comunismo:
Geralmente a imagem do comunismo é denegrida por muitas afirmações sofismáticas. O objetivo do comunismo é estabelecer o proletariado como a classe dominante e suprimir a burguesia.
bem, após ler muito e muitas vezes o topico todo, em que voces discutem a iplementação do comunismo no país como um sistema monetario igualitario, resolvi expor minhas consideraçãos sobre isso.
Geralmente, quem vai a luta a favor do comunismo, ou tem uma posição abaixo da expectativa de vida de classe mais baixa, ou está numa classe alta, mas tem ideais nobres sobre a população pobre.
queria fazer algumas perguntas pertinentes, e gostaria de respostas objetivas a essas perguntas.
se o objetivo do comunismo é acabar com a classe rica e colocar a classe pobre como dominante, o que os que defendem esse tipo de poder estão fazendo objetivamente para que esse sistema possa ser implantado?
explico:
vamos tomar um alguem aleatorio para sugerir as perguntas, alguem que defenda o comunismo:
eu gostaria de saber algumas coisas de sua vida, simpatizante do comunismo. algumas perguntas que gostaria que fossem respondidas. só isso e me dou por satisfeita.
pergunta 1:
em sua casa voces tem algum tipo de trabalhador que presta serviços a voces? eles são bem pagos?
a clt hoje reza que nenhum trabalhador pode exercer atividade remunerada por menos de um salario minimo. voces pagam a sua empregada domestica, que lava, passa, cozinha, encera, limpa, coloca as coisas em ordem, o justo salario a que ela faz direito?
ou seja, eu como dona de casa, coloco um teto em todo esse trabalho realizado por esse tipo de trabalhador, em pelo menos 1500,00. é o que valeria de verdade o rendimento mensal de quem tão bem cuida dos nossos bens, ou seja, os que fazem nossa casa se tornar um lugar habitavel, organizado e limpo para se viver. eu sei o tanto que uma empregada trabalha por dia ( as boas, viu gente?) e o trabalho delas, para ser bem reconhecido, não poderia ser remunerado em menos de 1500,00 por mes, com folga semanal aos domingos, de forma alguma. pergunto: os pais de voces ou até mesmo voces, pagariam o que ela tem direito a receber, igualando assim a chance do PROLETARIADO À BURGUESIA?
voce postante, como simpatizante do comunismo, defensor leal a essa especie de comunidade, estaria disposto a rever os vencimentos de quem presta serviços em sua casa, dando o justo valor a que ele tem direito pelos serviços prestados? conseguiria convencer os seus pais que eles pagam muito pouco a sua empregada que tanto faz pelo bem comum de todos? como isso influiria no discurso inflamado de defesa ao comunismo?
pergunta 2:
o comunismo (após ter lido muito sobre isso, viu gente?), reza que todos são iguais, e merecem ter o mesmo tratamento, e as mesmas oportunidades.
o almoço que voces comeram hoje, posto a mesa em meio a sua familia, quentinho, feito com esmero seja lá pela empregada ou pela sua mãe (ou até mesmo a refeição comida em um restaurante, visto que a trabalhadora estava de folga e a mae num tava com vontade de cozinhar em casa), por acaso teve uma partezinha retirada e dada ao catador de garrafa pets e latinhas que passou hoje pela sua rua, escarafunchando os sacos de lixo a procura desse tipo de material que rende um dinheirinho extra a eles e fazem ter pelo menos um arroz com feijao em seu fogão? voce defensor do comunismo, pensou em reunir os amigos e fazer uma coletinha do que está sobrando em suas despensas, e num mutirão cozinhar esses alimentos em alguma panela bem grande e sair dividindo com quem mora na rua, aliviando assim um poukinho da dor de estomago causada pela fome desses menos favorecidos pelo capitalismo sugante, que leva a maioria da população a uma pobreza extrema?
qual foi a ultima vez que voce pensou em quem estava com fome, na hora de comer seu salgado gostoso e quentinho no refeitorio da escola? voce por acaso ja guardou a metade desse mesmo salgadinho, para entregar a algum menino de rua, que ainda nao teria comido nada nesse dia?
pergunta 3:
voce simpatizante do comunismo, que tem o privilegio de estudar em boas escolas, ja decidiu alguma vez participar do projeto amigos da escola ou qualquer um que seja, onde voluntarios se dispoe a perder algum tempo para ajudar os que nao conseguem aprender, e precisam de aulas adicionais para assimilar o conteudo visto em sala de aula? voce procurou alguma vez levar o que tem de conhecimento a quem nao tem nenhum? ja ensinou alguem a ler e escrever, por vontade propria, por acreditar que sem educação e cultura uma sociedade jaz no esquecimento?
pergunta 4:
voce alguma vez saiu da frente do computador, para fazer uma visitinha a algum hospital publico, para levar calor humano a quem está sofrendo, com dores oriundas de alguma doença, e proporcionar ao menos um pouco de conforto com um sorriso? já fez a barba de alguém internado que nao tem acompanhante para fazer isso por ele, já leu historinhas para alguma criancinha internada, que só tem no rostinho abatido a dor? voce alguma vez se inteirou do verdadeiro sofrimento humano, e fez algo para combater pelo menos um tikinho desse sofrimento?
pergunta 5:
O capitalismo paulatinamente suplantou essa idéia de que comunismo é algo ruim. Concordo que converter um país ao comunismo é o mesmo que fechar suas portas ao mundo. A China tentou, mas acabou se rendendo ao capitalismo. Ainda está de é a Coréia do Sul e Cuba, apesar de toda a pressão capitalista. A respeito do primeiro país, não sei de nada, a não ser um pouco da cultura. Tem pobreza em Cuba? Sim. Mas, acima de tudo, tem igualdade.
sobre isso ai de cima.
voce já abriu mão de comprar produtos estrangeiros, que são fabricados com materia prima exportada para esses paises, por uma ninharia, e voltam em remanufaturados, de baixa qualidade, que entram no pais de forma clandestina, retirando assim a oportunidade de trabalhadores que estão desempregados, enquanto outros paises tem se enriquecido devido a alta tecnologia e exportação desses mesmos produtos, que por serem mais baratos devido ao baixo valor de impostos, acabam contribuindo para o desemprego, a fome e a miseria no Brasil? já deixou de comer em franquias norteamericanas que introduziram no nosso pais o conceito de fast food, e pioraram a alimentação de nossas crianças e adolescentes, introduzindo produtos gordurosos, feitos em serie, por maquinas, sem nenhum valor nutricional, visando o lucro desmedido? ja boicotou avidamente esses dois tipos de comercio que adentraram em nosso pais em nome da globalização, abraçando assim a verdadeira essencia do comunismo, que é dar valor ao que é nosso?
bom, teriam inumeras perguntas a serem respondidas, mas me dou por satisfeita, tendo essas respondidas. se voce querido simpatizante, respondeu sim a 4 dessas perguntas, voce é realmente um cara que entende o que é o comunismo/socialismo perfeito, e está pronto para engajar nessa luta por esse tipo de sistema monetario.
conclusão do meu post, quotando o prezado Nobre Valente:
Concluindo, comunismo não é bicho de sete cabeças. É apenas uma forma de acabar de vez com o choro da criança que definha de fome a cada dia que passa, de acabar com a mãe que perdeu o filho para as drogas, de acabar com o sofrimento de quem morre na fila dos hospitais aguardando atendimento.
Se o mundo fosse uma grande irmandade, e um ajudasse o outro quando necessário, viveriamos em um lugar melhor. E é por isso que peço a vocês que lutem. Lutem pela igualdade e pela justiça. Lutem para que políticos corruptos que roubam fortunas de nossos bolsos sejam destituídos de seus cargos para que jamais possam macular a política.
E como vocês fazem isso? Primeiro, adquirindo informação, lendo com constância, dividindo idéias, como estou fazendo aqui. Segundo, reivindicando diplomaticamente o que é nosso por direito.
Se no tudo mais falhar, que façamos uma revolução. Uma revolução para o fim da opressão, para o fim das injustiças e para uma política informativa mais acessível. Uma política aberta, onde todos letrados e com uma ínfima acuidade hermenêutica, sejam capazes de entender e ver nas nossas leis, a personificação da justiça.
Se cada um de nós trabalhassemos em prol do progresso social, teriamos todas as garantias fundamentais em nossas mãos. O comunismo verte a favor do progresso.
aqui, abro uma ressalva. se CADA um de nós. voce divide o seu prato de comida quentinha com quem nao tem o que comer? forma grupos de amigos que por terem um pouco mais em suas despensas, podem se dar ao luxo de comer menos sucrilhos no cafe da manha e levar com essa grana paozinho com manteiga e cafe com leite para pessoas que vivem na rua? isso seria progresso social. a união de muitos em prol dos que tem menos. barriga cheia, roupa limpa, educação e dignidade fazem o povo levantar a cabeça. isso faz a diferença. não apenas palavras bonitas em um forum. o fazer na pratica que é o diferencial. se quer defender o comunismo, começe a faze-lo em sua vida diaria. de exemplo. faça com que outros ajam da mesma forma. uma corrente desse jeito surte mais efeito do que ficar falando em palanques. por isso que o comunismo não deu certo e nunca dará. o que se fala, tem que ser posto em pratica, para ver se dá certo realmente, e alguem tem que começar.
