Eu coloquei aqui, não a maneira mais rápida e mais eficiente de pegar lvl e mlvl , mas simplesmente um método bom, que incentiva o roleplay, e que torna os feitiçeiros mais.. feitiçeiros, desde já. Um sorcerer que não usa runas não deveria ser sorcerer, por assim dizer.
Eu tentei aproveitar as magias da melhor maneira possível, colocando elas em uso desde o princípio.
Tenho certeza que os novatos vão gostar bastante ^^
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O Sorcerer. O feitiçeiro. A mais complexa e difícil das vocações. Se a sua técnica for ruim, você será um fracassado. Se a sua técnica for boa, você será imbatível.
O TibiaBR enumera as qualidades e os defeitos de um sorcerer. Abaixo:
Notem o grifado. A arte de um sorcerer é muito difícil de ser dominada. MAs quando dominada, é imbatível, como eu disse.Vantagens:
· A cada novo level, um Sorcerer recebe 5 hit points adicionais, 30 mana points e 10 oz. de capacidade.
· HP é regenerado a cada 12 segundos (10 segundos se promovido) e MP se regenera a cada 6 segundos (4 segundos se promovido).
· Avançam mais rapidamente em magic level do que outras vocações.
· Podem usar as magias e runas mais poderosas.
· Podem fazer runas enquanto caçam, ao mesmo tempo treinando seu magic level, ganhando assim dinheiro extra, diferentemente das outras vocações.
· Podem matar monstros mais fortes (Cyclopes, Giant Spiders) em levels muito baixos (mas a um custo mais alto do que Paladins).
· Podem usar dois monstros sumonados para ajudar em caçadas.
· Como podem correr e lançar magias, recebem menos danos de monstros do que Knights.
· Sorcerers são muito poderosos em levels altos e podem matar Dragons com duas runas de SD. Podem usar Ultimate Explosion para limpar facilmente cavernas e salas inteiras.
Desvantagens:
· Capacidade muito baixa se comparada às outras vocações.
· Avançam muito lentamente em skills de combater corpo-a-corpo, skills de distance e skills de shielding.
· Alto preço para subir de level, quando estiver nos levels mais baixos.
· Em levels mais baixos é arriscado se aventurar desde que Sorcerers podem morrer rapidamente em um ataque surpresa.
· Dificuldade de se dominar a arte de um Sorcerer.
O sorcerer nem é mesmo tão popular, comparado às outras vocações, observem o censo de danubia.
Bem, vamos lá. Como jogar em um sorcerer.
O básico a se aprender
- O Mágic Level
O nível de magia de um sorcerer é como as skills de um knght ou paladin, um desenvolvimento constante é primordial.
E você só avança o seu magic level usando a sua mana, portanto prepare-se para gastar
Abaixo, você verá que eu recomendo um magic level por nível de desenvolvimento, portanto quando alcançar um novo nível, faça uma quantidade boa de runas váriadas, conforme recomendado. Sendo iniciante, faça isso no nível 10.
- O Novato(até o level 12)
No início, bem no início, todas as vocações são identicas. Compram equips de iniciante e começam a caçar bichos fracos.
Um sorcerer deve comprar magias o mais cedo possível, para que o seu nível mágico evolua rápidamente.
Você deve fazer runas, usá-las e vendê-las.
Faça runas de Adori e use-as para matar criaturas que não consegue matar no meele. Ninguém compra runas de Adori, portanto aproveite para ganhar mais experiencia.
Firefield, poisonfield e energyfield podem ser úteis para matar criaturas mais fracas também, como orc warriors e orcs spearmans.
Runas de HMM, venda-as todas. Elas sempre são compradas por um bom preço. Use-as para comprar equips melhores.
Magias de healing são realmente muito úteis, não deixe de comprar nenhuma.
A Magia do mana shield é vital para qualquer sorcerer. Ele tem pouca vida, então o mana shield faz a sua mana absorver os danos, lhe dando muito mais chances de sobreviver, contra PKs e criaturas.
Enquanto não tiver magias muito poderosas de heal, vale mais a pena usar o mana shield para se proteger, lhe dá mais tempo. Depois disso, use o mana shield apenas contra bichos ou táticas avançadas de luta.
Destroy Fields é bom para se escapar de traps e/ou realizar quests.
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Essas magias serão muito úteis para um sorcerer ainda aprendiz, poderá matar bichos fortes assim, e cada vez mais fortes
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Tente alcançar o magic level 6 até chegar no level 12, senão você estará se esquecendo do primordial, de ser um sorcerer!
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Nesse nível, você já vai estar matando com alguma dificuldade um grupo mediano de orc warriors e orcs variados, se souber usar bem as runas, é o que veremos adiante.
