Postado originalmente por
Merafath
Só mais uma coisa. Você não era agnóstico? Ou estou confundindo-o com outro usuario? O pessoal por aqui anda se convertento mais do que troca de roupa ou to sou eu que quase nunca entro no forum?
Eu era católico, e para efeitos sociais, continuo sendo um. Seria demasiada estupidez sair gritando por aí a plenos pulmões que é ateu, porque a sociedade é tão intolerante a isso quanto é para com um homossexual, emo, roqueiro, nerd etc.
Na verdade, existem muitos ateus. Mas eles não se admitem como tais por medo de represálias sociais.
E o incrível é que, até hoje, eu nunca vi uma justificativa infalível da existência de Deus.
A doutrina kardecista afirma que pagamos o que fizemos em outras encarnações. Bobagem na minha opinião. Não seria mais sensato por parte de Deus, conceder ao ser humano uma pré-conciência do que é certo e do que é errado, com suas respectivas justificativas e sanções? Aliás, não seria mais sensato por parte de Deus nos cegar perante a maldade? Vivermos eternamente felizes sem jamais nos cansarmos, como as premissas do paraíso?
E o papo Pokémon dos espíritas contém uma série de óbices. Estamos aqui para evoluir blá blá blá... O que significa esse evoluir? Qual o sentido de nascermos no lvl 1 se podiamos nascer no lvl 100? A vida perderia a graça? Não dariamos valor às belezas da vida?
Quando vemos um cego, realmente, pensamos "sou abençoado por ter a visão". Sim, quando não se pode ver o valor que damos a visão é muito grande. Mas será que é necessário que alguém necessariamente tenha que perder a visão para valora-la.
A evolução vem com o conhecimento, com a razão, com a lógica, com a ciência. E o ser humano começa a elaborar modelos comportamentais para coibir a natureza humana que é similar a de qualquer animal selvagem. Mas o simples fato de termos leis e sanções, não afetam a liberdade alheia. As pessoas, independente delas, continuam matando, roubando, estuprando, furtando etc.
Aliás, como você explica que a riqueza de uns seja inversamente proporcional à sua bondade? Ou então como você explica que uma pessoa tão miserável seja tão feliz? Por favor, sem filosofias baratas...
Se existe alguém que pode mudar alguma coisa, esse alguém não é Deus, até porque ele não existe. Quem pode mudar somos nós. Mas pelo jeito, estamos em um mundo pouquíssimo evoluído, porque posso contar as pessoas de bom caráter que já cruzaram meu caminho.
Tente ser bom nesse mundo. Você só vai se foder. Seja bom com quem é digno da bondade e puna severamente aqueles que subvertem o Estado do Bem-Estar Social. Porque geralmente a pessoa má é que se dá bem. Mas isso não impede que você seja uma boa pessoa com potencial para o bem. Porque a má pessoa pode acabar se dando muito mal pelas mãos de um de seus injustiçados.
Se você está frustrado com a inexistência de Deus, comece fazendo o papel dele. Certas coisas são imutáveis, é verdade, mas elas são assim, e você tem que se conformar com isso. O ser humano pode fazer muitas coisas, mas todas elas estão restritas a sua condição de reles mortal.
Mas aí eu fico me indagando: será que Deus não quer que sejamos maus? Será que a evolução espírita não é a evolução darwinista? Será que ele não quer que passemos pela cabeça dos outros, mesmo com os perigos que isso implique, mesmo sabendo que, lá no topo, pode vir alguém melhor e te derrubar?
Vocês sabem quem criou a religião? Um homem fraco, porém inteligente. Inventou uma história doida que fez com que boa parte das pessoas caíssem nela. Inventou um forte escudo que protegeria as espécies mais frágeis da voracidade dos mais fortes. Um escudo tão forte que condenou homens à fogueira nos tempos do "Santo" Ofício.
Graças a Deus, digo, graças aos Ateus, os tempos mudam. Alguns ainda permanecem dentro de suas carapaças, com medo de por a cabecinha para a fora e levar uma bordoada. Outros abandonaram seus escudos e partiram para o ataque. Suas lanças novas são mil vezes mais fortes que o velho escudo milenar.
Alguns preferem continuar atrás de seus escudos até a morte, com medo de usar uma lança, amendrontados com a ira do brandir de lança dos ateus. Outros, como eu, ao verem seus escudos quebrados, de imediato lançaram mão dele e partiram para a ofensiva.
Não seria mais sensato empunhar o escudo divino e a lança ateísta, você me pergunta. Ou se carrega o escudo ou se carrega a a lança. Porque o escudo só servirá contra as investidas das lanças que, por sinal, quebrarão o escudo antes mesmo de encostar-lo. É um peso inútil. Já a lança sim, será útil, pois diante de outra lança atéia não sucumbirá como o escudo divino.
A verdade é que todos somos ateus, em maior ou menor grau, porque existem coisas que são intrínsecas à natureza humana. O velho exemplo da "tábua da salvação": seu navio naufraga, e só resta uma tábua, suficiente para salvar somente uma pessoa. Você e outro sujeito estão em uma luta desenfreada pela sobrevivência. Você daria a vida por essa pessoa? Mesmo que quisesse, não conseguiria, porque o instinto de sobrevivência é algo atinente à natureza humana. Invariavelmente, afogaria ou seria afogado. Por isso mesmo sou adepto da filosofia hobbesiana. Não adianta querer pagar de bonzinho. Seria de maior hombridade ter a humildade de se assumir uma pessoa má.
Mas eu não vejo necessidade de atacar pessoas boas. Não quero nutrir em seus corações a mesma coisa que nutriram no meu, tampouco aumentar o rol de inimizades. Até porque a evolução só vem com o massacre dos maus.
Obs: apêndice é necessário ao corpo humano, portanto, só extraiam se for extremamente necessário.