Tibianews entrevista GM Erig
"O TibiaWiki não é nada sem as pessoas que contribuem."

Entrevista original: Tibianews
Tradução: Anderslash

TibiaNews - Saudações, GM Erig! Obrigado por dedicar um tempo para essa com o TibiaNews. Para dar início, você poderia nos contar um pouquinho sobre você mesmo?
Erig - Tenho 26 anos, sou australiano, e gosto de beber... água. É suficiente? ;)

TibiaNews - Haha, um típico australiano então. <risos> Bem, vamos direto para o assunto Tibia, certo? Como e quando você descobriu o jogo?
Erig - Meu irmão mais novo começou a jogar Tibia antes de mim. Na época eu estava jogando MUDs baseados em texto, e algumas vezes eu via ele jogando Tibia e comecei a me interessar. Uma hora eu fiquei intrigado, porque o jogo oferecia basicamente todas as coisas legais que um MUD baseado em texto tinha, mais os gráficos. Não era, e ainda não é um típico MMORPG, eu estou grato por isso e acredito que muitos outros tibianos também.

TibiaNews - Sobre sua posição como gamemaster. Quando você recebeu, e como foi?
Erig - Foi em agosto de 2005. Eu fui contactado por um "god" meses antes - perguntando sobre o meu interesse na posição. Eu acho que eu sou parte do primeiro grupo de novos GM "recrutas" de verdade em 2 anos. A partir daí, a CipSoft investiu regularmente em novos talentos para GM a partir do "recém criado" rank de Senior Tutor.

TibiaNews - Oh, sobre o seu primeiro dia como gamemaster. Como foi?
Erig - Eu lembro que me pediram para fazer um broadcast (nota do tradutor: anúncio em vermelho para todos os jogadores) depois do me primeiro banimento. Eu levei um grande susto. Centenas de mensagens privadas floodando seu caminho. Isso ainda hoje acontece quando um GM faz broadcasts, e é por isso que essa função é muito pouco utilizada, só fazemos quando uma mensagem muito importante precisa ser enviada às massas. ;)

TibiaNews - Foi difícil você aprender todas as manhas para se tornar um gamemaster?
Erig - Como eu disse antes, já que o nosso grupo "equipe de GMs novatos" era o primeiro em algum tempo, demorou um pouco para se acostumar tanto pra nós quanto para a CipSoft, mas nós conseguimos. Aprendemos muito desde então, e eu acredito que os novos recrutas GMs (como os recrutados recentemente) se adaptaram com muito mais facilidade, felizmente.

TibiaNews - Você tem alguma lembrança engraçada ou interessante que aconteceu e você gostaria de compartilhar conosco?
Erig - Eu acho que a fama do GM Banalot do Tibianews diz tudo a esse respeito - se ele um dia voltar para as "telonas". ;)

TibiaNews - Bem, agora vamos falar de fansites. Erig.net, fansite popular entre muitos tibianos. O que lhe inspirou a fazê-lo?
Erig - Meu fansite era originalmente um site pessoal, pois eu me interessava por estatísticas. Um dia eu mostrei para alguns tibianos do meu mundo, e eles também se interessaram. Então eu percebi que havia um espaço para um fansite baseado nas estatísticas, e foi aí que eu o lancei publicamente.

TibiaNews - Quanto tempo levou para fazê-lo?
Erig - A primeira versão do erig.net tinha apenas duas calculadoras (magic, XP). A XP Histories (usada por 95% das pessoas que visitam o erig.net) veio muito depois. É difícil determinar quanto tempo levou para o site atual ficar pronto, já que eu desenvolvia uma página, então mais alguém sugeria que eu fizesse outra, e evoluiu daí.

TibiaNews - Sobre a programação, foi muito difícil?
Erig - É tudo PHP/MySQL simples. Não há nada que eu considere complexo em capturar os dados do Tibia.com e converter em estatísticas interessantes. Qualquer tibians poderia fazê-lo hoje, e alguns fizeram, focando na análise de outros aspectos de Tibia.

TibiaNews - O que o levou a programar o site por horas e horas? Houve algum momento que você chegou a pensar que o esforço não valeria a pena?
Erig - Honestamente, não houve não. Eu sou um pouco egoísta no erig.net, eu escrevi os scripts porque a princípio eram de meu interesse, o fato de outras pessoas se interessarem por eles foi um bônus, mas se você vê algo no erig.net é porque eu achei legal, eu não programo nada que não seja do meu interesse. ;)

TibiaNews - Agora vamos falar da TibiaWiki. Quando você se inspirou para criá-la?
Erig - Foi no final de 2004, meio que "nasceu" paralelamente ao erig.net. Eu comecei a TibiaWiki com apenas um artigo, era sobre a biblioteca do Hellgate, eu coloquei todos os 469 livros e palavras-chave que traziam respostas do Blinky. Eu gosto de acreditar que fui eu que comecei o enigma "469"... ele realmente ganhou muita força desde de então :) (e ainda não foi resolvido, vamos lá pessoal!).

