Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Mudanças na língua portuguesa!

Registro
    26-09-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Mudanças na língua portuguesa!

O que muda com a reforma da língua portuguesa

da Folha de S.Paulo

As novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008. Mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro. Veja abaixo quais são as mudanças.

HÍFEN

Não se usará mais:
    1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
    2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"

TREMA
    Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

ACENTO DIFERENCIAL
    Não se usará mais para diferenciar:
    1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
    2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
    3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
    4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
    5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)

ALFABETO
    Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

ACENTO CIRCUNFLEXO
    Não se usará mais:
    1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
    2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

ACENTO AGUDO
    Não se usará mais:
    1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
    2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
    3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem

GRAFIA
    No português lusitano:
    1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"
    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/e...5u321373.shtml

Alguns exemplos by Havengar:

Vai ser difícil se acostumar com as mudanças,tipo,quem ta terminando o colégio já,ou ja ta mais pra frente,sempre escreveu de um jeito e agora escrever de outro...
    O que você achou dessas mudanças?
    Frescuras?
    Eu acho isso uma bobagem,sempre foi assim,pq agora tem que mudar,depois que todo mundo já está acostumado com o jeito 'antigo'?
    Em vez de resolverem outros problemas do nosso país,inventam modas para a língua portuguesa...

Abraços

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por fagundinho; 04-01-2009 às 12:06.

Registro
    25-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Arrow

Citação Postado originalmente por fagundinho Ver Post
    Eu acho isso uma bobagem,sempre foi assim,pq agora tem que mudar,depois que todo mundo já está acostumado com o jeito 'antigo'?
    Na verdade nem sempre foi assim. A língua portuguesa já passou por pelo menos outras duas grandes reformas, a última nos anos 70.

Julgo positivas as mudanças - a unificação ortográfica gera poder político ao idioma, o único dos dez maiores com duas ortografias oficiais. É possível que o português se torne língua oficial da Onu, por exemplo. Além disso, a integração ortográfica facilita o intercâmbio de livros e de softwares. Meu querido Ubuntu será traduzido mais rapidamente com a ajuda dos portugueses.

É natural que reclamemos, já que aprendemos o idioma de uma forma diferente. Mas reformas como essa não são para nós, mas sim para as gerações posteriores. Só lamento o fato de regras como a da hifenização não terem sido simplificadas.

Banido
    Registro
    19-10-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acontece que tal reforma ortográfica e totalmente ridícula, e de forma ALGUMA irá influenciar na forma de que digamos...90% da população que tem português como língua mãe escreve.

É ridículo querer modificar uma língua por decreto, todos sabem que a língua é algo vivo, que se adapta de acordo com o uso do povo, e quando digo isso, refiro-me sim ao uso coloquial. Este é o uso do dia a dia. Por mais que queiram modificar "apenas" a ortografia, é ridículo querer mudar algo que dos 230 milhões de falantes, é possível dizer sem qualquer receio que 170 milhões não tem o domínio pleno da gramática!

Eu tenho certeza absoluta, de que tais reformas, principalmente as que representam uma grande diferença na forma de escrita da população, e isto diz respeito as regras de acentuação dos ditongos abertos como assembléia ou idéia ou ainda sobre a total revisão da regra de hífens. Estas não irão, de forma alguma, acarretar uma diferença na forma de escrita da população.

Uma reforma que supostamente deveria facilitar o entendimento e o uso da língua acabou apenas por complicar ainda mais, o que já era complicado. Acredito que como eu, muitos não irão aderir a essa reforma. E acredito que ela não terá qualquer validade no final das contas.

Registro
    20-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Assim que saiu, postei na seção interna da equipe Hotnews, um gráfico ilustrativo, que com alguns exemplos, talvez possa facilitar. Segue abaixo:

Citação Postado originalmente por Havengar
    Novas regras de ortografia da língua portuguesa entram em vigor hoje 01/01/2009

No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos países que adotam a ortografia de Portugal o percentual é de 1,6%.

Abraço

[]'s

Abraço

[]'s

/¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_/

Quer me seguir no twitter?
    http://www.twitter.com/baydir

Me encontrem tbm no TibiaSpace
    http://tibiaspace.com/showprofile/Havengar

Facebook
    http://www.facebook.com/baydirgois

Registro
    05-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

essa merda dessa ideia d mudar a lingua portuguesa vai acabar com minha autoestima:riso:

Publicidade:

<editado>

Registro
    07-12-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

eu n sei se vai ser dificil, mais sou a favor de uma lingua universal, podemos começar assim.

nao venham falar que lingua é cultura, pq eu acho que TODOS deveriam saber o ingles(exemplo) e as linguas locais(obvio).

ps: soja vai dominar o mundo o0

cya

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Pra mim tanto faz, não julgo nem com positivo nem negativo, acho que vai aprender as novas reformas aí e nem vai reparar. É questão de costume.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    24-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A Língua portuguesa é considerada uma das mais explendidas do mundo. A cada reforma que ela passa, se enfraquece mais. Além de me prejudicar no que eu éra melhor, e isso éra o que foi mudado.

Enfim não sei se irá melhorar ou piorar. Só o futuro para nos dizer.

Registro
    24-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu acho uma bobagem; alem eu passar 11 anos na escola pra aprender de um jeito, no ano que eu termino eles mudam.

Seria bom se mudassem aos poucos pro povo ir se acostumando.

Registro
    04-02-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sou portugues, nao me aquece nem arrefece!
    [faCto]

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Historia do tibia :D
    Por Grandparents no fórum Tibia Geral
    Respostas: 18
    Último Post: 28-01-2009, 21:49
  2. [Filme/Série] LOST!
    Por Emanoel no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 721
    Último Post: 12-01-2009, 07:40

Permissões de Postagem