Citação Postado originalmente por keplers Ver Post
Não tenho empregada, nem nada do gênero. No Brasil eu tenho um empregado, que trabalha com a minha família há mais ou menos 25 anos, e que no momento mora na minha casa, com toda sua família. Recebe uns 600 reais por mês, que ele mesmo retira da conta da minha avó. Mas eu acho um absurdo que você espere que.

Você coloca esse "teto", mas esqueceu que não é só o trabalhador doméstico que recebe uma porcaria? Se eu fosse o Bill Gates, poderia pagar muito mais que 1500,00 reais, mas como isso é quase a metade do que a minha família recebe, fica impossível.

Justamente minha cara, não pagaria PORQUE NÃO TEMOS CONDIÇÕES. E isso NUNCA igualaria a chance do proletariado à burguesia, não faz o menor sentido. A empregada continua vendendo sua força de trabalho, enquanto que o burguês só se aproveita do fato de que a empregada não tem outra escolha.
Amigo, você diz que sua família recebe apenas o dobro do empregado, ou seja, 3000 reais. Mas se ele consegue sobreviver com 600, o que te impede de sobreviver com 1500 (ou seja, dividindo meio a meio com ele)?

Quer manter o estilo de vida?

Orgulho?

Eu vou te dizer o que te impede: seu pai provavelmente batalhou para conquistar o direito de receber 3000 no final do mês. Ele estudou anos da vida dele, desde o ensino fundamental até a faculdade. É injusto que depois de tudo isso, ele tenha que dividir igualmente com alguém que provavelmente não fez colegial.

Eu não estou desmerecendo o valor do trabalho do seu empregado. Acho até mesmo que ele merecia ganhar mais, uns 1000 sei lá. Mas o valor de um trabalho não é medido apenas pelo prórpio trabalho. Mas também pela dificuldade que a pessoa teve para adquirir aquele trabalho.

Porque se isso for desconsiderado na soma, ninguém mais vai querer fazer vestibular. Pense na maravilha: eu fico até os 18 anos estudando apenas o mínimo para passar de ano, porque sei que meu salário será medido pelo esforço do trabalho apenas. E sei que se eu me esforçar para ser um empresário ou algo parecido, ganharei menos do que aquele cara que ficou só em boate até os 18, e arrumou um emprego braçal, já que o emprego dele é mais difícil e mais importante.
Sem falar no valor do investimento. Eu também tenho direito de ser milhonário se eu investi 1kk reais numa empresa e ela deu certo. Não sou obrigado a repartir isso com ninguém, pois o dinheiro veio de mim. Se eu for obrigado, não vou investir e a empresa vai falir.

No capitalismo, é necessário que todas as pessoas tenham oportunidades iguais. Não como existe no Brasil, mas como existe na Europa, por exemplo. Assim seu empregado teria a mesma chance que o seu pai de entrar numa boa universidade.

E é necessário que haja competição. Competição traz progresso, pois a votade do humano de vencer o outro faz ele criar, ter idéias. Um governo que se preocupe apenas em dar o necessário não se esforça para vencer um concorrente. Não investirá tanto em pesquisas tecnológicas, apenas o necessário para que se viva bem. Mas quando 2 empresas competem, elas investem para que se viva melhor ainda, pois querem que seus produtos sejam consumidos.

Nossa, escrevi uma bíblia aqui. Mas esses tópicos são ótimos para melhorar a minha nota de redação