Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Clube da Luta [+Filme]

Registro
    02-06-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Clube da Luta [+Filme]

Bem, estou aqui hoje pra falar de um filme relativamente velho, mas que vi recentemente e me chamou muita atenção.

Clube da Luta (Fight Club – Alemanha/EUA – 1999)

O filme peca um pouco pelo título, que faz o espectador esperar um filme a la Van Damme, o que, graças a Deus, não é o caso. Mas, antes de mais nada, vamosas informações sobre o filme:

Ficha Técnica
    Título Original: Fight Club
    Gênero: Drama
    Tempo de Duração: 140 minutos
    Ano de Lançamento (EUA): 1999
    Estúdio: Fox 2000 Pictures / Regency Enterprises
    Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
    Direção: David Fincher
    Roteiro: Jim Uhls, baseado em livro de Chuck Palahniuk
    Produção: Ross Bell, Cean Chaffin e Art Linson
    Música: The Dust Brothers
    Direção de Fotografia: Jeff Cronenweth
    Desenho de Produção: Alex McDowell
    Direção de Arte: Chris Gorak
    Figurino: Michael Kaplan
    Edição: Jim Haygood
    Efeitos Especiais: Digital Domain

Elenco
    Edward Norton (Narrador / Jack)
    Brad Pitt (Tyler Durden)
    Helena Borham Carter (Marla Singer)
    Meat Loaf (Robert Paulson)
    Jared Leto (Angel Face)
    Zach Grenier (Chefe)
    Richmond Arquette (Médico)

Sinópse

Sinopse
    Jack (Edward Norton) é um executivo yuppie que trabalha como investigador de seguros de uma grande montadora de automóveis. Ele vive muito confortavelmente, mas está em doideira progressiva e, para driblar suas crises de insônia, extravasa sua ansiedade em sessões de terapia grupal, ao lado de gente com câncer, tuberculose e outras doenças, pois é só no meio de moribundos que Jack se sente vivo e assim consegue dormir. Sua alegria só é interrompida pela chegada de Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma viciada em heroína com idéia fixa de suicídio. Repentinamente entra na sua vida Tyler Durden (Brad Pitt), um cara ainda mais maluco que Jack. Eles se conhecem em um vôo e mal se falam, mas quando o apartamento de Jack explode misteriosamente ele vai morar com Tyler, que vive em uma mansão caindo aos pedaços. Tyler lhe oferece uma perigosa alternativa: por à prova seu instinto animalesco em combates corporais. Assim nasce o clube do título, que ganha diversos adeptos que aliviam suas tensões arrebentando cada um a cara do outro. O clube tem algumas regras rígidas: 1) Você não fala sobre Clube da Luta, 2) Você não fala sobre Clube da Luta, 3) Quando alguém disser "pare" ou perder os sentidos a luta acaba, 4) Só dois caras em cada luta, 5) Uma luta de cada vez, 6) Sem camisa, sem sapatos, 7) As lutas duram o tempo, que for necessário, 8) Se essa é a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem, que lutar. Com o tempo, Tyler demonstra, que seus planos vão além da criação do clube, uma mania, que ganha adeptos no país inteiro e assim Tyler sonha em concretizar o seu "Projeto Caos".

Mas é claro que o filme é muito mais complexo do que a sipnose diz. Só vendo pra saber

Comentário pessoal:
    Depois de rever esse filme, passei a gostar ainda mais dele. Aí está a minha análise. "Clube da Luta" é sim um filme perigoso. Mas somente para pessoas que não estão dispostas a pensar, a sair da superficialidade e explorar a avalanche de idéias que o filme proprociona.

Se analisarmos este filme de maneira superficial, veremos que violência e terrorismo são maneiras corretas de se mudar algo, como a sociedade atual. Mas, se formos mais a fundo (e é isso que o filme propõe), veremos que toda a violência mostrada em "Clube da Luta" é resultado da demência de um único homem (assistam que vocês vão entender o que eu acabei de escrever) e que é perfeitamente justificável.

