Se você crê, como eu, que o propósito da religião é sugar todo o prazer da vida e cuspir no seu olho, então pode ser difícil pensar em algo positivo a dizer sobre ela, mas eu acho que é importante tentar, nem que seja por um sentido de equilíbrio, e então é por isso que eu decidi pensar em uma ou duas coisas legais que eu posso dizer sobre cada uma das religiões principais, em particular os três dogmas monoteistas (islã, cristianismo e Judaismo) que tem atormentado, digo, enriquecido nossa civilização por tantos séculos. Os três dogmas do deserto, como eu gosto de pensar, porque entre eles fizeram tanto para fazer da alma humana um deserto.
Vamos começar com islã. No clima atual de intimidação, pode-se pensar que seria difícil pensar em algo para dizer sobre o islã, mas eu consigo pensar em algumas coisas. Primeiro eu gosto do símbolo, a lua crescente, eu acho muito mais atraente do que a cruz, provavelmente porque não tem ninguém pregado nela. E também sempre que você vê uma grande mesquita cheia de adoradores orando juntos, eu gosto da inclinação sincronizada, acho que é sempre muito bem feita. Também é claro, temos o islã radical para agradecer por nos mostrar tão graficamente que enorme problema a religião pode se tornar. Se não fosse toda a intimidação histérica e hipócrita à qual fomos sujeitos nos anos recentes, muito de nós ainda estariamos sob a ilusão de que a religião é relativamente inofensiva. Então obrigado ao islã radical pelo aviso.
O que eu mais gosto no cristianismo é que ele não é o islã, o que é um grande bônus na minha opinião. Infelismente, ele é o cristianismo, o que pra mim meio que faz perder todo o brilho. Eu gosto do fato de que a inquisição acabou e a história cristã não é mais escrita com sangue, eu acho que esse é um desenvolvimento bem positivo. E recentemente o Vaticano organizou um conferência sobre astronomia, o que é notável, dado o seu registro passado nessa área, Foi só a poucos anos que a Igreja Católica finalmente passou a admitir que Galileo pode estar certo sobre a Terra viajar ao redor do sol, e isso foi um coisa muito positiva porque eles não tinham que dizer nada, eles podiam ter ficados quietos, e então milhões de católicos teriam ficado sem entender. É claro que você pode entender por que levou 500 anos para isso. Como uma questão dessa importância, eles não queriam fazer julgamentos apressados e se arriscarem a se fazerem de bobos.
O que eu gosto do Judaismo? Bem, não muito para ser perfeitamente honesto, exceto pelo fato de que ele não é pregado na sua cara a toda oportunidade, o que eu acho que é uma qualidade muito desprezada, e que deveria ser amplamente imitada. Também, o Judeus tem o mais antigo dos três dogmas, e no entanto ele são os que ainda estão esperando pelo Messias, e você sabe muito bem que se ele aparecesse ele iriam pregá-lo por blasfêmia denovo, o que é uma idéia que sempre me divertiu bastante, por que uma coisa de que devemos no lembrar é que religião pode ser uma fonte de grande humor, assim como de grande tragédia, culpa, autocomiseração, medo, miséria, crueldade e dor.
Fora do triangulo abraãmico de insanidade, o que eu gosto do Hinduismo é que eles são vegetarianos, o que eu acho que é um jeito muito civilizado de ser. Eu acho que eles passam um pouco dos limites com as vacas, mas isso é assuntos deles. Mas principalmente por que o Hinduismo não está tentando ativamente dominar o mundo do mesmo jeito que o islã. e eu acho que isso é um qualidade muito atraente em uma religião de novecentos milhões de pessoas.
Quanto ao Budismo, bem, o que eu posso dizer? Uma religião sem deus. Magnífico. Como uma prisão sem paredes.
Então você vê que há muitas coisas positivas que você pode achar para dizer sobre qualquer religião, se você procurar. Agora você pode me dizer: "OK, isso é legal, você esta claramente se esforçando para ser positivo aqui. Mas resta o fato de que a religião é apenas uma cerca contra a morte, é um apólice de seguro cara, que vai desaparecer numa nuvem de fumaça no momento em que você tentar exigi-la". E sim, você pode estar bem certo quanto a isso, de fato você pode ir além e dizer que qualquer que tire sua moral se questionar de algum texto antigo pode da mesma forma tentar tirar sua personalidade de um microship. E denovo , eu acharia dificil discutir com esse ponto de vista.
A religião não tem nenhuma resposta porque ela não faz nenhuma pergunta, você tenta rejeitar várias vezes seguidas, mas ela não aceita um não como resposta, e você não que ser mais gentil. você está cansado de ouvir falar das crênças das pessoas, e seus deuses e suas escrituras, e droga da sua presciosa fé, e você gostaria que eles pegassem todas as suas superstições ridículas e todas as suas regrinhas cruéis e estúpidas e as metessem lá onde o sol não bate. E eu certamente eu simpatizo com isso. Eu não gosto do jeito arrogante que eles tentam forçar seus preconceitos estreitos sobre a vida dos outros.
Mas tudo bem, esse deveria ser um texto positivo, e eu não quero estragá-lo falando das coisas negativas: o raciocínio seletivo, o pensamento irrealista e o abandono desavergonhado da responsabilidade pessoal que a crença religiosa abraça de maneira tão autoilusória e covarde. Eu preferiria focar no positivo, e a coisa mais positiva que eu consigo pensar para dizer é algo que muitos crentes me dizem também, é que a religiäo dá esperança as pessoas, ela lhes dá otimismo para o futuro, e isso é definitivamente uma coisa muito boa, de fato é algo com que eu certamente simpatizo, porque mesmo depois de séculos de repressão, preconceito, e estupidez cruel e absoluta, eu ainda sou otimista o bastante para acreditar que a religião é simplemente absurda demais para durar para sempre, o mais cedo ou mais tarde a inteligência coletiva da humanidade vai se elevar o bastante para que a vejamos pelo o que ela realmente é, uma mistificação cruel e manipuladora que se sustenta não por exaltar o espírito humano, mas por abatê-lo. E eu espero que quando esse dia chegar estejamos maduros o bastante para rirmos de nós mesmo, por que rir é o melhor remédio, como nós sabemos. Mesmo de acordo com a bíblia: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos". Provérbios 17:22
Paz, especialmente a todos com ossos secos.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 




Responder com Citação






