Caros amigos Offtopiqueiros, estava eu em um site dedicado totalmente à Harry Potter, quando de repente tenho a inútilincrivel idéia de saber mais sobre a história desse bruxinho que conquistou o mundo [+narrador da Sessão da Tarde], saber como ele surgiu. E quando encontrei o que procurava pensei, - Poxa, isso daria um bom tópico no Off - [ou não], e aqui estou eu, compartilhando com vocês o resultado da minha procura.
P.S. Se alguém já tiver visto o que eu estou prestes a postar, foda-se, é só não ler novamente.
CRONOLOGIA DA SAGA HARRY POTTER
1965
Nasce em 31 de julho Joanne Kathleen Rowling em Chipping Sodbury, em Gloucestershire, no sudeste da Inglaterra. Seu pai, Peter John Rowling, era engenheiro e a mãe, Anne Volant, dona de casa.
J.K. Rowling
1971
Neste ano, a família Rowling se muda para a cidade de Bristol, no condado de Avon. Na nova moradia, a pequena Joanne Kathleen faz amizade com vizinhos que gostavam de se fantasiar de magos, os Potters.
1974
Os Rowlings mudam-se para a cidadezinha de Tutshill, no País de Gales, onde J.K. Rowling passa a freqüentar o colégio Wyedean Comprehensive. Seu melhor amigo, Sean Harris, inspiraria mais tarde o personagem de Rony Weasley, o amigo inseparável de Harry Potter.
1990
J. K. Rowling tem a idéia de criar o personagem Harry Potter durante uma viagem de trem, entre as cidades de Manchester e Londres. Às vésperas do Ano Novo, em 30 de dezembro, morre sua mãe, vítima de esclerose múltipla, aos 45 anos de idade – fato que marcaria o destino de Harry Potter, que se tornou órfão na história.
1991
Neste ano, J. K. Rowling – a mais nova moradora da cidade do Porto, em Portugal, onde trabalha como professora de inglês – escreve nada menos que dez versões para o primeiro capítulo de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Por fim, acaba concluindo os três primeiros capítulos do livro.
1994
Separada do marido e morando agora na capital escocesa, Edimburgo, Rowling passa por dificuldades e sobrevive graças ao cheque semanal do auxílio desemprego enquanto termina de escrever seu livro no pub Nicolson’s. Sofrendo de depressão, tem a idéia de criar os dementadores, entidades sinistras que sugam as boas lembranças e conduzem as pessoas ao desespero.
1995
J. K. Rowling termina de escrever – inteiramente à mão – Harry Potter e a Pedra Filosofal. A versão final da obra é datilografada pela autora numa velha máquina de escrever. Depois de ser recusado por um primeiro agente, o livro é aceito por Christopher Little, que o submete sem sucesso a três editoras importantes. No total, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi rejeitado por nada menos que doze editoras antes de finalmente chegar às livrarias.
1996
O livro é aceito por uma pequena editora independente londrina, a Bloomsbury.
Rowling recebe uma bolsa de incentivo no valor de oito mil libras do Scottish Arts Council para que pudesse continuar escrevendo – e, com o dinheiro, compra seu primeiro computador, que tornaria seu ofício menos sacrificante.
1997
Embora não acreditasse muito no potencial da obra de J. K. Rowling, a Bloomsbury decide publicar, em julho deste ano, com apenas mil cópias, o primeiro volume da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal – que, apesar das expectativas contrárias, arrebatou crítica e público. Como adiantamento, a autora recebe somente 1.500 libras.
Meses depois, porém, receberia mais de 100 mil dólares pela venda dos direitos de publicação da primeira aventura do bruxinho nos EUA, em leilão vencido pela editora Scholastic.
Em novembro, Rowling ganha o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o mais importante prêmio inglês para literatura infantil e poesia – o primeiro de uma série de mais de 50 grandes prêmios internacionais.
1998
Percebendo o enorme sucesso editorial de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o estúdio Warner Bros. corre para comprar os direitos de adaptação da série para o cinema. Entre as várias exigências para a produção do filme, Rowling especificou que o elenco central da trama deveria ser formado exclusivamente por atores britânicos.
No mês de julho, chega às livrarias a primeira edição inglesa de Harry Potter e a Câmara Secreta, segundo livro da saga – que renderia novamente à autora, no final deste ano, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal.
A Editora Rocco adquire, durante a Feira de Frankfurt, os direitos de publicação dos dois primeiros volumes de Harry Potter, quando a série ainda não havia se tornado uma febre mundial.
1999
Sai em julho a primeira edição inglesa de Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, terceiro livro da série.
No mês de outubro, a revista norte-americana Time consagra uma capa ao fenômeno Harry Potter, que toma conta do mundo, e os três primeiros livros da série ocupam os três primeiros lugares da lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.
Pelo terceiro ano consecutivo, J. K. Rowling ganha o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal.
2000
Lançamento em julho da primeira edição inglesa de Harry Potter e o Cálice de Fogo, quarto livro da série.
