Postado originalmente por
keplers
O cara rico "que ajuda o próximo"... me explique como ele ajuda o próximo, já que isso é extremamente importante.
Sinceramente, uma revolução é necessária. Se você acha que problemas desse tamanho vão se resolver com meia dúzia de ricos "ajudando" os pobres (leia-se fazendo doações, diminuindo um mínimo da miséria que eles passam, blá blá blá), você está enganado. Isso não muda a essência das coisas. Assim o pobre pode não morrer de fome, mas vai continuar sendo explorado e vivendo na miséria. "Morrer de fome". No fim das contas, ninguém quer que pobre algum morra de fome. Que utilidade tem um pobre morto? Com os escravos era a mesma coisa, ninguém deixava o escravo sem comer, senão ele morre e dá prejuízo.
É, a situação é cruel. É incrível como podemos ser desumanos. Não falo por mim nem por você, mas todos nós somos parte dessa sociedade. Não somos nós que exploramos os pobres, mas nem por isso somos inocentes, já que fazemos vista grossa e prosseguimos com nossas vidinhas. Concordo que não podemos abandonar nossos problemas pessoais, mas boa parte dos nossos problemas pessoais não existiriam se não fosse os problemas mundiais.
~sirius~
A ajuda você entendeu, é exatamente isso, criando ongs, dando trabalho, alimento e etc.
Não acho que isso vá resolver nossos problemas, o que eu acho é que está na hora de nós crescermos e pararmos de achar que conseguiremos uma sociedade justa com todos, NÃO, não conseguiremos nunca houve e nunca haverá uma sociedade controlada por homens que seja totalmente justa. O que devemos fazer é jogar com as cartas que nos são dadas, devemos fazer o melhor para os outros e para nós mesmos com o que é possível, sonhar com uma sociedade perfeita, não irá torná-la real, nenhuma revolução criará uma sociedade justa, talvez seja possível uma sociedade mais justa do que a nossa, mas não haverá uma sociedade onde todos os homens sejam REALMENTE iguais.
Quanto ao rico, imagine que o Bill Gates ao invés de fundar a microsoft, estivesse desde novo ligado a filantropia... Quantas empregos diretos e principalmente INDIRETOS ele teria deixado de gerar??? O que é melhor, dar esmolas aos mendigos da sua rua, ou dar trabalho a milhares de chefes de família???