Primeiro, eu acho que estamos nos desfocando do tema principal, que é o futuro do jogo. Nós realmente queremos um jogo marcado por "bots", por robos, literalmente, ou queremos uma competição justa, na medida do possível, como antigamente?
Eu sei que parece saudosismo, mas penso que o problema desse crescimento desordenado de "bots" deveu-se ao update de 2007, precisamente quando elevou os poderes dos knights e paladinos.
Não que seja contra: aquela situação anterior não dava: mages hiper-poderosos, impossíveis de serem detidos. No entanto, acho que já é hora de revermos.
Eu, como knight, sei que é muito bom caçar dragon lords com 90 de sword, dando hits para cima de 400, o que resulta em mortes rápidas dos bichanos.
Só que, da mesma forma que é fácil para mim, o será para outros - em especial, os usuários de bots.
Infelizmente, acho que se queremos resolver a sério este problema, é tempo de revermos esse poder absurdo dos knights e paladinos - que, não sejamos hipócritas, correspondem a mais de 95% de toda a população boteriana!
Há várias formas de combater esse problema, sem necessariamente voltarmos ao tibia 7.6 (embora adorasse aquela versão).
Bastava mudar esse sistema de danos elementais. Ao invés de reduzir o ataque físico da arma, poderia ele ser mantido, e também aumentado o poder do dano mágico (de 8 para 16, por exemplo), e reduzir o ataque físico.
Assim, o encantamento das armas não cairia em desuso, e, ao menos, o botterismo não fosse tão simples de se executar (pois seria necessário gastos em encantamento de armas).
Outra opção seria aumentar o leque de armas a serem encantadas, ou mesmo o arsenal de armas para knights (voltasse ao sistema antigo de ataque, com armas mais poderosas, ultrapassando a marca dos 55, por exemplo).
Tibia evolui muito em termos de monstros, áreas de caça, ítens e no tema do equilíbrio! Voltar ao sistema antigo, com essas e outras opções até melhores não seria um retrocesso, e sim uma questão de necessidade.
Apenas a fazer um adendo, eu acho muita ilusão meras medidas repressivas, como banir contas, embora seja a favor se comprovada a infração.
É que, ante a crescente comunidade tibiana, o números de GMs torna-se inócuo a atender todas as denuncias (em Unitera, onde jogo, por exemplo, eu só vi algum GM online, no máximo, três vezes, uma delas punindo o jogador Zeganianok por bot em dezembro de 2007, o que não o impediu de voltar ainda mais boteador).
Um possível elemento de controle ao botterismo seria o Online Time Counter, a fim de dar maior fiscalização aos agentes repressivos.
É que, com o devido respeito, é humanamente impossível jogar 10 horas diárias, durante dois anos, ou mesmo cinco, seguidos!
Eu dou parte de minha visão acerca do problema, pois sempre paguei premium, e me sinto no dever de criticar e sugerir, pois tudo o que quero é o progresso da empresa e do jogo.
Agora, se a CIP prefere dar ouvidos a quem boteia, quem sequer respeita as regras impostas por ela, eu acho que nós, pessoas honestas, não devemos perder mais tempo, e deixarmos que os 99,9% dos tibianos (que, segundo o colega,são boters), tentarem se divertir, embora ache muito improvável.