
Postado originalmente por
Nyars
O tópico ta cheio de generalizações, caramba, a guerra fria acabou a mais de 20 anos e ainda tem gente achando que comunista almoça criancinhas...
"Vagabundos ganhando o mesmo do que esforçados..."
Não, não é assim. A proposta comunista é uma distribuição igualitaria da renda. Essa palavra igualitaria não quer dizer mesma coisa para todos, e sim um salario justo para todos.
Você acha justo um operario trabalhar de sol a sol, dando duro o dia todo, pra no final do mês ter dinheiro para as contas e para alimentar sua familia apenas? Não adianta argumentar, é errado, esse criterio de "o mais estudado" não é razão pra um homem ser explorado desse modo.
E agora, o outro lado da moeda, um rico empresario, é justo ele ganhar por mês o equivalente a 20 familias operarias? Claro que não! Ele esta explorando os outros pra levar uma vida de rei, sua empresa tem selos de "amigo da escola", "empresa solidaria", uma situação comica, ele explora o suor de muitos homens, da uma esmola, e se passa por bom homem ainda.
Resumindo, a proposta comunista, é que todos possam ter uma vida digna e justa com seus salarios, não mais patrões acumulando riquezas e vivendo como um deus, não mais o pvp dando seu suor em troca de pão e agua!
Claro que existem, mas esse grupo de 5, 10 paises... se apoia nos pobres de outros 180 paises pra mantar sua baixissima desigualdade, me mostra um país capitalista que é igualitario sem se manter nos pobres.
"A questão ecologica do capitalismo."
Não há muito o que dizer, o mundo simplesmente não suporta mais esse consumo desenfrado e isso invevitavelmente vai parar. Os recursos naturais disponiveis não permitem mais, o sistema está se afongando no rio de produtos lançados diariamente.
Claro que é justo ele ser milhonário. Você acha que ele ficou assim como? Dinheiro não dá em árvore. Esse cara provavelmente estudou, batalhou montou uma empresa e se esforçou para tornar ela milhonária. Se ele não fez nada e herdou tudo isso, então algum ancestral dele o fez por merecer e deixou para ele.
É possível existir capitalismo com pouca desigualdade sim. Esse grupo é de
apenas 5-10 países, mas o que impede ele de aumentar? Existe alimento no mundo abundante para todos, dinheiro para todos, recursos para todos. O que é necessário é um estado que possa dar garantir tudo isso para a população, de modo que o capitalismo continue existindo sem alimentar a pobreza. Isso já existe na Europa, resta fazer com que o resto do mundo atinja esse patamar.