Postado originalmente por
wckm
então.. sempre ouvi dizerem que não é algo bom.. que não daria certo e tal
uma prof. minha até deu um bom (?) exemplo. Pelo que eu me lembro, era(resumidamente) +/- assim:
A menina sempre discutia com seu pai, dizendo que comunismo seria melhor, e seu pai, ia contra. Dizia que era algo ultrapassado, impossível de dar certo, e etc.
Então ela estuda 'como louca' para uma prova. Sua amiga só quer saber de sair e ir pra farra.. não estudava nada.
Chega o dia da prova.
Anoite, em casa com o pai, ela diz: tirei 10 na prova pai!
pai: parabéns filha! e sua amiga ?
filha: ahh.. ela tirou 0 =/
pai: certo.. porque vc não divide sua nota com ela ? assim as duas ficariam com 5 cada uma =)
filha: de jeito nenhum! eu me matei de estudar pra tirar 10.. enquanto ela ia pra farra e não estudava! claro que eu não vou dividir nada! eu mereço a nota!
pai: bem vinda ao comunismo.
well, obviamente tem os pontos bons como vc citou e tal.. mas tbm tem o lado ruim (como tudo no universo)
eu acho que não vou opinar pra não ir contra a idéia pq já sofri influências e não li (por exemplo) um livro sobre o outro lado do comunismo. Ou seja, não conheço "os dois lados".
mas quero ver a opinião do pessoal =DD
ultimamente to me interessando mais por esses assuntos..
Pelo visto ninguém nesse fórum teve coragem de rebater seu argumento, então lá vou eu....
Cara, esse argumento simplesmente não reflete o comunismo.A idéia central do comunismo é a igualdade de OPORTUNIDADES, de modo que todos sejam iguais em seu potencial de crescimento financeiro.Muita gente mantém essa idéia errada de que o comunismo busca a igualdade perfeita... isso é absurdo.Muita gente vai ler esse meu texto e pensar "Ué, mas no capitalismo já não tem igualdade de oportunidades?"... a resposta é não, no sistema capitalista há diversos vícios que criam as diferenças de oportunidades de ascensão social, como nós podemos ver facilmente no Brasil.Nosso país é capitalista mas todos sabemos que as oportunidades aqui aparecem com maior frequencia para quem já é rico, os pobres em sua maioria nascem e morrem na miséria.Nos Estados Unidos e na Europa a situação é melhor, mas ainda assim a diferença entre as classes sociais é gritante.