Postado originalmente por
Locke Cole
Na minha opinião, o maior erro da história da Nintendo foi ter subestimado o CD. E a mesma besteira foi repetida duas vezes - primeiro quando a Sony quis fazer parceria com a Big N para rodar CDs no Super Nintendo, e segundo com o lançamento do Nintendo 64, quando o declínio dos cartuchos mostrava-se iminente.
Esse equívoco estratégico custou a liderança do mercado e a perda de uma geração para a Nintendo. Se você perguntar para alguém com 20 anos quais jogos mais marcaram sua vida, é difícil não escutar Mario. Pergunte o mesmo a alguém de 15 e você escutará Metal Gear, Final Fantasy VII...
Mesmo acreditando que o Playstation tem uma biblioteca melhor, é impossível desprezar o Nintendo 64, graças aos games first-parties, e como você disse, a alguns third-parties. Aquela geração foi, sem dúvida, uma das melhores da história.
Pois é, cara. Com certeza, é impossível desprezar o Nintendo 64. Alguns jogos dele são excelentes, mas também teve muito aquele caso de hype. Zelda Ocarina of Time foi uma hype danada, mas o jogo fez jus a toda a comoção que causou, porque é realmente um jogaço, digno de ser jogado várias vezes puramente pela diversão que ele proporciona. Entretanto, alguns outros já são mais empolgação, e costume apontar para o 007: Goldeneye. Os PCs sempre dominaram os first-person-shooters, e demorou até que os videogames pudessem se igualar. Na época, 007: Goldeneye foi uma hype danada, por ser tão divertido quanto os FPS dos PCs, mas enjoava de um modo que não batia saudade. A animação era mal feita (acho que tu lembras da Natasha digitando num teclado usando a mão fechada), com uma movimentação meio forçada, ritmo reduzido pelas exigências das missões, multiplayer com uma considerável customização mas ainda deixava a desejar, armas necessitando maior diferenciação e realismo... Talvez a culpa fosse da época, onde os consoles não eram desenvolvidos o suficiente para abrigar um bom FPS, mas é meio complicado ver alguém enaltecendo 007: Goldeneye sabendo que aquilo é algo pouco duradouro, é um jogo de empolgação, e da feita que acaba, perde muito a graça.
A Nintendo tem algumas falhas complicadas, mas goza de uma capacidade de marketing invejável. No entanto, acho que esse marketing vai ter que melhorar mais ainda, porque a Nintendo mostra-se tão inflexível e impenitente quanto a Sega, que é mestra em fazer cagada (embora também tenha grandes méritos). A Nintendo sempre desprezou a melhor mídia. Foi o único grande console da quinta geração a entrar com cartucho, e na sexta geração só tinha mídia melhor que o Dreamcast. Só que em ambos os casos, cartucho e mini-dvd, a leitura de dados era mais rápida, coisa que não acontece com o dvd do Wii, na sétima geração. Então, dessa vez, além de espaço reduzido, a mídia da Nintendo não vai ter aquela velha velocidade rápida de acesso de dados. Também encontro outros defeitos do Wii, mas o tópico não é sobre ele. Por fim, outra falha da Nintendo é espremer a laranja até onde der. Pra uma empresa que depende muito dos jogos first-party (principalmente agora, que com um console inferior vai ter pouca atenção das softhouses gigantes), ela recicla muito velhas fórmulas. O Mario já foi tudo nessa vida; se bobear, ele é até meu pai e não tô sabendo. Não aguento mais ver os "empregos" do Mario com toda aquela repetição, ou mais um Mario Party ou mais um Mario Kart com as mesmas coisas. O Smash Bros ainda é legal, mas por quanto tempo? Talvez a Nintendo faça aquele sistema de pousio com os jogos, igual fez com Metroid, deixando o jogo descansar por uma geração de consoles, e na geração seguinte fazer alguns jogos dele. Eu gostava da Nintendo, muitos jogos dela eu cresci jogando e ainda jogo quando posso, mas ultimamente... Sabe Deus no que vai dar. :triste: