- Artigo 4: Efeitos gerais - Módulo: PAINT
- 1 - Como colorir um sprite
Certo galera, acho que finalmente chegamos no meu método pessoal e mais esperado do tutorial(por mim) Daqui para frente abordaremos todo o verdadeiro trabalho de um Spriter de acordo com o meu pensamento, é um método trabalhoso, realmente trabalhoso; mas um método que torna o sprite realmente Tibiano. E realmente bonito.
- Pintura PAINT x Fireworks
Tudo na pintura se baseia na escolha das cores e dos tons, em matéria de sprites não basta somente escolher uma ou duas cores diferentes, colorir um sprite como fizemos na pintura básica [Artigo 2:3] e depois disso apenas usar Blur Tool(Clarear) e Burn Tool(Escurecer) do Fireworks no Sprite.
Para nós o Fireworks será uma ferramenta básica de edição.
- A escolha das cores
Bom, como dito anteriormente o mais importante na pintura de um sprite é sua cor e os tons dessa cor.
Geralmente usamos tons diferenciados de uma mesma cor para gerar a idéia de sombreamento e luminosidade. A utilização destes tons, varia de acordo com 3 pontos importantes:
- Material a ser pintado: Metal, Bronze, Tecidos, Marfim, Ouro, Pele.
- Propagação de luz no material: Alguns materiais como pedras não polidas, troncos e materiais envelhecidos não propagam a luz muito bem devido a manchas e ao não polimento de suas superfícies.
- Reflexo da luz no Material: Tecidos, Peles, Materiais envelhecidos e pedras não polidas não devem refletir a luz como objetos polidos e bem trabalhados, essa diferença precisa existir.
Ouro
Cobre
Túnicas
Pedras
![]()

Curtir: 

Responder com Citação