Alexandre Simões e Pedro Artur
REPÓRTERES
O início de 2009 pode ser marcado por uma mudança radical no futebol brasileiro. Liderados pelo Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Fluminense e Botafogo buscam junto à CBF a equiparação da Taça Brasil (1959 a 1968) e do Robertão (1967 a 1970) ao Campeonato Brasileiro.
A ambição não é nova, mas nunca esteve tão forte como agora. Em 20 de janeiro do ano que vem, os presidentes dos seis clubes vão se reunir na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) para a assinatura do documento que pede à CBF o reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) ao Campeonato Brasileiro.
Após a assinatura do documento, os dirigentes dos seis clubes vão pessoalmente entregá-lo ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que inclusive deve estar presente à sede da FPF no dia da reunião.
A iniciativa, que partiu do Santos, tem como articulador José Carlos Peres, que é o supervisor do escritório regional do clube da Vila Belmiro em São Paulo.
“A melhor fase do futebol brasileiro foi entre 1958 e 1970, quando ganhamos três Copas (1958, 1962 e 1970) em quatro disputadas. Não podemos simplesmente jogar pela janela essa época. O que faltava era os clubes se unirem, o que está acontecendo agora”, defende Peres.
Pesquisa levanta história das competições
Para que a argumentação dos clubes seja convincente, um minucioso trabalho de pesquisa está sendo feito, com a coordenação do jornalista Odir Cunha.
“Estão sendo pesquisados jornais e revistas para se comprovar que a Taça Brasil e o Robertão eram o Campeonato Brasileiro da época. No final, todo o material será transformado num book, que será entregue junto com o documento assinado pelos clubes, à CBF”.
Além da pesquisa, para que possa ser comprovada a importância que a Taça Brasil e o Robertão tiveram no futebol nacional, Peres recorre ao próprio Campeonato Brasileiro para defender a sua tese.
“O Brasileiro, que nasceu como Campeonato Nacional, já teve vários nomes. Além disso, em 1987 (Copa União) e 2000 (Copa João Havelange) nem organizado pela CBF foi. Por isso não vejo motivo para não se reconhecer a Taça Brasil e o Robertão”, afirma o dirigente santista.
Outro argumento apresentado pelos clubes que buscam o reconhecimento da Taça Brasil e do Robertão é em relação à distribuição de vagas na Copa Libertadores.
“A Taça Brasil não foi criada em 1959 por acaso. A Confederação Sul-Americana tinha criado a Copa Libertadores, que passaria a ser disputada em 1960, e o Brasil precisava arrumar uma maneira de indicar os seus representantes. Foi assim que nasceu a Taça Brasil”, explica o dirigente do Peixe.
A temporada de 1968 pode gerar discussão
Segundo Peres, a única questão que precisa ser discutida é em relação ao ano de 1968, quando o Santos venceu o Robertão e o Botafogo a Taça de Prata.
“Por direito, acho que os dois devem ser considerados campeões brasileiros, assim como fazem com 1987. Mas a questão pode ser discutida”, revela.
O Robertão, que era o antigo Torneio Rio-São Paulo, ganhou clubes de outros estados em 1967. E isso se deve principalmente ao fato de o Cruzeiro ter vencido o Santos, de Pelé, na decisão da Taça Brasil de 1966.
“Sem dúvida o Cruzeiro teve um papel importante na democratização do futebol brasileiro. O domínio era do Santos, mas aquele fantástico time de Tostão e Dirceu Lopes mostrou que a realidade era diferente”, afirma José Carlos Peres.
Em 1967, primeiro dos dois anos em que a Taça Brasil e o Robertão foram disputados, não há problema a ser resolvido, pois o Palmeiras conquistou as duas competições.
Se o pedido dos seis clubes for aceito pela CBF, o Santos passará a ser o clube com o maior número de conquistas. O Peixe, que já ganhou o Brasileiro em 2002 e 2004, passaria a ser octocampeão, pois teria somados os títulos da Taça Brasil (1961 a 1965) e do Robertão (1968).
O Palmeiras também daria um grande salto, pois passaria a ser heptacampeão brasileiro. O time do Palestra Itália, que venceu o Campeonato Brasileiro de 1972, 1973, 1993 e 1994, teria adicionados os títulos da Taça Brasil de 1960 e do Robertão de 1967 e 1969.
No caso do Cruzeiro, o clube passaria a ser bicampeão brasileiro, pois ganhou o Brasileiro em 2003 e a Taça Brasil em 1966.
+ http://www.hojeemdia.com.br/v2/index...1¬icia=7287
--------------------------------------------------------------------------
Eai a cbf deve esquecer tudo antes de 71 ou considerar os titulos?
Na taça brasil alguns times entravam na semi-finais,mais eram os campeões de cada estado ou seja tinha toda uma trajetoria para ser campeão, o santos de pelé sempre entrava nas semis porque ganhava o paulista que tinha palmeiras,corinthians,são paulo etc.
Eu axo que a cbf devia considerar tudo ou separar tudo, mata-mata dos pontos corridos etc ja que ouve uma mudança na forma que é praticado.
fora aqueles campeonatos zuados que a cbf fez tipo aquele que deu rolo do FLAMENGO X SPORT cheio de modulo e a copa joão havelange etc
/Prevejo choro bambi /
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


Responder com Citação





