Sim, mas também tem mas, todos nós estamos jogando Role Play, não importa a situação, só que o que era para ser "imaginação" é nós mesmo, muita gente se auto-interpreta em jogos, já que não quer criar um personagem com personalidade própria, e por causa disso, há um preconceito à aqueles que querem interpretar. Preconceito? Quando tio? Eu mesmo já tentei interpretar um pouco, mas infelizmente não dá, além dos outros ficar te xingando de burro (Como por exemplo: Como você não sabe seu level? Como assim você é forte suficiente para matar um Dragon? Fala se level **** !!!) Mas com o sistema de mostrar level na mensagem, subestitua a palavra level por skill/magic level. Também já tentei vender itens com Role Play, e tentei isso em Rook ainda, com meu rooker, vender uma mace ou uma fishing rod (traduzindo seus nomes, e sua caracteristicas e no final da frase eu escrevia entre pareteses, sell mace/sell fishing rod, para os que falam outra lingua, eu usei o default para falar isso ^^).
Resumindo, todo mundo interpreta a todo tempo, mas pouco que realmente interpreta um papel novo e o leva a sério, ou seja, não há pessoas que não interpretam, só atores ruins.
Adicionando também, sobre o seu levantamento, sim, devemos seguir as regras do mundo para um bom role play, já que tal leis pode ser ditas como produzidas pelo Rei Tibianos III (Long Live for King!) e como toda lei na idade média se você desopedecesse na maioria, era guilhotina ^^, mas subestitua guilhotina no tibia por BAN =D.