Postado originalmente por
Kot
Mesmo que esteja forjadas de forma irreversível, é você quem escolhe ser ou não egoísta
somos predispostos a não abidicar de nossos privilégios, é uma característica incrustrada em nossos genes, os que competiam com maior ferocidade em épocas distantes eram premiados com a sobrevivência e...sexo com as mulheres, podendo reproduzir e transmitir seus genes capitalistas para seus "filinhos"
claro, o grande trunfo da humanidade é a flexibilidade, a capacidade de adpatar-se rapidamente à bruscas mudanças de ambiente, portanto acredita-se que não somos acorrentados à tendencias genéticas, e é isso que nós faz homens verdadeiros, livres da predistinação, divina, evolutiva, social, mas, sem dúvidas, há uma certa "inclinação" ao egoísmo, e isso é indiscutível
eu mesmo, racho o biscoito com os coleguinhas no almoço!!!!!!

Kot
, chega até a ser óbvio que uma pessoa pense primeira antes em si mesma, isso é um pensamento instintivo para a sobrevivência, mas existem pessoas que pensam que ainda vivemos em uma selva onde é matar ou morrer (estou falando no sentido literal, não venham dizer que realmente vivemos em uma "selva")
e porque não vivemos numa selva primitiva?, com pessoas devorando pessoas, e sequissu rolando pelas praças, velhas que fazem chás sendo atiradas a fogueiras flamejantes, e uma legião de pessoas pintando a cara de azul e sacrificando virgens à Jeová?
Porque, aqui no Brasil, não passamos fome?, pelo menos nós da classe média, e porque temos uma certa qualidade de vida?, e indiscutivelmente temos mesmo, porque "não estamos numa selva"?
eu mesmo lhe respondo, se aqui eu e você ganhamos, noutro lugar alguem perde, alguem emprega sua mão de obra num serviço degradante e exaustivo, na Birmânia, em Bangladesh, no Gabão, na Nicarágua. Nossas crianças comem porque as de lá são mandadas ao serviço, famintas, nós jogamos Ps3 aqui porque lá eles nem eletricidade têm, e é assim que funciona

Kot
, a sociedade capitalista é uma boa alternativa para se construir um futuro, porém é justamente o contrário do que você se orgulha em dizer e fazer, as pessoas têm que pensar nos seus próximos antes de resolver fazer qualquer ato beneficente a si mesmo.
ai não é competitividade, não é individualismo, não é personalidade
abidicar de sí próprio em nome do "coletivo" é eliminar o que há de bom no capitalismo

Kot
Outra, se você é mesmo como diz ser, eu duvido que seus amigos sejam leais de verdade. E até ousaria dizer que você é um exemplo vivo de como o pensamento das pessoas são facilmente manipulados, se tornando escravo de sua própria rotina.
claro que não!!!!
meus amigos não são interesseiros, playboys, prostitutas, cafetões, nem nada do tipo
são, sim, meus amigos, e não é porque "defendemos" as injustiças sociais que somos desprovidos da capacidade de construir relações amistosas, de sermos bons com amigos e familia e agirmos sem termos lucros financeiros em mente, na verdade, tanto me importo com eles, com minha familia e comigo mesmo, que abraço o capitalismo como o sistema que nos oferece uma vida digna. Ora, eu posso ter amigos fieis sem me preocupar com a fome das criancinhas sudanesas, posso amar minha esposa e filhos e defender um sistema meritocrático, e não há nenhum tipo de contradição.
além disso, um grande amigo meu, que é irmão pra mim, é anarquista, outro, Luciferianista, e não á nenhum tipo de problema entre nós, o capitalismo permite a liberdade ideológica, e o ateísmo, a liberdade religiosa, enquanto o comunismo é entorpecente, excludente, "se você não chupar o Che não sou mais seu amiguinho"

Melroch
Há algum motivo pra ser privilegiado? Acaso merecemos o mundo mais do que os trabalhadores oprimidos? Somos privilegiado por merecerer? Talvez por seleção natural? Devemos virar as costas aos esquecidos da sociedade sendo que poderiamos perfeitamente ser um deles, e ainda podemos, sabe, a vida é imprevisível, um dia você envelhece e se não tiver pessoas que te ama, morrerá triste e sozinho, que irá se importar com alguem que só encherga seu próprio umbigo? Você estará esquecido e rejeitado, assim como os que você rejeitou outrora.
não digo que rejeito, oprimo, desprezo, ridicularizo e me regojizo com o sofrimento dos pobres, apenas disse que não existem meios de, sem nos ferir de forma mortal, retira-los desta condição e fazê-los subir socialimente
também nunca disse que importa só comigo, mas afirmei que, o "sistema"
é benefico a mim e a todas as pessoas que prezo, e que nossa condição é, infelizmente, mantida à custa da exploração de estranhos, que o trabalho exaustivo de alguns mantém o conforto de nossa classe, e a nossa vida fácil.
Ora, esta é a ordem mundial, e não´há qualquer solução que permite que extinguamos totalmente a pobreza sem, neste processo, diminuir drasticamente a qualidade de vida da classe média, a igualdade, nivelada "por cima", isto é, todos felizes correndo nús e saudáveis pelos campos, é inatingível. Todos os sistemas que não são o capitalismo falharam miseravelmente em oferecer uma solução eficaz, e indolor, às injustiças sociais, todos escravizaram, trucidaram, torturaram, e, pior, massificaram e emburreceram, tornaram todos um só, mataram a individualidade, extinguiram a criatividade, fizeram do céu soviético algo cinza, crú

Melroch
O egoísmo está na essência humana, mas nossa conciência é capaz de controlá-la, afinal o egocentrismo é o principal problema do mundo, aquilo que origina todos os outros.
sim, podemos controlar o egoísmo
com meus amigos, minha familia, sou um homem generoso, e sou completamente honesto ao me julgar assim, mas, com os outros, com a massa de gente que desconheço, com a qual não tenho nenhum vinculo afetivo, não vejo motivos para ser
mas, olhe só, se houvesse um meio dos pobres ganharem sem que nós fossêmos sacrificados, tudo bem, se tivessem uma alternativa justa ao capitalismo, que prezasse pela individualidade e pela liberdade de cada um, e que fosse efetiva em resolver as mazelas sociais, tudo bem, seria estúpido me opôr
se houvesse como instalar um regime que conciliasse "meritocracia" e "justiça social", eu seria completamente a favor, falando mais claramente, se tivesse como tirar o pobre da favela sem que eu tivesse de ir pra lá, então eu, e todo o mundo, apoiaria isto

Melroch
Como seria possível viver em sociedade se todos pensassem como você?
bom, pense só, por pior que fosse, não seria tão ruim como Cuba ou a Coréia do Norte, e as pessoas vivem lá, então, seria sim possível!!!!!

LudiunII
o unico modo de UMA SOCIEADE ser perfeita é seguir as formigas.
todos por um, operários por todos, soldados por segurança, todo mundo nú, unica preocupação = alimento.
foda-se ciencia, religião, ou qualqer base social economica, viva a coleta e agricultura.
é....
mas se querem construir prédios, criar países, bandeiras, fronteiras, computadores, trabalhos, salários...
SEMPRE vai ter alguem acima de você, e SEMPRE vai ter alguem embaixo de TODO MUNDO.
concordo plenamente