pena que karl max so ficou nas ideias. se ele mesmo tivesse vivido o que pregava, talvez hoje em dia suas ideias e ideais comunitarios fossem mais difundidos e embasados. vide biografia dele. com direito a negar o casamento de uma das filhas com alguem que nao tivesse condições de dar o conforto que a sua esposa e filhos não tiveram durante os anos de sua luta pelos seus ideais. dizem as mas linguas que ele foi capaz de engravidar sua empregada domestica, e refutar o filho bastardo por nao poder dar um nome a ele, pois ja era casado. e que um amigo teve que fazer isso por ele. amigo alias, que o sustentou diversas vezes com doações em dinheiro para que ele nao passasse privações, e depois nao teve nem o conforto de seu amigo e companheiro de luta para que o ouvisse quando ele passava por dificuldades emocionais. a partir dai, cessou as doações.
ainda dizem as mesmas más linguas, que o livro que voce cita em questão, e que o levou a ter esse tipo de simpatia pelo comunismo, é uma cópia fraude do Manifesto da Democracia, escrito 5 anos antes. e que a maioria dos pensamentos e frases que ele tornou celebres como seus foram todos plagiados. enfim, ele cuspia no prato que comia. isso de acordo com as más linguas...
-------------------------------------------------------
bom, deixando agora as questoes ai em cima para serem analizadas, gostaria de expor a minha opinião sobre o que eu penso sobre sistemas de governo, e sobre tudo que tem sido discutido por voces.
se, vamos nos ater ao se, o tal do comunismo fosse implementado em nosso país, e a classe dominante (burgueses) saisse do poder para dar lugar ao proletariado, e um estado de direito se apoderasse das empresas, e fizesse o lucro ser dividido igualitariamente entre todos, quem teria o poder de fazer essa divisão? eu só quero entender como que funcionaria.
quem dividiria com igualdade os bens arrecadados e passados ao poder para ser dividido, e acabar de vez com a miseria da maioria que precisa?
quem ficaria no comando da educação, visto que escolas particulares também entrariam na roda por serem privadas, e se tornariam publicas? como seriam remanejados os alunos de uma para a outra, e que fator seria usado para se saber quem poderia estudar em um ou outra escola ou universidade? voce, que estuda em uma escola particular, sairia de bom grado de sua escola para dar lugar a um favelado que mora mais perto da escola que voce? (pois acredito que o fator usado seria esse: mais perto da escola, estuda nela).
quem ditaria o que pode ou não ser feito e de que maneira isso seria aplicado na nossa segurança, ou seja a policia e demais departamentos de segurança?
quem administraria esse numerario todo, de forma justa e honesta? e como seriam as auditorias para expor ao proletariado como estão os seus rendimentos, já que o proletariado seria o dono de tudo, né?
se alguem quisesse entender que alguma familia aqui de algum postante, vive com 5 pessoas em uma casa de 8 quartos, e visse que essa casa é muito grande para os 5 habitantes, e resolvesse muda-los para uma casa de 5 quartos, deixando a casa de 8 para uma familia maior, seria totalmente aceito sem luta ou sem ressalvas? no caso de se ter alguma resistencia quanto a isso, qual seria a medida tomada para conter quem nao quisesse se mudar?
olha, eu so posso dizer que fiquei pasmada com a casa de Fidel Castro. sim, um comunista excelente! que deixa o povo passar fome, bloqueios internacionais por causa da marrentice dele, um povo que vive uma miseria disgramada, um povo infeliz, que nao tem liberdade alguma, que trabalha para dar tudo pro governo, para que seu governante mor possa morar nisso daqui ó:
se for para ter um sistema em que o cara manda chuva (sim, vai ter que ter um ditador nisso dai, gente, nao se enganem!

) pode morar nisso, enquanto eu trabalho para valer e do tudo pra eles dividirem socialmente, e morar num barraquinho por que minha familia é muito pequena, eu ja digo proces que eu vo contra mesmo o comunismo/socialismo.
e digo para nao se enganarem, por que a luta sera ferrenha!
e alguns proprios pais de voces daqui do forum, participarão dela, por que nao acharao justo alguem vir e tomar o que conseguiram com muito esforço para se tornar bem comum e ser dividido igualitariamente. para que isso aconteça sem luta ou derramamento de sangue, é necessario que toda a populaçao esteja disposta a isso, o que eu acredito piamente que 70% dos postantes que aqui estão, defendendo a hegemonia dessa forma de sistema monetario, também não estarão!
finalizando, são meus conceitos. minha opinião, que pode diferir de todas aqui, e que eu tenho direito de opinar. criticas existem e eu sei le-las, assim como li todos os posts aqui.
e sim, antes que alguem fale alguma coisa, eu tenho embasamento do que eu to falando, pois sou irmã de um comunista ferrenho, com direito a carteirinha de partido e tudo. conheço os dois lados.
beijocas!