Postado originalmente por
Locke Cole
Quem define o que é mais lógico ou não? Parece-me muito mais lógico crer em um criador do que em vida extraterrestre. O número de fatores necessários para o surgimento da vida são incrivelmente numerosos. Apesar da quantidade de planetas ser imenso, a chance da vida surgir pode ser sim, no mínimo, inversamente proporcional.
Além do mais, se estamos usando a lógica, devemos evitar o relativismo. Chega de dois pesos ou duas medidas. Se deus e extraterrestres não são provados, não vejo porque dar mais crédito a um do que a outro.
E somos. Mesmo um cético deveria acreditar nisto, já que o efeito placebo está mais do que provado. Deus raramente age sozinho, mas que ajuda, ajuda.
Sry, por usar a palavra "lógica", foi por falta de outra palavra, mas eu não queria falar da "lógica acadêmica", até pq não se aplica nesse caso, troque o "me parece muito mais lógico" por "me parece óbvio".
Quanto ao efeito placebo, é certo que ele ajuda, convenhamos, junte um grupo com febre e dê pílulas de farinha (dizendo que é antitérmico) e a um outro grupo dê o próprio antitérmico, é de se esperar que o segundo grupo leve uma vantagem (ainda que possa ser pequena) em relação ao outro. Efeito placebo, não precisa estar contrário ao trabalho, os dois podem conviver pacificamente, ao lutar por seus objetivos vc vai ter a sensação de que pode fazer aquilo, de uma maneira tão forte quanto a oração, só que terá um "plus" que é seu próprio trabalho.

Postado originalmente por
Kamus re
Quer dizer que mesmo diante da magnitude (ainda desconhecida) do universo você ainda duvida que ele só possa ter sido criado por uma força superior?
Btw, Deus escreve certo por linhas tortas. Se o mundo fosse perfeito e justo com todos, não passaríamos pelas provações que nos levarão ao julgamento divino.
A grandiosidade não é argumento, grandes cadeias montanhosas no nosso planeta foram formadas sem que ninguém interferisse, bem como grandes descobertas humanas foram acidentais, não é porque algo é grandioso que ele realmente precise de um criador...