O fato de não pegar qualquer tipo de vírus e spy's, é verdade?
Praticamente. Como o Yahwek já explicou praticamente tudo, vou só falar algumas coisas.
Muita gente fala, "ah, mas Linux tem vírus sim!"... mas aí eu falo, o que adianta ter vírus pra linux se nunca ninguém viu e nem mesmo foi infectado por ele? Existe até casos de pessoas que tentaram pegar um vírus no Linux, e falharam.
Ou seja, se você ou alguma pessoa pegar um vírus, ou spy, ou keylogger, ou qualquer coisa do tipo no Linux, me avise, vou querer ver isto.

É, realmente, tão mais leve que o Windows, como falam?
Bom, existe distribuições diferentes do Linux, e essas variam. Existe o Ubuntu por exemplo que tem mais "visual" digamos, e é um pouco mais pesado que os outros. Mas também, existe o DamnSmallLinux, que possui apenas 50mb de instalação, e é super rápido, e já vem com vários programas instalados.
O Linux administra melhor a sua memória ram... por exemplo você quando liga um computador com Ruindows, ele começa usando por exemplo, 30% de sua memória ram, comparado ao Window$, o linux usa somente 5% (somente exemplo).
A minha opinião, é que no final você vai acabar conseguindo rodar mais programas no Linux, e também abrindo-os mais facilmente.

Tem que emular todos os jogos 3D?
Não. Se ele tiver uma versão pra Linux, claro que você vai usa-la né?
Mas se não tiver, você vai ter que saber se eles rodam no Wine ou Cedega ("emuladores" do Windows).

É tão complicado para aprender, ou é de boa?
Eu particularmente acho mais fácil do que o Windows :yelrotflm, pode até ser pelo caso de eu já ter vindo usar o Linux sabendo algumas coisas de computador, mas eu demorei mais tempo pra aprender o Windows do que o Linux. Não é tão difícil assim como falam...

A maioria dos MMORPGs que vejo tem um arquivo de download para Linux, logo, não precisaria emular?
Não. Aí você vai roda-lo no Linux como se fosse do Linux mesmo, diretamente, sem emular nem nada.

Outra coisa, o Linux tem limite de RAM?
O Linux aguenta até 4GB na versão 32bits (que são para os processadores comuns), e pelo que eu sei, e pode creio que até 64GB em 64bit (que são os AMD 64bit, Core 2 Duo). No site do Ubuntu, você pode escolher entre o Ubuntu 64bit ou Ubuntu 32bit. Caso você tenha 4GB de RAM ou menos, eu aconselho você a usar 32bit, pois os programas que existem hoje em dia não são tão compatíveis com os 64bits (assim como no Windows), e podem causar instabilidades no sistema.

E eu tava olhando o ubuntu-br, e me parece que o Photoshop e o Itunes não pega, isso é verdade?
O iTunes em si não, mas existem programas que funcionam como ele, e podem ser usados para o seu iPod também... amaroK, Rhythmbox, Banshee, Listen, etc.
O Photoshop infelizmente só tem versões pra Windows e Mac, provavelmente porque a Microsoft deu um dinheiro pra eles não fazerem pra Linux... Existe o Gimp, que é um ótimo editor de imagens à altura do Photoshop. Mas se não quiser usar ele, ainda assim, o Google pagou alguns programadores do Wine (citei anteriormente, "emulador" do Windows), e agora o Photoshop CS2 pode ser rodado pelo Wine perfeitamente. Se não for só instalar e rodar, deve ter tutoriais de como rodar ele pelo Wine por aí no Google.