Aqui, galera. Um tópico diferente de um assunto que geral gosta. É de minha autoria, na verdade eu tenho DVDs de vídeos oficiais das copas de 30 até 98, então organizei bastante coisa aqui.
Vou falar de curiosidades e fatos interessantes. Fatos gerais e fatos particulares de copas, quem sabe.
- O destaque da equipe campeã do Uruguai de 1930 foi um certo jogador que não contava com um dos braços.
- A copa do Mundo da França de 1938 sofre um dos maiores boicotes da história, praticamente de todos os países da América do Sul, excetuando-se o Brasil.
- Antes da Itália ser conhecida por conta de seu uniforme azul, durante as copas de 34 e 38 usou uniformes pretos, para representar o fascismo de Mussolini.
- Durante a fina da Copa de 1950, Jules Rimet saiu do local de onde assistia a partida convicto de que o Brasil seria o campeão, porém, ao chegar ao gramado se surpreendeu ao ver que o Uruguai seria o campeão.
- Uma das maiores injustiças já cometidas em relação ao futebol, foi o vice-campeonato da Hungria em 1954, que ainda contava com Puskas, para a ridícula e bruta Alemanha Ocidental.
- Apesar de, até 2002, Gerd Müller ter sido o recordista de gols em Copas do Mundo ao fazer 10 gols em 1970 e 4 gols em 1974, não foi ele quem mais marcou em uma única Copa. Este recorde cabe ao francês Fontaine, que marcou 13 gols durante a Copa de 1958 e nada mais.
- Não fossem os inúmeros erros de arbitragem do jogo entre Brasil x Espanha durante a copa de 1962, o Brasil jamais se sagraria campeão.
- A falta de cartões vermelhores e amarelos no futebol, que só entrariam nas Copas em 1970, provou ser um dos maiores problemas para os árbitros. Durante o jogo Brasil x Chile, pelas semi-finais do torneio, Garrincha fora expulso com um chinelo e teve que ser tirado de campo simplesmente empurrado pelo árbitro, pois estava disposto (e muito!) a brigar.
- Não se explica o porquê de Garrincha ter jogado a final da copa de 1962 se o mesmo havia sido expulso na semi-final contra o Chile.
- Que o Brasil teve uma das piores atuações da história na Copa de 1966, todos nós sabemos, mas só eram permitidas substituições durante o intervalo, o que fez com que Pelé ficasse simplesmente mancando e fazendo número em campo.
- Durante a final da Copa de 1966, o famoso gol da Inglaterra contra a Alemanha se perpetuou como uma das maiores dúvidas da história das Copas, até que uma universidade inglesa provou que aquela bola NÃO entrou.
- Ainda durante a final, enquanto a Inglaterra vencia na prorrogação, um jogador inglês cujo nome não me recordo, tinha a intenção de isolar a bola do estádio de Wembley, só que ele errou na pontaria e simplesmente fez mais um gol.
- A estréia do modelo clássico de bola de futebol - preta e branca - só estreeou na Copa de 1970.
- Uma das maiores cenas da Copa de 1970 foi o merchandising causado por Pelé: ele simplesmente ajoelhou-se para amarrar as chuteiras e fez um dos maiores marketings que a Puma já pôde receber.
- Um dos maiores gols perdidos por Pelé, contra o Uruguai, e, com certeza, outra injustiça do futebol, foi um drible desconcertante seguido por um toque desajeitado para fora. Porém, o que poucos sabem, Pelé sequer tocou naquela bola.
- Jairzinho não foi o único jogador a fazer gols em todas as partidas de Copa do Mundo, em 1970. A diferença é que Jairzinho teve 7 jogos, o outro, cujo nome também não me recordo, apenas enfrentou 4 jogos!
- Riva e Rivera, os melhores jogadores da seleção italiana da Copa de 1970, davam-se muito bem em campo, porém, eram rivais fora do mesmo.
- 1974 ficou marcado pelo jogo histórico entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. A Alemanha Oriental venceu.
- Durante a final da Copa de 1974, entre a Holanda e a Alemanha, a Holanda conseguiu um pênalti ao começo da partida sem a Alemanha sequer tocar na bola. Prova da eficiência do Carrossel!
- O goleiro holandês era um dos únicos que persistia em não usar luvas durante a Copa de 1974 e utilizava, além disso, a camisa 8.
- Durante a Copa de 1978, o Kwait, comandada por Parreira, perdia uma partida para a França e, de repente, um sheik invade o campo pedindo a anulação de um gol. O jogo ficou interrompido até que a vontade do sheik tenha sido feita.
- A seleção campeã da copa de 1978, a Argentina, usava a numeração das camisas em ordem alfabética.
- Michel Platini foi um dos maiores jogadores da história da França, mas ao lado de seus companheiros, ele sequer chegou a uma final.
- Durante um jogo da Copa de 1982, por conta da confusão causada entre uniformes da França e da Inglaterra (se não me engano), o árbitro Arnaldo Cesar Coelho ordenou que a França mudasse de uniforme. O problema que a França não tinha outro uniforme, obrigando-os a jogar com a camisa do Sevilla (se não me engano também!).
- O México organizou duas Copas do Mundo em um pequeno espaço de tempo: 1970 e 1986!
- Durante a Copa de 1990, a Argentina, campeã, pensou que faria um fácil jogo de estréia contra Camarões. O problema é que os leões começaram ali a melhor campanha de um país africano em Copas.
- Após Jairzinho ter feito 7 gols em Copas do Mundo, nenhum artilheiro conseguiu fazer mais do que 6 gols em Copas. Isso só foi quebrado em 2002, quando Ronald fez 8 gols.
- Apesar de ter chegado a final de 1994, a Itália fez uma péssima campanha durante a fase eliminatória. Fez apenas 4 pontos e só passou para a segunda fase porque todos os outros países de seu grupo também somaram 4 pontos.
- A final de 1994 foi a primeira final de Copas do Mundo disputada por disputas de pênaltis.
- Adreas Escobar, zagueiro da Colômbia, foi assassinado ao chegar em seu país, após ter feito um gol contra durante uma partida contra os EUA que tirou seu país das oitavas de final.
- A cotovelada de Leonardo não rendeu ao jogador apenas uma simples expulsão. Ele ficou impedido de disputar o resto do Mundial.
- O Brasil em 1994, não tinha Dunga como capitão. Começou com Raí.
Ah... E sei lá, se lembrar de algo eu posto!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação