Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
Sim
Não
Sem opinião formada




Acho que é exagero acusar os Estados Unidos de terem chegado a tal ponto de prosperidade apenas graças às intervenções unilaterais. Lembremos que desde que conseguiu a independência da Inglaterra, os estadunidenses fundaram um país calcado nos príncípios da liberdade, democracia e livre circulação de dinheiro. Muito antes das outras nações, os americanos abriram o acionismo às pessoas físicas, protegeram os microempresários com leis sobre falência, permitiram contratos temporários e a terceirização dos serviços. A fórmula liberal pode ser criticada, mas por lá deu muito certo!
Os nórdicos preferem uma fórmula diferente - ao invés de calcarem-se na livre concorrência e baixos impostos, que torna o custo de vida e de abertura de microempresas mais barato; montaram um Super Estado capaz de provir todas as necessidades básicas à população. Custo disso? Impostos altos e maior tendência à ineficácia dos serviços (não sei como eles tentam contornar este segundo problema, mas parece que estão conseguindo, já que os IDHs nórdicos são os melhores do mundo).
Cada ideólogo com sua idelogia. Prefiro a segunda. Certamente um mendigo sueco vive melhor que um mendigo americano, ainda que não vejo como possa existir um miliardário norueguês entre os 500 mais ricos da Forbes.
Ah, o Gabeira fez parte daquela geração porra-louca dos anos 60 e 70 e era um estereótipo ambulante - comunista, ateu, anti-americano e destruidor-de-Mc Donald's. Ele participou do seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick no auge da ditadura e até hoje está proibido de pisar em solo estadunidense.
Depois do fracasso do comunismo e da decepção com Lula, Gabeira assumiu cada vez mais uma posição de centro-esquerda, ainda que esteja mais difícil rotular a sua ideologia. Partidário do PV, é claramente um defensor do meio ambiente. Ele é marcado por posições ultraliberais no plano político, como liberação da maconha e legalização da prostituição. Mas no campo econômico é pragmático o suficiente para que eu possa chamá-lo de social-democrata.
~Ubi dubium ibi libertas
Última edição por Locke Cole; 15-03-2008 às 21:07.
@Locke Cole
Não estou desmerecendo os EUA. No que digo é a exploração dos países pobres pelos países ricos, e praticamente todo país dito "desenvolvido" faz isso.
Então, como falei, queria saber se esse sistema que vc falou também explora os demais países?
Hail kinas :sword:
Dáblio, Dáblio, Dáblio...
...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!
Hail xDman
ODD > VSQS




Não até onde sei. Os países nórdicos não mantém tropas no exterior e já deixaram suas antigas colônicas (com exceção da Groelândia). O sistema se auto-consome (a relação por la é de quase um trabalhador para cada aposentado) ao invés de consumir os outros.
E explorar os outros países é também uma expressão deveras subjetiva. Um esquerdista clássico diria que uma empresa sueca sediada no Brasil estaria nos explorando, já que parte dos lucros iria para lá. Um nacionalista pensa que altos subsídios aos agricultores não são algo a se condenar. Nesse sentido, não vejo os países nórdicos acima da "média de exploração". Aliás, um bom parâmetro para isso é o número de reclamações contra eles na OMC, e nesse quesito os EUA e China lideram, de longe.
~Ubi dubium ibi libertas
Comunismo não estimula a vadiagem. É um sistema, como qualquer outro, em que você tem que lutar para obter seus subsídios. Então, se o cara não faz PN, ele vai morrer de fome. Porque em um sistema comunista, a palavra "desemprego" é abolida. É a força de cada trabalhador que determina o progresso.
O comunismo não propõe isonomia salarial. Propõe um salário compatível ao seu trabalho. Você acha justo que um ator de Hollywood ganhe rios de dinheiro pelo simples fato de ter sido agraciado com uma carga genética de qualidade e decorar um punhado de textos, enquanto que o gari, que fica catando lixo receba uma miséria? Você não se compadece ao ver uma criança, andando descalça na pista, mendigando na esperança de comprar um pão para sua sobrevivência? Acha justo que políticos, mesmo ganhando fortunas exorbitantes, roubem?
Admito que é arriscado aderir ao comunismo, em um mundo fechado a esse sistema. E todos nós sabemos que, querendo ou não, dependemos dos outros países para nossa subsistência. Cuba é um exemplo de bravura. Mesmo com suas portas fechadas ao capitalismo, ainda consegue obter resultados dignos de aplausos. Imagine se todos os países se integrassem em torno do comunismo? Acreditem, a qualidade de vida não iria cair. Ia ascender meteoricamente.
Trata-se de uma política social muito simples. Se todos trabalhassem, a renda seria bem maior. O Brasil é rico em recursos naturais e, se outros países se abrissem um comunismo, poderiamos fazer trocas. Um compensaria a fraqueza do outro. O Brasil exporta laranja, bauxita, soja e cana e os EUA exportam tecnologia para nós. Se um quebrar, o outro dá a muleta.
Os serviços prestados pelo Estado são risórios perante a altíssima carga tributária que temos que pagar. O melhor fiscal de todos é a própria sociedade. Um dos princípios da Administração Pública é dar publicidade a seus atos (entre eles a abertura de licitação). Logo, qualquer do povo pode assistir a esse procedimento administrativo. O problema é que a educação deste país é uma piada. E enquanto as pessoas permancerem sem esclarescimentos, sempre haverão espertalhões para lucrarem nas pessoas que trabalham oito horas por dia em troca de um salário mínimo e se dão por felizes.
