Postado originalmente por
Untitle
antigamente não se via nenhum ateu direito, hoje em dia quase a metade dos adolescentes, usuários da internet principalmente, se consideram como ateus.
Essa vou ter que responder (aliás, agora que vi esse tópico).
Imagina só 20, 30, 50 anos atrás alguém dizendo que é ateu. Se bobear até apanhar na rua ia.
Tempos atrás demonstrar uma opinião diferente nesse assunto, era uma confusão beem maior do que hoje em dia. Felizmente, a perseguição aos "infiéis" hoje em dia é bem menor.
Antes não se tinha opção, hoje sim.
Talvez com o desenvolvimento da ciência e porque não, o conhecimento de que nem todos aceitam a mesma teoria, possa ter influenciado nisso.
Em muitos casos isso vem com um determinado grau de conhecimento, ou pelo menos questionamento sobre o assunto. Hoje em dia as pessoas não aceitam qualquer coisa sem questionar se faz ou não sentido pra cada um.
Se for levar em consideração, todos nós de certa forma estamos nas "classes privilegiadas", temos computador, internet, coisas que boa parte da população do país não tem. E principalmente, isso nos dá um grande acesso a informação . Coisa que no passado não acontecia.
Sei que não é o caso da maioria de vocês, mas acho que todos admitem que muitas pessoas são religiosas por inércia. Eu mesmo já fui assim quando era criança, "acreditava" em deus simplesmente porque meus pais e todas as pessoas que conhecia também acreditavam.
Naquela época eu não tinha capacidade de pensar seriamente sobre o assunto, e simplesmente aceitava o que os outros diziam. Será que muita gente não é assim ?
Quanto a história do modismo, eu acho que em muitos casos não se trata de moda em sim, mas do mero conhecimento que nem todos compartilham a mesma opinião.
Ah, sou carnívoro e odeio salada.
Leo