TibiaNews - Você consegue a maioria das informações, ou você e outros tibianos adicionam o conteúdo por conta própria?
Erig - A CipSoft não nos passa absolutamente nenhuma informação sobre Tibia para o TibiaWiki. Tudo que você vê no TibiaWiki é descoberto por jogadores e por nossos regulares e de certa forma subestimados contribuintes... (ou é falsa, vamos ser realistas, qualquer pessoa pode editar TibiaWiki, então ela não é completamente confiável). Entretanto, há certos diálogos sendo feitos no momento com o administrador dos fansites da CipSoft sobre informação para os Supported Fansites, então a precisão do nível de informação deve mudar no futuro.

TibiaNews - O que seria do TibiaWiki se outros tibianos não ajudassem nas atualizações?
Erig - Ela conteria um artigo, o que eu descrevi anteriormente. É sério, enquando as pessoas muitas vezes me dão crédito pelo TibiaWiki, eu _SEMPRE_ digo que o TibiaWiki (quando alguém pergunta) não é nada sem as pessoas que contribuem. Eles que dirigem o TibiaWiki e eu não conseguiria agradecer o suficiente.

TibiaNews - No último update de inverno alguém escreveu informações falsas sobre a Jester Outfit Quest, confundindo muitos tibianos ao redor do mundo. Alguma coisa será feita, ou já foi feita, para garantir que coisas como essa não aconteçam no futuro?
Erig - Nossos contribuintes são bastante eficientes para remover informações corretas do TibiaWiki, mas ocasionalmente, assim como a Wikipedia (cujo software é o mesmo usado pelo TibiaWiki), inconsistências podem existir. Se um número suficiente de pessoas fizer barulho, os administradores TibiaWiki logo notarão e removerão o vandalismo/inconsistência das informações. Não é um wiki mundo perfeito, mas nós tentamos.

TibiaNews - Mais uma vez trocamos o assunto de um site para o outro, agora falaremos do Tibia lotteries, que é realmente apenas uma extensão do Erig. De onde veio a idéia de fazer este site?
Erig - lottery.erig.net foi feito porque eu muitas vezes encontrava "rifas" feitas nos forums de mundos, onde os jogadores "sorteavam" os números vencedores por conta própria, e para ser franco, eu não confiava neles. Eu acreditava que chegou a um ponto em qe as pessoas confiariam na minha reputação e no meu site, então eu criei um sub-site que ofereceria uma alternativa mais justa para os sorteios de rifa que aconteciam na época.

TibiaNews - É exigido muito trabalho agora que está completo? Ou você ainda tem que fazer atualizações regulares para ele?
Erig - O fansite principal erig.net quase não exige manutenção, mas eu estou na verdade trabalhando na revisão da configuração do erig.net, para que no futuro seja mais fácil de atualizar e adicionar novas atrações, que vieram de muitas idéias de pessoas que usaram a função "PM Erig" do meu site.

TibiaNews - Quantas visitas os 3 sites recebem por dia? (Se você tem alguma maneira de saber)
Erig - Na época do fim do host do TibiaWiki por mim, meu site recebia em média ~75.000 visitas únicas por dia (ou 2,2 milhões de visitas únicas por mês). Depois que o TibiaWiki foi movido para o site Wikia, eu não tenho mais acesso a essa informação.

TibiaNews - Podemos esperar alguma mudança para o Erig, TibiaWiki ou TibiaLotteries no futuro próximo?
Erig - Como discutimos antes, o Erig.net vai ter novas atrações, mas você vai ter que esperar para ver o que pode ser. :) Quaisquer decisões de mudanças no TibiaWiki serão tomadas pela Equipe de Administradores TibiaWiki, e TibiaLotteries? Não, esse site faz apenas uma coisa, e faz muito bem, então não mudaremos nada ali.

TibiaNews - E sobre forums?
Erig - Eu acho que outros supported fansites têm forums adequados, e não há necessidade de criar mais um específico para o meu site, além disso a manutenção e o gerenciamento de um forum não vale a pena para um site como o meu, na minha opinião.

TibiaNews - Obrigado pelo seu tempo, Erig. :)
Erig - <bourbon>

TibiaNews - <sorriso>