Jack (Edward Norton - brilhante!) não agüenta mais sua vidinha fútil, sem significado ou grandes emoções. Tyler (Brad Pitt, insano), um maluco anti-capitalista que gosta de resolver tudo na base da porrada, fica amigo dele. Juntos, fundam o tal Clube da Luta, um local onde homens brigam entre si para extravasar toda a fúria que suas vidas rotineiras lhes causam. Mas a coisa começa a sair fora do controle e o que era pra ser apenas uma seção de "psicanálise dolorida" passa a se transformar numa organização terrorista, que insiste em acabar (no sentido mais geral dessa palavra) com tudo o que é relacionado ao capitalismo e ao consumismo. E é aí que "Clube da Luta" se mostra um filme até pacifista (sim, pacifista) pois propõe que mudanças definitivamente não são feitas com violência. TODAS as lutas que aparecem no filme têm sentido metafórico. Não estão ali pra comporem somente cenas extremamente violentas. Essas lutas existem para demonstrar o desespero em que uma pessoa pode se encontrar quando descobre que sua vida é um grande NADA, e que o sonho de ser rico, famoso e bonito não passa de um sonho mesmo. Por isso é injusto chamar esse filme de "fascista". O que o filme mostra é a necessidade de viver, de sentir algo (como dor), de perceber que a vida não é somente carros e apartamento "da hora".

As mensagens anti-consumismo são mais do que claras ("Você NÃO é o seu carro...") e também são outro ponto forte do filme. Mas a genialidade de "Clube da Luta" está na sua ousadia. Ousadia de ter um roteiro tão imprevisível (com um final idem), ousadia de mexer ainda mais na ferida da sociedade moderna, ousadia de ir fundo na mente humana e utilizar elementos nunca antes vistos, ousadia de ser violento (apesar de justificável) e correr o risco de ser chamado de fascista... isso é "Clube da Luta".

Sem dúvida, um filme mais do que brilhante. Um dos melhores da década. É claro que quem não viu o filme não vai entender nada do que eu disse, portanto vá a uma locadora mais próxima e veja :riso:

Algumas imagens:

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    20-01-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Esse filme é bom até a parte que eles mostram o "delírio" dele, que o tyler não existe, ai o filme fica uma porcaria...
    Citação Postado originalmente por mestre do yellow Ver Post
    Como sou macho eu detesto qualquer coisa perfumada. Se a mulher não gosta do meu cheiro de macho azar o dela, quem tem obrigação de se manter perfumada e bem arrumada é ela e não eu. u_u

Carpe diem quam minimum credula postero.

"Quando a última árvore tiver caído, o último peixe for pescado, o último animal for caçado, o homem irá entender que dinheiro não se come."
    - Green Peace

"Para receber alguma coisa, você precisa dar algo de igual valor."
    - Edward Elric

Banido
    Registro
    29-03-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

eu adorei esse filme
    legal eh os pequenos frames em certas partes do filme
    e um segundo antes dos creditos aparece um pinto na tela
    alem da historia ser realemnte boa

Hüsker Dü?
    Visitante

Padrão

Citação Postado originalmente por Sudden Sea Ver Post
    Esse filme é bom até a parte que eles mostram o "delírio" dele, que o tyler não existe, ai o filme fica uma porcaria...
    Um dos pontos positivos do filme é justamente o fato do Brad Pitt ser um alterego do Edward Norton.

Registro
    22-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu adoro esse filme *-*
    eu qria assisti esses dias, mas o dvd ta mto riscado e n roda mais @_@
    como o user ali de cima mencionou, tem alguns frames com mensagens subliminares mesmo xD
    logo no começo tem um frame q aparece o tyler com um roupa vermelha

Hohe~

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Audentes Fortuna Iuvat

Permissões de Postagem