Rowling desiste de participar do Nestlé Smarties Book Prize, alegando que gostaria de dar vez a novos autores e novas histórias – ela já houvera faturado o prêmio três vezes seguidas nos anos anteriores, com os três primeiro volumes de Harry Potter.
A companhia estatal inglesa de rádio BBC realiza no Natal uma leitura ininterrupta – de dez horas! – do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal.
No Brasil, a Editora Rocco publica ao longo do ano os três primeiros livros do bruxinho – Harry Potter e a Pedra Filosofal, em abril; Harry Potter e a Câmara Secreta, em agosto; e Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, em novembro.
2001
J.K. Rowling lança, em março, dois livros especialmente escritos para arrecadar fundos para a Comic Relief, entidade beneficente inglesa consagrada ao auxílio das crianças pobres do Terceiro Mundo: Animais fantásticos & onde habitam e Quadribol através dos séculos.
A Editora Rocco lança em junho, no Brasil, a quarta aventura da série: Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Estréia em novembro, nos cinemas norte-americanos, o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal.
2002
Por seus serviços prestados à literatura, J. K. Rowling recebe, das mãos da rainha Elizabeth II, a condecoração da Ordem do Império Britânico.
Em novembro, ocorre o lançamento norte-americano do filme Harry Potter e a Câmara Secreta.
2003
Sai em junho a primeira edição inglesa de Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto livro da saga. Os editores temiam que a mudança na vida do protagonista afugentasse os leitores. Ocorre, entretanto, o contrário: crianças que acompanhavam a aventura cresceram junto com Harry Potter, identificando-se, portanto, com a evolução do personagem.
No mês de setembro, Rowling é agraciada, na Espanha, com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, por ter ajudado crianças de todas as raças e culturas a descobrir o prazer da leitura.
Em novembro, a Editora Rocco lança a tradução da quinta aventura da série: Harry Potter e a Ordem da Fênix.
2004
A revista Forbes divulga que J. K. Rowling é a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, com um patrimônio de mais de um bilhão de dólares – ficando atrás somente da apresentadora americana de TV Oprah Winfrey. Assim, a autora de Harry Potter torna-se a primeira escritora bilionária da história.
Em junho, o filme Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban estréia mundialmente.
2005
Lançamento, em julho, da primeira edição inglesa de Harry Potter e o enigma do Príncipe, sexto e penúltimo livro sobre o jovem bruxo.
Em meados de novembro, ocorre a estréia mundial do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Ainda em novembro, no Brasil, a Editora Rocco publica o aguardado sexto livro da saga, Harry Potter e o enigma do Príncipe.
2006
Vários autores, entre eles o americano Stephen King, pedem a J. K. Rowling que poupe o bruxinho em sua sétima e última aventura, por tudo o que ele representa para as crianças.
2007
Fim do suspense para os “pottermaníacos”: sai em julho a primeira edição inglesa de Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último livro da mágica série que conquistou uma legião de fãs em todos os cantos do planeta.
Também em julho, é lançado, nos cinemas de todo o mundo, o filme Harry Potter e a Ordem da Fênix.
Os leitores fanáticos pelas aventuras de Harry Potter no Brasil já podem contar nos dedos: dia 10 de novembro, à 0h, a Editora Rocco leva às livrarias do país a tradução da última aventura da saga: Harry Potter e as Relíquias da Morte.
J. K. Rowling escreve à mão e ilustra sete exemplares do livro de contos Tales of Beedle the Bard – citado em Harry Potter e as Relíquias da Morte como herança deixada por Alvo Dumbledore para Hermione Granger. Destes sete – encardenados em couro marrom e decorado com prata e pedras semipreciosas – , seis são dados de presente por Rowling para pessoas envolvidas ao longo de todos esses anos com a história de Harry Potter, e o original é doado para um leilão em benefício da organização Children s Voice, que ajuda crianças na Europa. O leilão ocorre em dezembro, realizado pela famosa casa Sotheby s, sendo arrematado pela gigante Amazon pelo valor de £1.950.000 (quase dois milhões de libras) – aproximadamente quatro milhões de dólares.
2008
A Editora Rocco publica em dezembro no Brasil o aguardado Os contos de Beedle, o bardo, o novo livro da autora de Harry Potter, J. K. Rowling. Citado em Harry Potter e as Relíquias da Morte, o livro reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling e terá lançamento simultâneo em todo o mundo no dia 4 de dezembro. Com introdução, notas e comentários de Alvo Dumbledore, Os contos de Beedle, o bardo revela um pouco mais da personalidade fascinante do professor, além de trazer de volta nomes conhecidos dos fãs da série Harry Potter e histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts.
Bom, é isso, espero que tenham gostado. Ou pelo menos que tenham lido.
FONTE: Editora Rocco
À pedidos estou parando de escrever na cor Laranja.
Nyv~![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 













Responder com Citação






