O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site de Tibia, mês de fevereiro. O original em inglês pode ser encontrado aqui.
Feedback da comunidade
Customer Feedback
Artigo originalmente escrito por Tibia.com.
Tradução por Heenett
Revisão por Havengar
Para uma empresa como a Cipsoft e para um jogo como Tibia, coletar feedback (opinião) dos jogadores é muito importante. O feedback da comunidade é a base de todas as nossas decisões que afetam a mesma. Para desenvolver o Tibia e melhorar os nossos trabalhos, é importante saber o que vocês, nossos jogadores, gostam, o que não gostam e o que esperam para o futuro. É claro que nem todos os jogadores compartilham uma mesma opinião em relação a todos os assuntos. E isso pode ser visto claramente nas discussões em nossos forums. Não importa que decisões sejam tomadas, que mudanças sejam implementadas, sempre existirão aqueles jogadores que irão aprovar as nossas atitudes, aqueles que irão reprová-las e aqueles que simplesmente não ligarão. Quando coletamos e avaliamos o feedback dos jogadores, nós sempre tentamos determinar qual é a opinião da maioria da comunidade. Muitas vezes criticam a nossa maneira de usar o feedback dos jogadores, então nós gostaríamos de falar a vocês mais em relação a esse processo de coleta e avaliação de feedbacks. Nós gostaríamos de mostrar a vocês onde nossos olhos e ouvidos estão, como o seu feedback chega até nós e o que nós fazemos com ele.
Uma maneira direta de nos dizer o que você pensa é usar uma de nossas feedback forms (formulário de opinião). Algumas vezes nós pedimos opiniões relacionadas a tópicos de discussão específica, assuntos que estão sendo ou serão discutidos internamente em breve. Muitas vezes a avaliação do feedback vindo das feedback forms nos faz ver um determinado assunto por diferentes ângulos. Se você quer nos enviar feedback em relação a um assunto que não possui uma feedback form específica, você pode usar a feedback form geral para nos informar em relação a qualquer assunto que você considere importante. A feedback form geral é reiniciada e organizada mensalmente. Todos os comentários são lidos e todas as opiniões são categorizadas e contadas. Por exemplo, em outubro, novembro e dezembro de 2008, a maior parte do feedback que recebemos era em relação a nossa maneira de aplicar as regras aos jogadores, sendo a nossa forma de lidar com cheaters especialmente criticadas. Outros tópicos abordados pelos jogadores foram o balanceamento de vocações e os lags e kicks, por exemplo. Uma maneira similar, porém mais simples de saber o que a comunidade pensa são as nossas enquetes semanais. No nosso forum também temos um tópico para discussões sobre as enquetes, algo que lemos com muito interesse.
Nós também ouvimos as opiniões expostas no board de proposals (forum de propostas). Esse board é checado regularmente por um community manager. Todas as suas propostas são lidas e as idéias mais interessantes são guardadas, organizadas e discutidas. As propostas mais populares são avaliadas e adicionadas à lista das melhores propostas. Mais informações em relação as classificações da lista das melhores propostas podem ser encontradas aqui. Se o tempo permite, os motivos do posicionamento de uma determinada proposta em uma determinada classificação da lista são justificados no próprio tópico da proposta. Por exemplo, muitos jogadores gostavam da idéia de um servidor retrô, onde seria possível jogar Tibia como ele era alguns anos atrás. Depois de discussões com a gerência de produto, a proposta foi classificada como rejeitada e as razões da rejeição foram expostas pela CM Mirade no tópico referente à proposta. Várias propostas já foram aceitas e inclusas no jogo após serem enviadas para os departamentos responsáveis, como um campo de futebol, a compra direta de suprimentos em backpacks, ou lobisomens. As proposals (propostas) são reavaliadas após algum tempo, de modo que vocês não precisam se preocupar, porque nós não nos esqueceremos de nada. Se a avaliação de alguma proposta por acaso mude, a lista das melhores propostas é atualizada e um post de aviso é feito no tópico da proposta.
