beleza galera?
uma vez, me foi pedido para que elaborasse um tutorial, ensinando a montar concursos organizados e promissores...
eu tenho uma bela história de concursos bem sucedidos aqui no fun arte, já são mais de 10, não sei se todos foram bons, mais muita gente gosta e participa...
então finalmente resolvi abrir para vocês meus segredos e dicas de uma boa organização de um concurso...
espero que ajude quem espera montar um...
Elaborando
Bom antes de mais nada, para existir um concurso é preciso haver alguma causa, motivo, razão ou circunstância para tal...
exemplo: Dia das Bruxas, Natal, Melhor Desenhista, Dia dos Namorados, Up Date, ou qualquer outro motivo que leve a elaboração de um Concurso...
DICA: use datas comemorativas, ou acontecimentos para deixar seu concurso com uma cara moderna e antenada, a boa organização começa na escolha do Tema.
Escolhendo um Bom Nome
A escolha do nome do concurso é fundamental, o concurso começa a partir do momento que o leitor lê o Título, dependendo de como esta apresentando ele abre ou não o tópico...
Exemplos
Mega Concurso Natalino - Participe!
Concurso Mestres do Paint
Super Concurso de Hallowem
Melhore Desenhista de 2009
DICA: não crie títulos apelativos como, entre aqui, ou super hiper mega blaster plus advanced concurso de natal participe, um titulo bem bolado ja é meio caminha andado (rimou) :wscared:
Bom Português e os 6 pilares de um Concurso
Olha pra falar a verdade eu sempre fui criticado pelos meus erros de português, é a cina de ser filho de professora de Português, então no meu caso relevem.
mais um bom concurso, exige um bom português então sempre tome cuidado ao digitar, e não tenha pressa pois você pode comr, ops comer alguma palavra...
Separe desde do inicio onde cada título vai ficar, geralmente um concurso é separado em 6 partes principais, que eu gosto de chamar dos 6 pilares de um concurso...
Exemplo:
Tema - Apresentação - Regras - Prazos – Premiações - Nomes
DICA: organize os 6 pilares em ordem de acontecimento, e enfeite as letras para que elas se destaquem das demais, sempre enfeitando com moderação.
Apresentação 2° pilar
Apresentação é tudo, muitos concursos vão por água abaixo se não forem bem explicados...
Exemplo:
Concurso Crie um Monstro - então pessoal, nesse concurso deverá ser criado um monstro e blá blá blá...
Explique tudo aquilo que você idealizou, essa é a hora que você compartilha o concurso com os futuros participantes.
DICA: coloque alguma imagem que já ilustre aquilo que você irá dizer, uma boa imagem já ajuda a associação na hora de ler, fora que fica mais bonito. Um exemplo são as ilustrações criadas pelo marcotonio para a arena, fica algo prazeroso de se olhar e não da preguiça de ler.
Regras 3° Pilar
Todo o Concurso que se preze, tem que ter Regras, se não vira uma verdadeira bagunça...
Lembrem crie regras que vão ser úteis para os participantes, não fique enchendo lingüiça pra ficar bonitinho, eu já cometi esse erro e muita gente também, é feio, regras práticas e bem boladas não tem preço.
Exemplo:
Teve um concurso que um dos desenhistas se escreveu, e nas regras não mencionava restrições de participantes, imaginem o rolo que deu... evitem esse tipo de transtorno, elaborem muitobem suas regras...
DICA: jamais edite uma regra, sem avisar os participantes, e previamente avise que você poderá alterá-las sem data prevista, mais ao alterá-las é preciso avisar os participantes.
Prazos 4° Pilar
O prazo é o fator decisivo na hora de um futuro participante do seu concurso, querer participar ou não...
Um prazo muito curto depende do conteúdo do concurso, não á uma regra especifica para isso, apenas que você deve analisar um prazo cabível para que todos possam participar, afinal todos estudam, trabalham e tem suas vidas, como disse o deus uma vez Fun arte é Hobby.
Exemplo:
Tio Grafite criou um prazo de 2 meses para um concurso, numa época em que todo mundo ta enroscado com trabalhos e provas escolares... Resultado mais da metade não entregou os desenhos a tempo, embora tivesse muito tempo, então cuidado nas datas que você cria seu concurso, o próximo melhor desenhista 2009 será feito no meio do ano para evitar esse tipo de problema.
DICA: não Edite a data nem pra mais e nem pra menos, é falta de educação para com os que entregaram o trabalho no prazo inicial.
Premiação 5° Pilar
Bom 98% dos concursos aqui do Fun Artes tem como premiações, fan bars, Banners ou algo do gênero, é um verdadeiro desafio para o criador de um concurso, escolher um premio a altura dos participantes.
Mais é ai que deve entrar sua criatividade como organizador, inove, não fique na mesmice de sempre, uma boa premiação também é um ótimo incentivo para participação de muitas pessoas.
DICA: peça ajuda para uma pessoa que saiba fazer um banner bem legal, ou que se disponha a fazer alguma outra premiação, na maioria das vezes ninguém se dispõe a ajudar, mais não custa tentar (rimou de novo)
Organização de Participantes (nomes) 6° Pilar
É sempre importante num concurso que se espera ser organizado, uma lista de participantes , por ordem de inscrição ou por ordem alfabética, o importante é fazer algum sentido para quem Le
Exemplo:
Participantes
-Fulano
-Ciclano
-Beltrano
-Bixano
-Chicano
Coloque na disposição que você quiser, ou que se adéqüe com seu concurso.
DICA: ao fazer a lista de participantes, ao longo do concurso vá grifando ou fazendo qualquer coisa que diferencie os participantes que já entregaram com os que ainda não entregaram os trabalhos.
Votações
A votação é a parte final de um concurso, que por voto popular ou por juri, é decidido os vencedores...
você organizador do concurso, com o mesmo cuidado e carinho que bolou seu concurso, encerreo também.
nada pior que um concurso bem bolado e uma votação desatrosa...
Exemplo:
Determine previamente se será feito votação por juri ou público, ou por enquete...
faça uma tabela de pontuação de preferÊncia, em que mostre a todos que foi uma soma de votos justa e limpa...
DICA: o prazo de uma votação é importante assim como os que vão votar, se possivel restrinja a participação de usuarios criados após o começo da votação, os chamados newcomers, evita muita dor de cabeça.
É ISSO ESPERO TER AJUDADO.
abraços
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação