro
    17-09-2008
    Localização
    Sorocaba
    Posts
    780
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    e sempre bom postar nem que seja pra compartilhar as ideia somente




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

  6. #6
    Avatar de Sadan xD
    Registro
    26-09-2008
    Idade
    33
    Posts
    1.555
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    muito bom isso ae
    realmente eles dao atençao ao que os player pensam
    [ ]'s
    21:12 Klose Knight [9]: velho
    21:12 Klose Knight [9]: te pago 1 boquet
    21:12 Klose Knight [9]: ese voce deixa eu pega skill
    21:12 Klose Knight [9]: minha

    Citação Postado originalmente por zuiozim Ver Post
    Ola Caros Tibianos,sou o Seremontis,um char ai do tibia,q estou tentando ser top,sei q nasci no pais errado,eu queria ser brasileiro,mais fazer oque,tenho de me contentar em bater a cabeça no teclado e nao reclamar de dores de cabeça,Queria tbm dizer q os polandeses usam muito bots e cheats,sim eu tbm uso eh fato,mais qual o problema todos usam.Bom eh só isso por hj.
    16:52 Princezinha do pop [30]: OW
    16:52 Princezinha do pop [30]: BORA ARMOR
    16:52 Princezinha do pop [30]: O MORRE
    16:52 Sokanos Alria [25]: oi
    16:52 Princezinha do pop [30]: ^^
    16:52 Sokanos Alria [25]: calma
    16:52 Sokanos Alria [25]: tem oto char
    16:52 Sokanos Alria [25]: com armor melhor
    16:52 Sokanos Alria [25]: to entranu
    16:52 Princezinha do pop [30]: ZUERA

  7. #7

    Registro
    02-02-2009
    Idade
    31
    Posts
    8
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Quem tem boca fala o que quer...
    Mais de qualquer maneira é bom eles mostrarem aos players que eles prestam atenção no que nós pensamos.
    Só que se fosse por maioria de posts no local de proposals, o post para o retorno do antigo sistema de health já deveria estar de volta á muito tempo.

    Mais de qualquer maneira eu gostei muito do Artigo Oficial, quero que eles realmente usem as propostas dadas pelos jogadores, afinal de contas, nós somos os clientes, e os clientes sempre tem razão.
    Última edição por Magonyax; 02-02-2009 às 20:05.

  8. #8
    Avatar de psy slack
    Registro
    12-01-2007
    Idade
    34
    Posts
    208
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Feedback é rox,ajuda sim.A ideia dos velhos outfits foi boa *.*

  9. #9

    Registro
    02-02-2009
    Idade
    31
    Posts
    8
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por psy slack Ver Post
    Feedback é rox,ajuda sim.A ideia dos velhos outfits foi boa *.*
    A idéia dos velhos outfits na minha opnião é meio "sem graça", existem tantos outfits que poucas pessoas possuem, além dos graficos serem "ultrapassados", acho que essa idéia tornaria o jogo meio que "estranho", para quem já está acostumado com os seus addons.

    Mais cada um com o seu gosto.

  10. #10

    Registro
    03-01-2009
    Idade
    29
    Posts
    8
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão outfits

    Eu acho que seria rox os velhos outfits.Pois eles fazem parte da história do tibia e msm n tendo addon acho q poderiamos fazer uma quest para conquista-las.
    __________________________________________________ _________________
    Uma coisa que seria bem lgl é os players podendo interagir melhor com as criaturas e com os gamemasters.


    Bye thx abraço a tds da equipe do tibiabr e a tds do da staff do tibia.
    E um grande abraço para a CM Mirade e para tds os cipsoft members

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online



Tópicos Similares

  1. Taverna | 281 Curiosidades! Vejam!
    Por Gordo Jr no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 49
    Último Post: 15-12-2009, 11:22
  2. Taverna | A verdade sobre a maconha
    Por Be the Fox no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 25
    Último Post: 25-03-2009, 18:54

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •