Oi oi zalera
Voce ja precisou de alguma coisa para uma fake e nao conseguiu?
Tentou fazer alguma magia cheia de brilho e nao saiu nada?
Desistiu de uma fake por achar que seria dificil demais termina-la?
Esse tutorial vai te ajudar nisso, ele é um pouco diferente dos outros, ele não vai ensinar você a fazer uma coisa especifica, mas sim a fazer TUDO o que você quiser para uma fake,isso mesmo TUDO, desde a movimentos e efeitos fodões, a criar outfits, ou até mesmo a descobrir novas tecnicas para fakear, isso se você tiver paciencia e realmente quiser aprender.
Bem vamos começar.
Se você olhar a seção de duvidas ou pedidos do forum vai achar alguns topicos com pedidos/duvidas meio que desnecessarios, muitos deles ja tem tutoriais prontos ensinando muito bem de um jeito bem simples o que a pessoa quer saber, e em outros casos há pedidos simples onde, apesar de não haver nenhum tutorial ensinando aquilo, o que a pessoa tem que fazer é muito obvio, se ela para-se pensa-se um pouco e tenta-se conseguiria.
Você pode me perguntar:
O problema não é incomodar outros usuarios, alguns deles(como eu) até gostam de ajudar, o problema de verdade é que: se você não tentar, nunca vai conseguir ser um bom faker, nunca mesmo, você vai fazer sempre fakes iguais com os mesmo erros e nada de inovador, pois vai seguir sempre a mesma formula para fakear, imagine isso:Mas tio, se esses pedidos são tão simples qual é o problema de uma outra pessoa me ajudar?
- Voce precisa de um tamandua para uma fake.
- Não existe sprite para ele.
- Não há chances de tirar o tamandua da fake.
Simples a primeira coisa a fazer antes de sair correndo para criar um topico é:E ai tio comofaz/
Ter certeza que o sprite não existe, procure o maximo que puder, no forum, em jogos,tente procurar no google de varios jeitos (sprite de tamandua, tamandua , tamandua tibiano , jogo com tamandua, etc) pode até parecer idiota mas você pode acabar achando alguma coisa, e se achar ponha os creditos na fake, mesmo se o cara que fez não for do forum.
Peça a alguem pelo msn, mas não peça para ele fazer, veja se ele tem o sprite, ele pode ter, eu mesmo tenho varios sprites estranhos aqui que eu fiz só por fazer, uma vez o dalmonios falou que precisava de um grim reaper com pernas, e eu tinha um feito.
As outras opções falharam?
Então chegamos ao ponto principal do topico, IMPROVISAR.
Olhe isso:
É um sprite de um tamandua, eu fiz, ficou ruim? sim
mas você só quer um sprite para uma fake, se ele se parecer com um tamandua esta bom, certo?
Mas como você pode fazer isso?
Se você parar para pensar um pouco você pode descobrir.
A primeira coisa a se fazer é meio obvia, descobrir como é um tamandua, procure no google imagens sobre ele:
Bem, você provavelmente não sabe fazer um tamandua do zero, então vamos pegar um bixo parecido com ele.
Um urso?
Sim se você prestar atenção vai ver que ele se parece um pouco com um tamanduaÉ uma boa ideia diminuir o tamanho dele não acha?
Corte alguns pedaços para diminuir ele sem perder a qualidade.Agora vamos arrumar a cor dele:
Mexa no brilho e no contraste no hue e na saturação, até ficar parecido.Deu pra ver que o tamandua não tem orelhas assim então vamos arrumar:
Use a Smudge Tool para "puxar" os pelos para frente da orelha
Acho que todos sabem que o tamandua tem a cara comprida não é?
Aproveitamos para arrumar as patas dele.
Para fazer o rabo dele você pode pegar de outro animal que tem um parecido tambem, como um gamba:
Recorte o rabo e deixe do tamanho certo:
Use a Borracha para apagar e a Scale Tool para deixar do tamanho certo.
Emcaixe no lugar certo:
Pinte o rabo da cor do urso e arrume alguns pedaços:
Use a ferramenta Rubber Stamp Tool para pinta-la.
Pronto, eu fiz esse tamandua em 10 minutos, você realmente acha que se você cria-se um topico pedindo um, alguem faria para você em menos de 10 minutos?
Você conseguiu seu sprite mais rapido, aprendeu um pouco, e aos poucos melhorou sua habilidade para fakear.
Simples, usando o que aprendeu ao fazer o tamandua você pode fazer varias outras coisas, olhe por exemplo esse demonio que eu fiz para a minha fake:Mas tio, eu não preciso de um tamandua para minha fake porque você ensinou isso?
Ou esse:
Se voce quiser fazer um outfit tambem pode fazer assim, só que misture addons ou partes de outfits:
Se for fazer assim, lembre de misturar o chipset inteiro para nao ter mais trabalho depois.
Deu pra entender né?
Qualquer outfit que você precisar pode ter usando isso.
Qualquer um mesmo, é só você pensar um pouco antes.
Agora e se você precisar de um objeto para a fake?
Vamos usar como exemplo essa bicicleta que o Marcotonio fez:
Parece quase impossivel chegar nesse resultado não é?
Mas olhe como é simples:
Primeiro ele pegou essa bicicleta:
Ela é meio grande para um char de tibia então:
Você ja sabe redimencionar uma imagem não é?
Agora para colocar ela em perspectiva não é nada dificil:
Use a Distort Toll para fazer isso.
Se não conseguir achar o angulo certo use uma parede do tibia para se guiar (pode usar uma grid de 32x32 pixels tambem).Agora só falta a profundidade da bicicleta:
Se voce juntar varias imagens dessa vai criar a profundidade.
Você pode usar essa tecnica para fazer varios objetos, mas nao todos, olhe um outro exemplo:No final de uns retoques com o lapis e vai ter esse resultado:
A tecnica usada para se fazer a tv foi exatamente a mesma da bicicleta.
Nem todos objetos podem ser feitos com a tecnica acima, só os que nao tem tantos detalhes, então vamos aprender um outro jeito:
Bem, se você pegasse uma imagem de uma mesa de sinuca ou maquina, obviamente não ia poder fazer um sprite usando a outra tecnica, para fazer esses vocês vão precisar spritear em perspectiva.
A maquina para fatrix que o senhor Lorofous fez o favor de não usar e a mesa de sinuca que o senhor Kloz fez o favor de não usar.
Para começar, existem algumas figuras que são quase sempre usadas em sprites:
Se você souber desenhar todas, vai conseguir fazer o contorno de quase qualquer sprite que precisar.Agora que voce ja fez os contornos só falta pintar.
Tente relacionar esses contornos com as figuras acima.
Mas você não precisa fazer isso do 0, olhe como eu fiz:
Agora, as vezes você precisa pintar uma coisa que esta em um angulo diferente, como a maquina que eu fiz:
Viu? Você pode reaproveitar a pintura de outros sprites(a parte verde eu mesmo fiz).
Você pode usar a Distort Toll para deixar o sprite na posição certa (você precisara "desborrar" ele depois disso).
Agora vamos aprender a fazer alguns efeitos como esses:
Nao exatamente esses ja que eu nao lembro como fiz rs
Mas se voce entender a ideia voce pode fazer tao bonitos ou mais que esses, e o melhor, em menos de 4 minutos
Existem 4 tecnicas de efeitos principais, vou ensinar cada uma delas:
A primeira coisa a se fazer é pegar o quadro para o efeito:
Vamos começar pelo efeito de Raios, a primeira coisa a se fazer é fazer uma copia na imagem original por cima da antiga e então ir em Filters>Eye Candy 4000 LE>Marble... você pode escolher as configurações que quiser, só vou dar uma explicada em cada uma:
Uma bela luta de espadas.
Vein Size:Tamanho dos raios
Vein Coverage:Quantidade de raios
Vein Thickness:Espessura dos raios
Vein Roughness:Irregularidade dos raios(quanto menor mais redondos)
A primeira cor vai ser sempre preto, a segunda é de sua preferencia.
Quando acabar vai ter algo assim:
Agora é só mudar o bend mode da imagem dos raios, nesse exemplo eu usei screen:
Isso é praticamente a base para os raios.
Bem simples, alem de raios ele pode ser usado para fazer neblina,é só você configurar o marble deste jeito:Dependendo do blend mode o efeito pode ser diferente.
Vein Size: Tanto faz
Vein Coverage: 100
Vein Thickness: 100
Vein Roughness: 50
Cor 1: Branca(ou outra se quiser uma neblina diferente)
Cor 2: Preto
Ai você coloca o blend como screnn:
Finalizando a parte de raios vamos ao mais facil, o ponto de luz.>
Essa é uma neblina bem densa, para deixar menos densa é só diminuir a transparencia.
Primeiro você faz um circulo um pouco maior que o tamanho da luz:
Depois selecionando o circulo você vai em, Commands>Creative>Fade Image e escolha a opção que ficar melhor, depois é só ajustar usando o circulo e quadrado preto de bordas brancas, a bola escolhe a posição e os quadrados o tamanho:
Sempre faça o circulo maior que a luz para garantir espaço.
Você pode fazer outras coisas com isso, por exemplo, se voce fazer um quadrado branco que cobre a tela toda e usar outro tipo de fade:
Agora vamos ao Zoom Monocromatico (putanomeruimcara), a primeira coisa a se fazer é criar uma copia da imagem por cima dela, e dar um zoom blur nele:
Existem várias possibilidades para isso.
Depois você pinta a nova imagem com o hue e saturação:
Você pode por tudo no maximo ou ajuste como quiser.
Depois é só colocar um blend mode ao seu agrado:
Com a cor que você quiser claro.
Apesar de eu mesmo ter chamado de zoom monocromatico voce pode usar mais de uma cor, ou até mesmo as cores do cenarios:
Nesse caso eu usei Soft Burn
Agora vamos finalmente ao último e mais "complicado" a luz central, bem de novo apesar de o nome ser luz central ele pode ser feito em outros cantos ou no quadro todo.
E um efeito realmente bonito.
Para fazer ele voce vai precisar de uma imagem, uma imagem como essa:
Esse efeito é basicamente igual o do zoom, mas voce precisa fazer uma imagem esta, depois é só colocar ela sobre a fake com um bend mode do seu agrado.
rairirairairai dorgas
E um pouco dificil explicar isso entao olhem, a imagem tem que se adequar ao que voce precisa para o efeito, comece fazendo um retangulo da cor principal do efeito.
Coloque uma luz no centro usando a tecnica do ponto de luz que eu acabei de ensinar, ai o resto simplesmente nao da pra explicar ja que varia para cada caso, você vai ter que fazer sozinho, seja criativo va fuçando no fireworks até criar ficar bom.
O efeito de iluminaçao é um bom exemplo disso:
Esse efeito pode ser misturado para fazer efeitos maiores:>
O bend mode usado para iluminção é sempre multiply.
Por falar em misturar, a ideia dessa parte do tutorial é ensinar cada uma dessas tecnicas para que depois vocês possam misturar como quiserem:+
=
E é claro, você pode variar nas cores:
Todos efeitos do tutorial foram usados nesse efeito(é um png editavel caso queiram ver).
Esse dourado ficou sexy.
Na parte de efeitos 1 eu ensinei só a fazer efeitos grandes, mas as vezes um outro tipo de efeito é necessario, como reflexos, chuva, neve, coisas congeladas, fumaça ou nuvens, ou qualquer outra coisa do tipo.
Vamos começar com relfexos:
Vamos começar com o mais facil, o reflexo no espelho (obviamente pode ser em outro objeto, como uma pedra luminosa), vamos começar colocando o char na frente do espelho:
Já que o char esta de frente para o espelho, não é as costas dele que vão ser refletidas, então pegue o char virado para frente e coloque ele onde o reflexo deve ficar:
A não ser que o char seja um vampiro ele vai precisar de um reflexo ai né rs.
Depois disso selecione o char que ira virar o reflexo e vá em Commands>Creative>Fade Image vai encontrar algo como isso:
Não há um lugar exato para colocar, então você tem que advinhar no olhometro mesmo.
Escolha o primeiro da segunda linha, depois ajuste até ficar bonito (é igual o ponto de luz que eu ensinei anteriormente) vai obter algo assim:
Prontinho!
Caso alguma parte do char fique para fora do espelho apague com a borracha.
Agora vamos ver o de relfexo no chão,água:
É basicamente igual, primeiro encaixe o char do jeito que vai ficar o reflexo:
Depois é só dar o fade, neste caso use o ultimo da primeira linha:
A diferença é que o char vai ficar inclinado conforme mostra a imagem.
O Reflexo no chão é exatamente igual o da água:
Se ficar ruim, apenas diminua a transparencia.
Acabando a parte de reflexo vamos a chuva!
Vamos pegar esse quadrinho:
Agora vamos dizer que esta chovendo, primeiro você precisa dar uma escurecida e deixar as coisas mais acizentadas:
Agora o mais importante na chuva é...
É só diminuir o brilho e a saturação.
a chuva!
Existem varios jeitos de fazer a chuva, vou ensinar o que eu acho que é mais bonito, primeiro voce faz um retangulo com a cor:#0099FF que seja um pouco maior que o quadro da fake:
Depois selecionando o retangulo vá em Filters>Noise>Add Noise deixe o valor como 50 e a caixa desmarcada.
E não esqueçam que tem que ser um pouco maior que o quadro.
Depois disso vá em Filters>Blur>Motion Blur e coloque o
Vai ficar mais ou menos assim.
distance como 15, o angle você coloca pro lado que a chuva vai cair:
Com o retangulo ainda selecionado vá em Filters>Ajust Color>Brightness/Contrast deixe o contraste no maximo e nao mecha no brilho.
Agora podemos ver que há apenas 2 cores, usando a Magic Hand Tool e apague a cor mais clara, vai ficar assim:
Depois disso pinte isso da cor que a chuva vai ser, para pintar com mais facilidade pegue a Paint Bucket Tool coloque a cor que quiser e marque as caixas (Fill selection e Preserve transparency) ai é só dar um clique:
Não esqueça de usar o Select Similar para ter menos trabalho.
E pra finalizar de um motion blur com exatamente as mesmas configurações do outro:
Eu usei a mesma cor (#0099CC).
Vamos fazer fumaça agora, uma coisa muito, mas muito facil mesmo, vou usar o mesmo quadrinho de antes, mas do lado interior da casa:
Prontinho, ai esta a chuva.
Depois pegue a Brush Tool e a configure desse jeito:
shitincendiohelphelpincendiohelp
Agora é só desenhar o lugar onde a fumaça vai ficar:
O tamanho esta como ? pois você coloca como preferir(nada que seja muito pequeno).
A cor é #666666 mas pode por outra cor caso queira fazer uma fumaça diferente.
A Brush é "Viscous Alien Path" que está dentro de "Unnatural".
Não esqueça de fazer a fumaça saindo pela janela também.
Depois disso vá em Filters>Blur>Gaussian Blur e ponha um valor proximo a 4:
Essa fumaça esta extremamente densa, se voce quiser deixar assim tudo bem, caso contrario diminua a transparencia:
É basicamente isso, esse efeito é muito bonito e tem várias possibilidades:
Agora vamos a neve:
Aproveitem que é um spoil de Sphere Warrior rs.
Caso você queira fazer uma tempestade de neve é só fazer a chuva, pinta-la de branco e criar algumas copias para deixar ela mais forte:
Santo frio batman.
Mas se voce quiser fazer aqueles pequenos flocos de neve caindo é só fazer varias bolinhas brancas espalhadas (dá um pouco de trabalho):
Depois você da um gaussian blur de mais ou menos 1.7:
As coisas congeladas é a parte mais facil do tutorial, não vo por nem imagens, primeiro você pinta a coisa de azul usando o hue e saturação e depois de um efeito de sharpen (Filters>Sharpen>Sharpen)
Não, eu não vou ensinar você a mapear para isso existem varios tutoriais, vou ensinar algo diferente, como fazer cenarios editados, essa é a parte mais dificil do tutorial, mas tambem é a que da o toque mais especial.
Bem, vou dar alguns exemplos de cenarios editados:
Preste atenão na base do sino ou na escadinha.Tudo se resume a uma tecnica, a de usar a borda dos sprites para estica-los e curva-los, basicamente igual a de fazer objetos, mas voce vai ter que editar um cenario inteiro.
A "Cathedral" de Ptah, preste atenção principalmente nas escadas.
Bem vamos começar com algo simples:
A primeira coisa que fazemos é mapear o cenario na sua versao mais simples:
Apesar de simples da um toque especial no cenario.
Bem, a unica parte editada do cenario é a parte da água, agora prestem atençao no que tem embaixo da água, é só o mesmo chao que esta do lado de fora e uma parede, só que bem mais baixa, bem vamos tirar a agua deste cenario:
Embaixo da água vai ter o chao, entao mapeie um quadrado de chao do tamanho do cenario:
Agora falta as paredes, mas voce precisa saber onde por elas né:
Para conseguir todos sprites de paredes va no map editor e mapeie um quadrado com as paredes:
Só os quadrados destacados vao aparecer, entao só eles vao precisar da parede.
Voce faz um quadrado pois nele voce encontra todos sprites necessarios:
Depois disso recorte os pedaços que vai usar:
Parede na horizontal e vertical e o canto virado pra dentro e para fora.
Agora volte a este cenario:
Pegue os pedaços que voce recortou, e use eles para montar as paredes, lembrando que as paredes só aparecem na esquerda e em cima, para isso va copiando e colando:
Faça isso no cenario todo, recorte tudo que ficar pra foda e arrume pequenos erros,vai encontrar algo como isto:
Agora encaixe o cenario original por cima, vai ficar assim:
E uma bagunça mesmo, nao liguem.
Agora pegue e mova o cenario de baixo até ficar bom:
Arrume as beiradas que sobraram e coloque a agua por cima de novo:
Ai merda, sobraram umas beiradas.
Agora coloque a agua em algun bend mode:
Se voce quiser pode animar a agua tambem:
Bem, esse tutorial foi isso mesmo eu ensinei varios "truques", mas a idéia é que voces nao se limitem a eles, voces podem fazer muito mais a partir disso, é só voces tentarem.po tio voce me ensinou varias coisas legais e agora?
A idéia do tutorial foi tirar as fakes das mesmisse dar um toque especial nelas que vao deixar elas unicas, entao por favor nao sigam esse tutorial como se fosse só mais um, tentem usar o que esta aqui somente como base.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

>

>
+
=

Responder com Citação