Estou fazendo uma nova versão deste tópico, já que ele está morto há muito tempo e eu não concordo com quase nada do que está escrito nele ( mas é normal para alguém da minha idade não se reconhecer em um texto de um ano atrás). Por isso, aqui vai um
backup do tópico antes da edição.
Pecados Capitais nestes roleplays:
"Sou um druida supremo enviado por zathroth para combater as injustiças"
Bom...primeiro,o clichê.Já tá transbordando de histórias desse tipo.
Segundo,não fale o que não sabe.Zath não gosta de druidas e druidas não gostam dele.Zath,por sua vez,não mandaria guerreiros para matar orcs.
Agora,a maior gafe dos atuais roleplays.
"E ele desceu as escadas e viu o beholder.Ele ficou espantado."
Já vi muita coisa desse tipo.Detalhes são muito importantes,e colocar
personalidade nos personagens também é importante.Não é só colocar joão & maria,o q maria sente,oq joão pensa,oq ele acha da coisa que ele faz,etc.
Não coloque aquela opinião soberana do personagem sobre tudo e todos.Somos metamorfoses ambulantes*****mplos:
"Sou do mau.Odeio todos.Zath é legal.Vão pro inferno."
"Oh grandes seres imundos e repugantes!Varrerei este mundo e o outro em busca de combater injustiças!"
Um cara com uma opinião dessas seria no mínimo,insano.
Ah,e não tente fazer a história longe do Tibia.Nem todos são roleplayers,existem pessoas "bárbaras".Existem hackers,noobs...Incorpore o seu roleplay á realidade.Não á um mundo em que td é lendário,etc e tal.A não ser que seu roleplay se passe numa época onde não existiam humanos,entre outras excessões.É uma sugestão.
Ah,o outro pecado principal:
Não coloque as ações dos personagens em <>,(),**.Escreva.
Não faça estilo teatro.Tipo assim:
Personagem:oi
Cara:oi
Fica sem graça,não?E contribui para a superficialidade do seu roleplay.
Do gênero,estão os roleplays histórias de bardo,O Mago Alquimista,Sir Fastloot e,entre muitos e muitos outros que vou esquecer de citar,hum...Luckaz.Esses eu acho que seguem(quase) a risca este esquema aí a cima.
Algumas dicas:
Histórias de Bardo:Inovador.Ele tem alergia a clichê =P
O mago Alquimista:Envolvente e Inteligente.Ele deixa o leitor preso.Esse é um dos segredos.Por mais longos que sejam os capítulos,deixe o texto envolvente.Luckaz é segue a risca também a regra do mago alquimista:enjoativo,nunca.
Agora,comédia é outra história...
Roleplays de Comédia
A palavra chave é:zuera.Que se foda o tibia,coloque Padre Quevedo,Mac Donalds,Chapolin Colorado,o ovo frito,o caviar e o cozido,o cinzento e o colorido,enfim,o que der na cabeça.Tibia é o nome do mundo,as situações se passarão lá.
Existe um estilo muito adotado pelos roleplays de comédia,que é a estrutura de texto com episódios engraçados com pequenas piadas,seguidas uma atrás da outra.Não faça uma ação continua,e sim fragmentada.
Para saber do que falo,leia Não é mais um besteirol Tibiano.Fawetu é mestre nisso =P
Faça os personagens com características marcantes.Ou o cara é nerd,playboy,noob,fresco,fanático religioso,etc.Isso tem que ficar evidente e engraçado.Contribui bastante.
Mais uma vez,não coloque as ações entre () ou **,nem faça a lá teatro.Estraga da mesma maneira.
A agilidade também e a alma do negócio.Faça paragrafos curtos,frases curtas e engraçadas.Mas não exagere.
Boa jogada:Imagens.Os Roleplays de Comédia são cacterizados por fatos meio que repentinos,então use imagens para caracterizar os fatos "surpresa" do roleplay.
Do gênero:Não é mais um besteirol Tibiano e As Aventuras do Mulek.