
Postado originalmente por
wingsilver
lol gostei gostei pega essa como é possivel a nossa existencia?
e pq a morte e tida como despertar?
É controvérsia a idéia de onde surgiu nossa existência. Posso tentar explicar um fragmento:
Há a visão religiosa e a científica:
Na religiosa, Deus criou o Mundo em 6 dias e usou o 7º para descansar. Antes ele criou o homem e e dai vem nossa existência.
Na científica, um Big Bang (...) formou o planeta Terra e após a resfriação do planeta, a vida começou a vir das águas. Primeiro uma bactéria, que foi evoluindo. E a evolução nos trouxe até aqui.
Porque a morte é tida como um despertar?
Primeiro, olhem como a morte é encarada nas religiões:
Candomblé
O Candomblé vê o poder de Deus em todas as coisas e, principalmente, na natureza. Morrer é passar para outra dimensão e permanecer junto com os outros espíritos, orixás e guias.
Catolicismo
Quando morre, o homem católico é julgado pelos seus atos em vida. Se ele obtiver o perdão, alcançará o céu, e se for condenado, vai para o inferno. Algumas almas ganham uma chance para serem purificadas e vão para o purgatório. Quem for para o céu ressuscitará para viver eternamente.
Hinduísmo
Para os hinduístas, a alma se liga a este mundo por meio de pensamentos, palavras e atitudes. Quando o corpo morre ocorre a transmigração. A alma passa para o corpo de outra pessoa ou para um animal.
Na filosofia hinduísta dos Uphanishads, a alma do homem é imortal e livre da ação do tempo. Depois da morte, a alma de um indivíduo pode renascer numa casta diferente ou até mesmo no corpo de um animal.
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, os mortos dormem profundamente até o momento da ressurreição. Quem cumpriu seu papel na Terra recebe a graça da vida eterna, do contrário desaparece.
Igreja evangélica
Como no catolicismo, os evangélicos acreditam no julgamento, na condenação (céu ou inferno) e na eternidade da alma. A diferença é que o morto faz uma grande viagem e a ressurreição só acontecerá quando Jesus voltar à Terra.
Islamismo
Para o islamismo, Alá (Deus) criou o mundo e trará de volta a vida todos os mortos no último dia. As pessoas serão julgadas e uma nova vida começará depois da avaliação divina. Esta vida seria então uma preparação para outra existência, seja no céu ou no inferno. Acreditar no julgamento final é uma forma de fazer com que o fiel muçulmano se responsabilize por suas atitudes.
E aqui vai algumas curiosidades sobre isto:
Existe vida após a morte?
Os vikings eram enterrados com armas, comida e até ornamentados. Ele acreditavam no Valhala, lugar em que os heróis lutam e morrem durante o dia, e voltam a viver à noite.
Os gregos antigos acreditavam que os mortos levavam uma existência de sombras no Hades.
Algumas tribos indígenas do norte do continente americano acreditam na existência dos "eternos campos de caça".
Muitas sociedades acreditam que a alma continua a existir mesmo depois que o corpo morre. O espírito manteriam proximidade com os vivos, funcionando como elo entre os dois mundos.
Os habitantes de algumas tribos africanas não separam a alma do corpo. Para outras, a exerce um papel fundamental na existência do indivíduo, mesmo depois de morto. O ancestral fica próximo à tribo, como se estivesse vivendo em um mundo paralelo. Os vivos devem garantir o nascimento de descendentes para perpetuar a família. Sem família, o espírito do morto ficará vagando sem rumo, porque foram cortadas as suas ligações com o planeta.
Confúcio (551- 479 a.C), sábio que interpretou a filosofia antiga e as tradições chinesas, respondeu ao ser perguntado sobre a vida após a morte: "quando não se compreende nem sequer a vida, como se pode compreender a morte?".