Quando se está dentro do capitalismo, a idéia do comunismo é geralmente acompanhada por repulsa e ojeriza. Mas vale lembrar que nos tempos dos meus avôs, você não precisava nem ser alfabetizado para conseguir um emprego. Hoje em dia, até mesmo para ser um gari, você precisa de ensino fundamental completo. Passar em um concurso público hoje em dia é praticamente impossível. Oitocentos trihões de pessoas concorrendo a uma única vaga de um salário vagabundo de 3 mil pilas. Isso não te indigna?
Sim, continuem de mãos dadas com seu santificado capitalismo. Boa parte das pessoas só dão valor ao comunismo, quando sentem na pele o que é a mendicância. E eu não defendo o comunismo porque sou pobre. Defendo o comunismo porque estudei muito esse sistema e eu compreendi que todo esse ódio é fruto de um sofisma muito bem erigido.
Sou sim favorável. Todo mundo tendo iguais condições de vida, imagina... Uma maravilha.
Só que não é bem assim. Não é assim que as coisas funcionam, não dá. Se fosse por mim, a sociedade seria extremamente intelectual, liberal, comunista e pacifista. O problema é convencer uma sociedade já formada a aderir a esse bando de ideologia, que vão completamente contra os padrões capitalistas (de maneira geral. eu sei que ser intelectual não tem nada a ver com pacifismo (que por sua vez não tem nada a ver com o comunismo e blablabla), apenas botei tudo no mesmo pacote para expressar o meu ideal de sociedade) que dominam a sociedade de hoje em dia.
Se a conversão do pensamento e modo de viver dela (sociedade) em prol do comunismo fosse da noite para o dia, seria perfeito, mas todos nós sabemos que isso não é possível.
COMUNISMO É O <editado> DE ASA.
[Não precisa apelar né? Alertado por Ofensa]
Nem adianta discutir neste tipo de topico.
Última edição por GrYllO; 16-03-2008 às 13:13.
Caro N. Valente, alguns pontos que eu gostaria de destacar no seu tópico:
O comunismo não funciona na prática, por mais linda que seja a teoria, o governo vai ser muito semelhante ao capitalismo...
Inexistência do estado é utopia. O estado deveria garantir direitos dos cidadãos de acordo com a constituição, que são financiados pelos impostos...
O comunismo traria enormes problemas de avanço tecnológico-comercial. O motivo?? Sem competição, as empresas não se preocupariam com a qualidade dos produtos e serviços prestados, ou com o preço a ser cobrado...
"Ah Cuba é isso, Cuba é aquilo, mimimimi" - Uma coisa que as pessoas não entendem: não é o capitalismo, comunismo ou sadomasoquismo que vai salvar o mundo, é a grana...desde que Cuba parou de receber dinheiro e subsídios da URSS, ela vem sendo decadente
Quer outros exemplos de que é a grana que move tudo? Pegue a Coréia do Sul, país subdesenvolvido capitalista, que após receber dinheiro externo e investir pesado em educação, consegue desenvolver tecnologia, e é um dos poucos países que apresenta grandes expectativas ao futuro.
Você cita a corrupção como um dos problemas de nosso país, mas eu te pergunto: o comunismo mudaria algo?? Não, até pioraria!! O que combate a corrupção são as investigações sérias, leis duras, punição e cassação dos encolvidos, além, é claro, de educação de qualidade para a população, afim de criar um senso crítico e voto com consciência.
Pra mim todas as formas de comunismo se resumem à utopiaExistem inúmeras formas de comunismo: utópico, científico, libertário. Mas de todas, a ideal é a utópica.
O capitalismo não se tornou o sistema econômico vigente durante o decorrer da história à toa. Ele explora e aumenta características particulares do ser humano, como a ganância, egoísmo, consumismo, acúmulo de riquezas, entre outras...
Eu acho besta a maldita dicotomia que inunda a mente das pessoas. Por que eu tenho que ser capitalista ou comunista? E a terceira via? É uma tentativa, mesmo que ingênua, de unir conceitos do neo-liberalismo com a sócio democracia...
Para mim é besteira tentar mudar um sistema econômico que dominou o mundo desde muito tempo. O que se pode discutir são maneiras de se governar com um sistema capitalista.
Dentre estas maneiras, a que mais me agrada, embora também seja utópica, é o keynesianismo. O keynesianismo valoriza a influência do Estado na economia, controlando a entrada e saída de moeda, os juros, aumentando os impostos e o salário dos cidadãos, criando programas sociais, garantindo educação de qualidade e grandes obras do governo, afim de criar inúmeros empregos...é muito lindinho na teoria, mas o Estado como leviatã não funcionaria no Brasil...além da corrupção que acabaria com diversos projetos sócio-econômicos, o aumento de fluxo de dinheiro acabaria causando uma inflação, além de fortalecer as multinacionais, que conseguiriam manter lucro aqui, sem serem muito prejudicadas, já que lucram em outros países como Índia e China.
Muitos economistas são a favor da privatização de estatais, pois muitas das estatais estão FALIDAS, dando prejuízos milionários para o Estado, que além de corrupto, é péssimo administrador. Por que seria diferente no comunismo?
"Todo tipo de sistema socio-economico funciona se tiver gente bem intencionada no poder"
problema nao e o comunismo mas os comunistas vide historia nenhum prestava
Retired 4ever