Muito bom o trabalho e parabéns pela iniciativa. Exceto por pequenos delizes, a Enciclopédia ficou muito boa. Entretanto tenho algumas restrições ao que foi escrito, principalmente na parte referente a treino. Vamos lá:

Citação Postado originalmente por princesinha caissa Ver Post
TREINOS
...aqui vai algumas opções de treino.

Primeiramente para obter um bom resultado é importante que saiba:
Para aumentar os Skill o paladino deverá a cada 30 segundos, gerar um dano em seu alvo, sendo que se gerar um dano em 15 segundos, precisará só ocasionar um dano nos próximos 30 segundos.
Isso é parcialmente verdadeiro. Hoje sabemos que quanto maior o número de danos que você ocasionar no bicho de treino, mais rápido os skills sobem, então é melhor treinar com um bicho que leve um dano a cada hit do que um que só leva dano a cada 30 segundos.

Para aumentar a experiência em escudo, o paladino não pode sofrer danos ou absorver o ataque com a armadura (spark), em outras palavras, o monstro ao atacar um paladino, obterá os seguintes resultado:

Dano: Ataque não bloqueado pelo escudo e absorvido parcialmente pela armaduro ou não absorvido.
Não ganha experiência em defesa

Spark: Resulta em um brilho o ataque foi absorvido pela armadura.
Não ganha experiência em defesa

Puff: Fumacinha, O paladino bloqueou com o escudo ou se esquivou do ataque ou o monstro errou, nesse momento você ganha experiência em escudo se estiver utilizando o mesmo.
Acho que qualquer hit recebido pelo player, mesmo que leve dano ou dê spark, desde que empunhando um escudo, o player terá um incremento no skill de shield. Já aconteceu comigo de levar dano e nesse hit que recebi aparecer a msg de avanço de skill de shield.

Há que se ressaltar também a relação que há entre melee e shield. Se você treinar sem dar dano no monstro de treino, o shield também tem seu avanço interrompido.

Uma vantagem de treinar a experiência em escudo é que mesmo se você não estiver usando o escudo, você pode se esquivar dos ataques de até 2 monstros.

Para os São Tomé que só acredita vendo, providenciei um pequeno video

Video em formato REC tibia cam 8.1 - Teste Sobre Evitar danos
Estou no trabalho, então não posso ver o vídeo agora. Sinceramente acho que somente com shield se blocará efetivamente 2 monstros. Na verdade o que bloca também é a arma, por isso se você estiver empunhando somente uma arma melee 30/25, por exemplo, sem escudo, é como se estivesse portando um shield com def 25. E quanto maior o skill de melee, melhor essa defesa.

Posso estar errado nas minhas observações, estarei observando para ver se mais alguem tem opinião semelhante a minha.

Novamente, parabéns pelo esforço e iniciativa, a Enciclopédia é necessária e vai ajudar muita gente.

[ ]'s