Gente, essa discussão tem um resolução simples: Por mais seja impossível evitar totalmente que os jogadores burlem as regras e usem programas ilegais, e por mais que esses mesmos jogadores paguem muito dinheiro, empresa nenhuma se sente confortável se não tem controle sobre o produto que ela vende.
Sendo assim, não é nem um pouco interessante para a CIPsoft ter botters demais no jogo. Primeiro porque é um público instável, que depende de outros programas (fornecidos por outras empresas) para utilizar o produto (ou seja, através desses clientes a CIP fica indiretamente dependente das decisões e do humor dessas empresas, coisas que ela não pode prever nem controlar), e segundo porque, se a relação entre o jogadores e o jogo for totalmente artificial (se todos usarem bot), será difícil atrair o interesse desses clientes. Afinal, serão programas, não pessoas, que estarão jogando - O usuário vai enjoar mais rápido, pois na verdade nada prende ele ao jogo, ele não se identifica com o personagem que criou.).
E por fim, que empresa quer como clientes pessoas que, de uma hora para outra, podem resolver atacar o próprio produto que ela vende (ataques DDoS) por motivos fúteis? Se uma pessoa não se identifica com o jogo, não respeita as regras desse jogo, ela naturalmente não vai ter interesse nenhum em manter a integridade dele, depois que enjoar e quiser parar de jogar. São clientes problema com potencial para atitudes destrutivas, que empresa nenhuma quer ter como maioria.
Já sobre dizer "se acabar o Bot 50% para de jogar", é uma afirmação totalmente vazia, um "achismo" digno de futurologia. Não tem como prever com certeza um acontecimento desses. É que nem dizer "a bolsa de valores do país X vai cair daqui há um mês", existem muitos fatores envolvidos pra poder saber. São seres humanos que jogam tibia, e seres humanos são imprevisíveis por natureza.
A CIP, maior interessada nisso, com certeza não é idiota. Ela sabe muito bem o que está acontecendo justamente por ser a maior interessada. É uma empresa, não simples usuários do Tibia como nós (se o jogo for pro buraco, não vai fazer diferença pra nós. Pra empresa, sim.).
Por isso ela não está sendo radical, vai aos poucos limitando a atuação dos Botters. Os "600" foram só pra assustar, sim. E podem ter certeza, vocês que dizem "eu entrei de bot no dia e não deu nada", que ela poderia ter banido muito mais gente - a CIP não usou todas as cartas que tinha na manga, porque, repito - ela não é idiota. Não vai usar todo o arsenal que tem de uma vez só.
É só fazer as contas: se 20k usuários usam bot, como dizem, como então só 600 se entregaram no debug? - Isso sim é algo para se pensar. Não foi um número muito pequeno?
Agora, o que ela vai fazer com as outras contas? Vai ir banindo aos poucos, vai dar uma segunda chance? Isso só esperando pra saber. Eu, que nunca usei programa ilegal nenhum pra facilitar o jogo, estou tranquilo...
E você? Vai arriscar?
A.E. Melgraon I