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Os equips iniciais de scale armor, brass legs, scimitar ou morning star, dwaven shield e soldier helmet já bastam para esse nível, você gastará quase todo o seu dinheiro com as magias que compra-rá.
- O Iniciante(Leveis 12 a 15)
Nesse nível, você já será capaz de matar grandes grupos de criaturas fácilmente, como grupos de orcs ou minotauros.
Adquira algumas UHs com um druida e ande com pelomenos uma bag delas. Renove o arsenal quando estiverem sobrando 2 runas.
Continue fazendo HMMs. Venda cerca de metade e fique com a outra metade, para que possa usar em caçadas. A magia de Adori não terá mais muita utilidade.
Os fields não serão muito mais úteis, existirão magias melhores que deixem menos vestígios.
As magias de healing deverão ser usadas.
Com a ultimate healing aprendida, e matando em maioria bichos não muito fortes, você não usará o manashield nesse nível a não ser em táticas avançadas.
Destroy field terá a mesma utilidade ^^.
Não gostei de firewave. Gasta muita mana e tem um demage ruim. Não compre.
Uma das magias primordiais. Ultimate healing. Uma das melhores magias do jogo. Custa oitenta de mana e recupera toda a sua vida. Uma alternativa melhor que o mana shield contra PKs, em vista que você sobrevive mais usando ela.
Great Fireball. Tem a mesma utilidade de fireball, mas o dmg é maior e o alcance também. Faça runas de fireball e great fireball numa proporção de dois para um, para economizar mana.
Firebomb. Deixa um grande rastro, causa um grande estrago em PKs até o level 20 que queiram te matar, ou pelomenos dá um belo susto, ajuda você a escapar dos lugares. Não use contra bichos, não causará muito estrago. Existem magias mais poderosas que deixam menos rastro.
Creature Ilusion é para brincar, não tem muita utilidade real.
Energy bean é bom para usar em corredores estreitos, com fileiras de criaturas ou pessoas. É razoável, gasta 100 de mana
Poison Wall. Não gosto muito dessas. É bom para deixar envenenado um caminho por onde passariam pessoas, em uma perseguição, por exemplo.
Fire Wall. A mesma utilidade de poison wall.
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Até ai, você já deverá estar se acostumando a usar magias, como um verdadeiro sorcerer!
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Até ai, tente alcançar o nível mágico 20.
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Os equips adequados para esse level podem ser um steel helmet, plate set, Guardian Shield e uma clerical mace.
- O treinante(Level 15 a 20)
Agora você estará ficando poderoso, Grandes grupos de bichos não representarão tanto desafio quanto antes. Você irá atrás de alvos maiores. Será como treinante que você matará sozinho o seu primeiro dragão, e será como treinante que você participar-a de suas primeiras hunts. Isso será visto em ganhando experiencia. As magias a comprar estão acabando, e você já está notando quais são as mais fracas e quais são as mais poderosas.
Nada menos que duas bags de UH ou pelomenos uma BP nesse level, todo cuidado é pouco com PKs. Renove o arsenal quando sobrarem menos de quatro runas
Não compre equips. Todas as suas runas irão para magias e caças futuras.
Venda agora BPs de GFB ou Explosion, o nível de magia ganho é maior e você ganha mais dinheiro, apesar disso demorar mais.
Ultimate healing ainda será a melhor opção em batalhas contra PKs ou grandes grupos de criaturas.
Great energy bean. O mesmo que energy bean, porém com alcançe maior e mais poderoso. Custa o dobro da mana.
Invisible. Excelente magia. Use para fugas de lugares perigosos ou para passar por um desses.
Summon Creature. Não terá muita utilidade ainda, você não consegue invocar nenhum bicho poderoso ainda.
Energy wall. O mesmo que firewall ou poison wall.
Energy Wave. Não use por enquanto, gasta muita mana e o dano não compensa.
Chegamos, A magia primordial a melhor de todas, a mais útil! A Sudden Death!!!!! Tádááá... Esta magia sempre o acompanhará para onde você for, será a runa que você sempre venderá, mas que usará não muito por enquanto.
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Faça runas até conseguir o magic level 25. A partir daí, só treine o nível de magia fazendo sudden death para vender ou fazendo runas para caçar.
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Quando chegar no nível 20, tente conseguir o nível mágico 40.
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Os mesmo equips. Não há necessidade de alterá-los.
Bem galera, o tópico tá muito grande e por enquanto vamos parar no nível de treinante, mais tarde teremos expansão![]()
Ganhando experiencia
O Novato
Primeiramente não passe de trolls ou rotworms. Você não fará mais que Adori até o level 10, então não passe disso.
Level 10 alcançado, busque desafios maiores. Vá caçar respawns grandes de rotworms, respawns pequenos e médios de orcs ou minos, usando as runas conforme explicado em táticas avançadas.
