Postado originalmente por
Rodrigo_beirao
Não sou o unico que concorda que tem vários ateus-modinha aqui no fórum, e não foi agora a primeira vez que isso foi dito.
Você quer aprofundar o assunto? Então dê nome aos bois. Caso contrário, a discussão não vai sair do lugar. Se existem tantos usuários ateus-modinha, não vai custar nada dizer os nicks e quotar alguns posts.
Eu não concordo com sua afirmação, mas você poderia me convencer com exemplos. O tópico foi criado para ser polêmico, então não vai fazer diferença.

Rodrigo_beirao
O que quis abordar no tópico é que algumas pessoas são diferentes porque acham legal ser diferente, e não porque defendem os ideais daquilo que seguem.
Ninguém precisa defender (no sentido
de proteger; falar em abono de, advogar;) os ideais do ateísmo para ser ateu. Eu, por exemplo, nunca tive fé e pouco me importa o que os outros pensam sobre o assunto. E isso não é legal, bom ou ruim. Essa é a minha condição, é a minha verdade.
Deus é um Papai Noel para crianças e adultos, apenas uma fábula muito famosa. Por sinal, meu primo de cinco anos acredita em ambos. Ele não gosta de seguir modinhas. :riso:

Rihuwe
É so você analisar, uma criança de 12 anos que afirma ser ateu provavelmente faz isso por moda, já eu não acredito que um adulto de 20 anos + siga modinhas ainda por cima involvendo cresças.
Geralmente é o contrário. Aos doze anos eu estudava em colégio de freiras e a maioria dos meus colegas simplesmente acreditavam em deus por que papai e mamãe garantiam que ele existia.
As crianças tem poucos argumentos e experiências de vida bastante limitadas. São poucos os garotos e garotas que vão ficar filosofando sobre a existência divina e tomar decisões sobre sua religião (ou falta de religião) na infância, mas basta um adulto falar que deus existe e que a criança faz parte do
<insira sua religião aqui>... Pronto, isso se torna verdade.
É como decidir o time de futebol do seu filho, quando ele ainda é um bebê. Tudo começa com uma camisa do
<insira seu time aqui>. Talvez, no futuro, isso seja levado a sério. As chances são grandes.
Eu fui o único aluno do colégio que não fez primeira comunhão. E não, meus pais não são ateus. Ninguém da família fez questão de me influenciar ou obrigar a nada, então eu segui meu caminho.