São diversos os fatores que determinam se uma proposta vai ou não ser implementada ao jogo. É claro que antes de mais nada, uma proposta é avaliada pelo sentido que ela faz e pelo tanto que a comunidade a aprova. Tendo isso feito, o próximo passo é determinar se a proposta é, do ponto de vista técnico, aplicável, sendo que algumas vezes determinar isso não é tão fácil quanto parece. Principalmente por causa da maneira como o Tibia é programado. Além de tudo, a proposta precisa se encaixar no nosso conceito geral de Tibia, sendo a proposta de trazer os velhos outfits de volta um bom exemplo. Por não se encaixarem mais no estilo gráfico do Tibia e por não possuírem addons, tais outfits não se encaixam mais no nosso conceito de Tibia. Entretanto, outras propostas muito aprovadas pela comunidade são consideradas por nós idéias promissoras, como a idéia de criarmos uma segunda promotion ou de um casamento tibiano. Essas são idéias que serão discutidas mais cedo ou mais tarde. Se é decidido que uma proposta será implementada ao jogo, o próximo passo é determinar o quão relevante ou urgente a idéia é, ou se existem outros tópicos mais importantes que devem ser implementados primeiro. O feedback que recebemos dos jogadores nos ajuda a determinar a relevância de certos tópicos. Ou seja, se poucos jogadores falam sobre um assunto e muitos falam sobre outro assunto, esse outro assunto é sem dúvidas mais importante. Outro fator que influencia na nossa decisão de colocar ou não uma proposta no jogo é o tempo que demorará para implementá-la e quem a fará. É por isso que uma idéia simples como um campo de futebol pode ser implementada mais rapidamente que outra idéia julgada mais relevante. Atualmente nossos programadores tem pouco tempo disponível, de modo que se a implementação de uma proposta não urgente requer muita programação, é natural que o todo o processo leve bem mais tempo para ser concluído. É claro que o tempo de implementação não é o único fator que influencia nossa decisão sobre o futuro de uma boa proposta. Por exemplo, mudanças no sistema de aplicação das regras sempre terão um impacto muito maior no Tibia do que a criação de um campo de futebol. De modo que tais mudanças terão que ser pensadas e avaliadas por muito mais tempo. E mais: vários departamentos são responsáveis pela diversas categorias de propostas, de modo que enquanto os programadores precisam investir todo o seu tempo em uma única idéia a equipe de conteúdo pode, simultaneamente, criar novas áreas, quests e itens, por exemplo. Por isso algumas propostas que parecem ser menos importantes são implementadas antes de propostas aparentemente mais relevantes. Outro ponto importante de ser analisado é que algumas vezes diferentes propostas se contradizem. Mesmo que ambas sejam boas propostas e recebam amplo apoio da comunidade, é preciso decidir qual delas aceitar: por exemplo, muitos jogadores desejam ter mais informações em relação a outros jogadores, enquanto vários outros jogadores desejam mais privacidade. Outra maneira de pedirmos feedback diretamente a vocês, é por meio de nosso forum. Nele você pode participar de discussões referentes a notícias e artigos oficiais com community managers, por exemplo. Você também vai encontrar tópicos discutindo diferentes assuntos regularmente.
Nós sabemos também que nem todos os jogadores nos dão feedback, seja por conveniência, limitações de linguagem ou qualquer outra razão. Por causa disso, nós também lemos os forums de nossos supported fansites para reunir feedback. Essa é uma tarefa difícil, uma vez que nossos community managers não são poliglotas. Então, assim como muitos jogadores fazem, nós usamos programas de tradução para captar o assunto e o tom geral do post de um jogador.
Outra fonte de feedback são nossos ajudantes voluntários, especialmente os gamemasters, que nos informam em relação a dificuldades e assuntos discutidos pela comunidade.
A coleta de feedback dos jogadores é uma tarefa diária, os community managers fazem isso. Nós enviamos cada feedback para seu respectivo departamento, participamos das discussões usando os argumentos dos jogadores e defendendo o ponto de vista de vocês. Nós também fazemos o possível para informá-los sobre as respostas que recebemos nesses debates. Nós fazemos o possível para responder vocês com o máximo de franqueza e detalhes que conseguimos, mas, por favor, entendam que algumas informações são sigilosas. Outra razão comum para a ausência de respostas nossas é o fato de nenhuma decisão referente ao determinado assunto ter sido tomada. Muitas vezes é impossível dar a vocês respostas, mesmo as mais simples, com as discussões ainda em andamento. Se nós ainda não sabemos a resposta, não podemos dá-las a vocês. E também, infelizmente, nós não temos tempo o bastante para dar atenção a todos os tópicos de discussão da comunidade simultaneamente, de modo que temos que responder um tópico de cada vez.
De modo a podermos trabalhar com o feedback de vocês, a qualidade do que vocês escrevem é muito importante. Com certeza vocês podem compreender que se nós lermos apenas mensagens de “CipSoft sux” ou “pior update de todos”, ou outra forma de xingamento sem sentido, nós não saberemos o que incomoda vocês: tudo o que essas mensagens dizem que é alguma coisa os desagrada. Se vocês deixarem claro o que os desagrada, as razões disso os desagradar ou as suas dúvidas quanto ao tema, vocês poderão nos ajudarão muito mais.
Muitas vezes, colegas de outros departamentos checam tópicos em nosso fórum ou nos fórums de nossos fansites, especialmente se eles encontram alguma discussão particularmente interessante para eles. Por exemplo, muitas vezes você vai ler posts de pessoas da equipe de conteúdo e respostas de um programador durante uma período de testes ou durante um update, seja em nosso fórum ou nos forums dos supported fansites.
Nós somos realmente gratos pelo feedback que vocês nos dão, então se existe algo que vocês querem nos dizer, vocês agora conhecem as diferentes maneiras de fazê-lo. Feedback geral em relação a qualquer assunto pode ser enviado diretamente atrás das feedback forms. Se vocês manifestarem sua opinião em discussões diferentes de boards diferentes, nós também os ouviremos. E mais, tais discussões são boas para testar seus argumentos. Talvez algum outro jogador ache uma falha em seus argumentos, de modo que juntos vocês possam construir um argumento bem mais forte. Se você tem uma proposta que gostaria de nos enviar ou de discutir com os outros, o board de propostas é realmente o melhor lugar pra isso.
Nós gostaríamos de agradecer a vocês por todo o feedback que nos foi dado. Nós esperamos que com esse artigo nós tenhamos conseguido mostrar a vocês um pouco do que fazemos com seu feedback e o motivo de algumas vezes as coisas não serem feitas conforme vocês esperam.
Continuem nos dizendo suas opiniões!
Equipe de Community Managers.
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