
Postado originalmente por
Rook Findauros
Isto so funcionaria se o passado, presente e futuro fossem universos paralelos.
É, +/-. O passado pra onde ele viajaria seria ainda o passado do universo paralelo oriundo da cadeia de acontecimentos que gerou a maquina do tempo, ou seja ele viajaria para o passado seu de fato(viajar no passado não seria viajar pra um universo paralelo nesse caso). So que ao mudar alguma coisa significativa, como a cadeia de acontecimentos que gerou a viagem no tempo, é que a volta para o futuro passa a ser uma viagem para um universo paralelo.
É como aquele troço das 2 linhas temporais do "de volta para o futuro 2", basicamente aquilo. A criação de uma nova linha temporal seria sim a troca de universo paralelo, mas se nao fizerem nenhuma mudança drastica as viagens temporais serão todas no mesmo universo, a viagem não se caracterizaria como uma troca de universos paralelos.

Postado originalmente por
gabid+
Então a cada viagem no tempo você criaria um universo paralelo alternativo? o.O
Só sei q depois de lê tudo isso vai due minha cabeça.
Não necessariamente. Se a pessoa que voltasse no tempo não alterasse ele de forma a impedir que seu "eu" tivesse a idéia(e conseguisse) viajar no tempo(ou seja, a sequencia de acontecimentos que desencadeou em ele viajar no tempo se manter intacta), ele não criaria um universo paralelo alternativo, quando ele voltasse pro futuro o mesmo estaria intacto e esperando a volta dele(diferente de que se tivesse alterado essa sequencia de acontecimentos, onde ja haveria um "ele" no futuro).

Postado originalmente por
Shadow Nightwalker
entao por quê quando Trunks voltou ao seu tempo, em DBZ, nada tinha mudado? D=...
talvez porque o tempo onde estamos seja único, e passar para um outro tempo seja, na verdade, passar para outra dimensao alternativa semelhante, mas em uma coordenada de tempo ou serie de acontecimentos diferente... quem sabe... possam até existir viajantes do tempo infiltradas na nossa sociedade... mas... nós nao percebemos ainda... e somos observados e analizados por eles...
*momento silencioso de suspense...*
Trunks não faz uma viagem no tempo, mas sim uma viagem por dimensões paralelas. Se ele tivesse viajado para o passado e alterasse ele como o fez, quando voltasse para o futuro tudo estaria mudado e haveriam 2 trunks no futuro, o trunks alheio aos acontecimentos que desencadearam a viagem no tempo(como estes não aconteceram ele não precisou viajar no tempo) e esse trunks que apenas alcançou um futuro alternativo sem volta.
A mudança no passado so impede que o viajante retorne ao exato futuro paralelo de onde veio, passando a ir a outro futuro, correndo o risco em que esse futuro ele coexista com seu "eu" alheio a viagens no tempo.
No caso do trunks o fato dele alterar o "passado" e retornar para a epoca de onde veio se caracteriza não como uma viagem no tempo, mas uma viagem por dimensões paralelas, ao que tudo indica. Mas pelo menos serviu de alguma coisa ja que com o poder e conhecimento adquiridos na viagem ele conseguiu resolver os problemas de sua epoca.
---------
@Topico: A unica forma eficaz de viagem no tempo para alterar alguma coisa no passado, isso é sem cair numa dimensão paralela e correr o risco de ter 2 "voces", é a usada no filme "Efeito Borboleta". Nesse filme apenas a mente dele viaja, entrando no corpo jovem dele, e as mudanças que faz no passado ele se faz sentir no futuro sem ter esse problema relatado, e lembrando de tudo e todas as "possibilidades de futuro" que presenciou.
E se ele se suicida no passado, ele acaba ficando por la mesmo, não retorna no futuro ja morto pois simplesmente não houve futuro, ele morreu no passado. Ou seja, sem nenhum paradoxo.