O maior exemplo dentro do assunto música, metal, é o Nightwish. Ouço a banda desde o começo, conheço-a bem, desde os primórdios. Desde que comercializou várias pessoas se julgam fãs e que curtem etc.
Pergunta-se sobre que sons conhece, vai dizer somente os que estão passando na MTV "Nemo" e por aí vai.
Se a pessoa curtisse conheceria e curtiria tbm os outros sons de CD's anteriores. E não somente isso, ouviria bandas do mesmo estilo musical procuraria por outras. Dentro desse exemplo ouviria Tristania, After Forever, Lacuna Coil.
Não há como evitar e não só dentro da música, do metal. Vemos isso todos os dias em cada mínima coisa. Me lembro da época que era criança e a moda eram pulseiras de surfista. Garotos e garotas usando várias pulseiras verde florescente, amarelo, vermelho, cheio de desenhos, e em quantidade que ia da mão até quase cobrir o ante-braço.
Imaginaram a coisa ridícula? pois bem na época era moda, virou bacana quem andava daquele jeito.
E o corte de cabelo, raspar tudo e deixar só o tópete? tem coisa mais ridícula? mas em sua época foi moda.
Assim como o modo de se falar, comportamento, e tudo que envolve o tema sociedade. Tudo na vida é uma moda o que cabe a parte do movimento é o que isso é movido pela massa. TV, jornais, revistas, celebridades, tudo isso sem dúvida influencia a sempre gerar cada vez mais modas mas o que é determinante são as própias pessoas, sem elas por mais forte que fosse a influencia seriam pontos isolados de movimentos, atitudes, não seria moda em si.
Por isso cada um deve saber o que bem seguir, guiar, e vivenciar. A vida é de cada um infelizmente não há como fazer manobra em massa doutrinando as mesmas para um determinado tipo de pensamento ou que fujam de modismo e qualquer coisa que julguemos indevido. O fato é que sempre conviveremos com isso. Se fizemos algo semelhante seria o mesmo posicionamento de estar gerando também uma moda. A moda de não seguir a moda.
Abraço
[]'s