Outra coisa que pensei é a forma que a maquina do tempo viaja pelo mesmo, dependendo da forma pode haver a mera criação de um futuro alternativo mas ainda assim conseguir acessar o futuro de onde veio, de cadeia de acontecimentos alheios as mudanças realizadas por vc no passado.
Claro, para o viajante tal viagem seria inutil(para que alterar o passado se vou voltar para o mesmo futuro de antes), mas dependendo do caso pode servir de experiencia para resolver problemas de seu futuro, como aconteceu quando trunks viajou para o passado e com a experiencia de la pode então derrotar os androides e Cell de sua epoca.
Mas como assim "formas diferentes da maquina do tempo viajar pelo tempo"? É o seguinte: Em uma forma se é considerado o horário/sincronização de datas(10 de novembro de 2008 sincronizado com 10 de novembro de 2108, por exemplo), e na outra não o é.
-Sincronização: Uma maquina do tempo que seria capaz de sofrer sincronização seria uma que quando ativada congelasse o tempo(passado, presente, futuro) enquanto se está passando do ponto A até o ponto B, descongelando com a chegada no ponto B. Eu posso citar o filme "deja vu", ilustra exatamente isso.
Se eu viajasse para o passado para 10 de novembro de 2003, colocasse uma bomba-relógio as 13:00 para explodir as 13:30 debaixo do estoque de cachaça do presidente lula, chegasse de volta ao futuro as 13:15 de 10 de novembro de 2008 por meio dessa forma de viagem, eu chegaria no exato futurode onde eu vim, sem nenhuma mudança ainda(lembre que o tempo congelou para a viagem, logo a bomba ainda não explodiu). Quando chegasse as 13:30 a bomba explodiria no passado, mas não causaria mudanças no futuro do qual eu estou de volta e participando do mesmo, meu futuro mantem sua linha intacta, mas o povo daquele passado onde intervim nunca podera alcançar no meu futuro.
Mas como eu disse, tal mudança não causaria efeito algum no meu futuro, são linhas temporais diferentes. No lugar do lula eu poderia ter posto uma bomba-relógio para matar meu "eu" do passado e isso não me faria desaparecer(mesmo estando de volta no futuro), pois sou de um futuro alternativo em que eu não foi assasinado por mim mesmo.
-A segunda forma, aceleração do tempo: Essa forma é a adotada pelo filme "a maquina do tempo". Nela a pessoa que estiver na maquina ve com os própios olhos que sua viagem no tempo é meramente uma aceleração do mesmo. Se houvesse um relogio de ponteiros no lugar onde deixou a maquina ele veria o mesmo girar incontrolavelmente. Esse método se opoe ao anterior, que no caso daquele existe um congelamento do tempo no decorrer da viagem, nesse a viagem no tempo consiste na aceleração do tempo.
Usando o exemplo anterior, se eu colocasse uma bomba-relógio e usasse uma maquina nesse perfil eu não conseguiria voltar ao meu futuro original, alheio a essa mudança, pois a aceleração do tempo fez com que a bomba explodisse e gerasse uma nova linha temporal da qual eu não pude escapar, e o futuro que eu for sera o originado por essas mudanças. Se for uma mudança drastica, que impessa a sequencia de acontecimento que gerou a viagem no tempo, vai ter aquilo que eu falei de eu encontrar a versão de "eu mesmo" naquele novo futuro alternativo.
--------
Enfim, viagem no tempo é muito complicado, envolve muita dinamica complexa e até minimos detalhes, como forma de funcionamento da maquina do tempo, são fundamentais para mudanças significativas.