Olha, você tem que saber separar campeonato estadual de nacional. Não deve importar em que divisão nacional está um time. E sim divisão estadual.
Aham.
O que eu quis é que da pra fazer um campeonato estadual mais nivelado, muito mais organizado. Tipo, não vejo muita coerência colocar 4 grandes e mais 11 pequenos(suposição), se é pra fazer um campeonato proveitoso diminui pra 8 clubes na primeira divisão do estadual e bota o resto pra brigar por duas vagas. Pelo menos assim, há uma garantia que os bons ficam e os melhores da divisao abaixo sobem de forma que torne um campeonato acirrado.
Então por que os dirigentes dos clubes pequenos querem disputar o campeonato estadual se eles só terão prejuízo? Não é bem assim não. É no estadual que os times pequenos tem condição de disputar uma coisa(seja título ou uma posição respeitável) que eles não terão condição de disputar no nacional. Sem contar que é muito melhor pro bangu jogar contra flamengo, vasco (etc), do que contr ao Águia de Marabá.
Então vei por isso que eu disse em partes.
Mas eu discordo em parte disso aí também.
É fato que muitos clubes sofrem com essa peneira como o São Caetano, a Ponte Preta, Bragantino... O campeonato é bom em parte mas expoe jogadores de clubes menores, o que prejudica as equipes a garantir o acesso a série A/B/C.
Sobre jogar contra time grande, é bom para o clube mas qualquer um sabe que nesses tipos de jogos 90% da torcida é de torcida grande e geralmente jogam em estadios desfavoraveis como Maracana.
Mas tipo, não vejo muito progresso desses times através do estadual... alguns quando afundam e mesmo que tenha esse campeonato pra destacar acaba não tendo proveito.
Se terminar em ultimo é rebaixado. Ano que vem eles lutam pra subir de novo, é assim. Se eles não tem recursos pra disputar um estadual, tem recurso pra que então? O estadual serve pra incluir esses times em um campeonato forte.
Pois é cara, então pra que querer dar passadas largas? Se o clube quer crescer, ele tem que priorizar alguma coisa. Muito clube batalha aí pra ter o direito de jogar a série C do campeonato nacional e apartir daí evoluir. É o que falei, estadual só vai expor esses times e ficaram a merce dos grandes, perderam jogadores a preço de banana e ainda assim terão os times desmontados.
Mas as ligas de todos os países estão na ativa, com seus clausuras etc. Como vai arrumar uma disputa internacional? Um amistoso aqui, outro ali depois de 1 mês?
Po, eu vi na espn que muitos clubes brasileiros recebem propostas do exterior para jogar copas e torneios(tipo em Dubai) que geram uma grana boa para o vencedor mas não podem por causa desse calendario lotado que é o brasileiro, não há espaços.
Um meio tambem é se adequar ao calendario europeu...
Tem jogo em estadual que é melhor que Perugia x Reggina, por exemplo.
Alguns, claro... mas convenhamos tem MUITO jogo ruim no campeonato estadual, alguns até que envolvem time grande...