Use heal se sua vida abaixar muito, e mana shield em uma fuga.
O Iniciante
Você não usará muito Adori. Use HMMs para atacar os bichos. Respawns de 2 a 5 rotworms não serão mais desafio, nem respawns pequenos de orcs e minos.
Vá para patamares maiores. Busque respawns grandes. As táticas vão mudar consideravelmente. Use fireballs e great fireballs para matar grandes respawns, e HMMs para quando os bichos enfraquecerem. Busque respawns grandes e variados de orc warriors, spearmans e normais, ou de minos normais com 1 ou 2 mino archers.
Use heal nos dois casos. Se a vida abaixar ou em fugas. Dê preferencia aos vitas.
O treinante
Respawns grandes agora vão ser casuais, na medida que as táticas vão sendo absorvidas. Não busque respawns mais poderosos que esses causalmente, você se focará em uma criatura como seu desafio: O Dragon.
Junte algumas SDs, alguns manafluids e vá a um respawn de dragon. Mate de vez em quando, para absover a estratégia que será aprimorada mais tarde, e para desafio.
Hunts. A grande novidade. No nível de treinante, os sorceresvão começar a caçar. Vá com Knights level 20 que possam usar UHs, pallys e druids, em hunts. Vocês vão a um respawn rasuavez, trepassando pelo caminho com táticas conjuntas, para no final matar uma criatura forte(dragon, por exemplo) gastando runas mais fracas(HMMs e poucas SDs, ao invés de SDs sempre. Sempre vá em hunts. Vale muito a pena o loot e a experiencia. Lembre-se: Um knight é essencial para uma hunt bem sucedida.
Bem galera, o tópico tá muito grande e por enquanto vamos parar no nível de treinante, mais tarde teremos expansão![]()
Táticas Avançadas.
O Novato
Não é muito complicado. Quando você chegar a um respawn grande, corra até uma passagem estreita, e mate os bichos um por um.
Evite se enfiar no meio de todos. O lugar estreito é a chave.
Uma boa tática também, é ficar bloqueando um bicho por vez e atacando os de trás, sem que eles possam te atacar. Use os fields para impedir que eles fujam sem tomar dano.
Caso não queria bloquear um bicho, Use um field na sua frente e um atrás dos bichos, e ataque os do meio, o da frente e os de trás.
Bloquear bichos com fields e atacar com adori é a manha
O Iniciante
Agora, está na hora de se arriscar um pouco mais. Nada de se esconder atrás de fields. Um sorcerer é ousado, busca sempre níveis mais fortes.
Bem, agora, não evite os respawns maiores. Faça o seguinte: Corra até o lugar onde os monstros surgem, sem nenhuma cautela, e quando eles te alcançarem corra devolta atacando com FBs e GFBs, e quando os bichos mais fracos morrerem, ataque os que sobrarem com HMMs, correndo em circulos.
O treinante
Com as táticas de respawn grande absorvidas, a tática agora será a do bicho extremamente forte a ser morto.
Por exemplo, o dragon. Como matar. Leve alguns mana fluids, SDs, e vá para o respawn. O respawn precisa ser em uma caverna pequena ou montanha, em campo aberto ainda não.
Chegando no lugar, use mana shield. Acesse o respawn e atire uma SD. desça, suba e atire outra SD. faça isso até acabar sua mana, ai use mana fluids. Continue até matar o dragon
Em hunts, deixe sempre o knight na frente. Ele vai blocando os bichos, e você vai matando. Para evitar enganações, o knight tem que ser um amigo de confiança.
Quando chegar no respawn tão esperado, deixe que o knight vá na frente, fique em uma distancia segura próximo a uma saída, em caso de change target. Atire até matar o bicho escolhido.
Bem galera, o tópico tá muito grande e por enquanto vamos parar no nível de treinante, mais tarde teremos expansão![]()
Protegendo-se de PKs.
Deixe sempre mana sobrando
Isso realmente é essencial, a mana é a maior arma de um sorcerer, se um PK te pegar sem mana é praticamente o fim.
Nunca gaste mais mana do que a nessessária para fabricar a sua runa mais forte, por exemplo: Uma HMM gasta 70 de mana, e é a runa mais forte que você faz, então nunca gaste mais de 70...Por ai vai
O Novato.
Andar com runas não vai adiantar, você não deverá caçar longe da cidade até o level 10. A partir daí, ande com 3 ou 4 IHs, e evite se distanciar demais. Você é muito frágil nesse nível, portanto muito cuidado. Sempre grite por ajuda e corra até a cidade.
Use todas as runas de ataque que tiver no PK, não deixe ele ganhar nada de você.
O Iniciante
Bem, preciso sair do PC, isso está realmente grande e eu começei a cansar, depois expando![]()
To be continue. . .
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